domingo, 23 de junho de 2013

Guiné-Bissau: RISCOS DE SEGURANÇA NA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA



Bissau Digital

Bissau – A Guiné-Bissau não dispõe, desde há alguns meses, de qualquer tipo de sinalização dirigida à navegação marítima, durante o período noturno.

Tal acontece porque os painéis solares dos faróis de sinalização, colocados no mar para este fim, foram quase todos roubados por indivíduos não identificados, para uso pessoal.

A 4 de Maio, o único painel solar do farol de controlo que ainda se mantinha em funcionamento, em Caio, na região de Cacheu, norte do país, a principal entrada para o Porto de Bissau, foi roubado por um jovem. O indivíduo chegou a ser detido pela Brigada Costeira da Guarda Nacional, que recuperou o painel solar ainda com as suas baterias.

Em declarações à PNN, Mita Nhace Cumba, Comandante da Brigada Costeira da Guarda Nacional, disse que esta situação constituiu um perigo para a navegação, ao nível da costa marítima da Guiné-Bissau. 

«Sabemos que Caio é a entrada principal de todos os navios que passam por este lugar e, o facto de não ter sinalização, pode representar um alto risco para a navegação», referiu Mita Nhace Cumba.

O responsável adiantou ainda que não é a primeira vez que estes actos acontecem, tendo exemplificado que outros faróis, na extensão de Bissau até às ilhas de Bijagós, foram roubados, deixando país em perigo.

Mita Nhace Cumba lembrou que muitas embarcações circulam sem sinalização, causando a morte de pessoas no mar, tal como aconteceu recentemente com um bote rápido de fiscalização, que embateu contra uma piroga, causando uma vítima mortal.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana