sábado, 22 de junho de 2013

HOMENAGEM DA FAO A ANGOLA É DESTAQUE DA SEMANA



Angola Press

Resenha da Semana 

Luanda -  Angola foi homenageada, em Roma, pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), pelo cumprimento do primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM), ao reduzir para para metade a percentagem da população afectada pela fome e mal nutrição, no país.

Este facto e outros, igualmente relevantes,  constituíram o destaque do noticiário económico da Angop, durante a semana que hoje termina. 

Por ocasião da homenagem, o director-geral da FAO, José Graziano da Silva, que expressou a sua satisfação pelo trabalho de Angola no combate à fome, entregou o diploma de reconhecimento ao ministro angolano da Agricultura, Afonso Pedro Canga, que representou, na cerimónia, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos. 

No discurso de agradecimento, Afonso Pedro Canga destacou que ao reduzir em metade as pessoas mal nutridas, o Governo angolano está a dar passos significativos no que se refere ao cumprimento do compromisso de combater a fome e a mal nutrição no país e no mundo. 

Segundo o governante, esta proeza deveu-se à visão estratégica do Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos, que "elegeu a segurança alimentar, o combate à fome, à pobreza e o desenvolvimento rural como prioridades”. 

O ministro explicou que, para se alcançar estes resultados, o Governo angolano implementou e continua a implementar um conjunto de programas nos domínios social e económico-produtivo, especificamente nos sectores da agricultura, pescas, indústria, emprego, construção de infra-estruturas, transportes, comércio, desminagem, saúde, assistência social, educação e ensino, formação profissional, assim como uma boa governação, que se traduz na gestão cuidada dos recursos públicos.

Habitação
 
O anúncio da SONIP, segundo o qual está a ser equacionada a situação dos candidatos que pagaram  para a aquisição de habitação nas centralidades de Luanda, foi outro destaque económico da semana. 

A empresa imobiliária “SONIP” deverá resolver nas próximas semanas o caso dos cidadãos que tenham pago apartamentos nas novas centralidades urbanísticas, sem que tenham recebido as chaves, informou o presidente do Conselho de Administração do grupo Sonangol, Francisco Lemos Maria.

Referiu que decorre o processo de verificação para determinar quantos processos estão já concluídos, quantas casas foram vendidas e o que falta entregar.

Francisco Lemos explicou que o processo foi suspenso porque das 23 mil casas comercializadas de um de Fevereiro a sete de Março, a SONIP só conseguiu entregar pouco mais de dez mil chaves aos titulares. 

A informação foi prestada no final de uma reunião que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, manteve com os governadores provinciais. 

Descoberta de Diamantes

Na mineração, o centenário da descoberta de diamantes em Angola foi também destaque do noticiário económico da Angop, na semana que finda.

O evento tem como objectivo apresentar aos participantes as potencialidades diamantíferas nacionais, captar investidores para os seus projectos, reflectir sobre o passado e o presente e perspectivar os próximos anos. 

A Empresa Nacional de Diamantes, ENDIAMA E.P celebrou 100 anos da descoberta dos primeiros diamantes no país, uma actividade marcada  com a realização de uma conferência internacional para assinalar a data.

Fórum Empresarial

O início sexta-feira, em Luanda,  do Primeiro Fórum Nacional Empresarial é  outro destaque económico da semana.

O  Fórum Nacional Empresarial, promovido pelo Lide Angola (grupo de líderes empresariais), arrancou nesta sexta-feira, em Luanda, com a participação de membros do Executivo Angolano e empresários nacionais e estrangeiros da Africa do Sul, Brasil e Portugal.

Com encerramento previsto para domingo (23/06), o encontro está a abordar tremas como a “industrialização, diversificação económica, competitividade e protecção do empresariado nacional”,  a “diversificação económica e sustentabilidade da economia” e o “papel do sector financeiro nos processos de industrialização e diversificação da economia” e, tal como os demais, contará com oradores angolanos e estrangeiros provenientes da África do Sul, Portugal e Brasil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana