terça-feira, 4 de junho de 2013

JOVEM DE 22 ANOS MORTO EM MANIFESTAÇÃO NA TURQUIA

 

PNE – PNE – Lusa – foto Sedat Suna - EPA
 
Um jovem de 22 anos morreu na segunda-feira no hospital depois de ter sido atingido por uma bala durante uma manifestação no sul da Turquia, informou o canal de televisão privado NTV.
 
“Abdullah Comert foi gravemente ferido por tiros disparados por uma pessoa não identificada”, indicou a NTV, citando um comunicado do Governo da província de Hatay, perto da fronteira síria, ao acrescentar que o jovem morreu mais tarde no hospital.
 
Milhares de pessoas manifestaram-se esta noite em dezenas de cidades da Turquia pelo quinto dia consecutivo que ficou marcado por novos confrontos entre a polícia e os manifestantes.
 
Uma das mais importantes confederações sindicais turcas apelou a uma greve de dois dias a partir de hoje para denunciar o recurso à violência pelo Estado contra os manifestantes.
 
Os protestos, com origem num movimento de contestação contra um projeto imobiliário que implica a destruição de um parque no centro de Istambul, transformou-se num vasto movimento anti-AKP (o partido no poder na Turquia) após a repressão brutal das primeiras manifestações pela polícia.
 
O Governo turco confronta-se há quase uma semana com a mais forte contestação à sua autoridade desde que assumiu o poder, em 2002.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana