segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ó Elvas, Ó Elvas: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas...

 

...e do resto também 
 
Marta Ramalho (Sapato N.º 40) – Expresso, opinião
 
Caros Sr. Presidente da República e D.ª Maria,
 
Como muitas outras coisas de que não sou fã, não celebro o dia de Portugal, das Comunidades e de Camões. Não celebro assim de ir para a rua com o pin da bandeira de Portugal na lapela, ou com a bandeira em punho, quero eu dizer.
 
Portugal
 
Eu celebro o meu país todos os dias. Celebro-o ao respeitar a língua portuguesa, celebro a apreciar os lugares que fazem parte do "meu canto", celebro a tentar saber mais sobre a história, as tradições e a cultura da minha terra, a ler os meus escritores (Camões incluído), a pagar os meus impostos, e não deito papéis para o chão. Outros portugueses celebrarão de outra forma. Cada um com a sua, todos pelo mesmo.
 
O que não me parece é que tenhamos desistido de Portugal, aliás, parece-me que quem desistiu de Portugal foram vocês. Vocês: a classe governativa que o senhor presidente ouve. Porque nós, o povo, mal ou bem, continuamos a ter vontade de ter o nosso país, de trabalhar, de construir um futuro melhor. Continuamos a ter vontade de ter um país. Só não o conseguimos fazer no nosso país. Temos que ir para outros países. temos que ir para países que não tenham desistido e nós e que nos reconhecem como bons profissionais.
 
Não nos falta coragem. Se há coisa que nunca nos faltou foi a coragem, Sr. Presidente. Falta-nos a coragem de vos mostrar o quão corajosos somos. Porque se por acaso a coragem nos trouxer esse dia, garanto-lhe que governantes como vós nunca mais ficarão escritos na história deste país.
 
Comunidades
 
Por falar nisso, deixe lá o passado, Sr. Presidente. Viver de glórias passadas não nos leva a lado nenhum, não constrói o que falta. Tem que olhar para a frente, Sr. Presidente, para a história que pode fazer no seu país. Se não o fizer, qualquer dia, a única coisa que tem em comum com as restantes comunidades, Sr. Presidente, é o Algarve!
 
Os portugueses, jovens, aqueles que ainda lhe poderiam dar um futuro, estão-se a ir embora e criar "comunidades" noutros países. Quanto ao património, ou o que resta dele, é bom que seja protegido com humanidade, porque a maior parte dele tem sido todo vendido a outras comunidades. Se é verdade que os tempos atuais têm inspirado muito a criação, e por isso temos que agradecer a essa classe de políticos, o problema é que nós - falo do povo - não vivemos só da criação.
 
Mas deixe-me que lhe diga, Sr. Presidente, foi muito bonito ter escolhido a maior fortificação da europa para nos dar as suas palavras. E o cenário... o cenário ajuda muito ao texto e a simbologia também é muito boa. Só não percebi de que lado da muralha estão.
 
Camões e o resto
 
E o seu discurso foi bonito. Foi. Foi assim como se fosse o nosso avozinho a falar connosco e a dizer-nos: "Meu filho, põe os olhos em mim. Eu já passei muito mas estou aqui." Nós sabemos disso, Sr. Presidente. Pois sabe, Sr. Presidente, com toda a sinceridade, acho que todos dispensamos essas "palmadinhas nas costas".
 
Posto isto, Sr. Presidente, o ideal é não me convidar para lhe escrever os discursos... É capaz de não se dar muito bem... O senhor já fala pouco... e eu sou mais do género do Marialva.... Neste caso seria Marielvas, não é Maria?
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana