segunda-feira, 10 de junho de 2013

Portugal: SOARES DESAFIA CAVACO A DEMITIR O GOVERNO

 

Ana Paula Correia – Jornal de Notícias
 
Após o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao fim da manhã desta segunda-feira, Mário Soares comentou as vaias ao primeiro-ministro e ao chefe do Estado, nas cerimónias do 10 de Junho, desafiando Cavaco Silva a demitir o Governo.
 
"A popularidade do presidente da República baixa todos os dias, nas sondagens, está cada vez mais impopular, por isso ele tem de tomar uma posição. Não pode admitir que um Governo, que não se entende entre si e que está a destruir Portugal, continue para arruinar o país", afirmou o antigo presidente da República aos jornalistas portugueses e brasileiros.
 
Após cerca de uma hora de reunião com Dilma Rousseff, Soares ainda comentou a ideia transmitida pelo presidente da República e pelo primeiro-ministro de os portugueses não podem vacilar e têm de aguentar.
 
"Para ele talvez seja fácil aguentar, mas o povo é que não se quer aguentar, como se prova, vaiando-o a ele e aos ministros", afirmou.
 
Sem adiantar os assuntos que abordou com Dilma, o histórico socialista revelou que o encontro se realizou a seu pedido e salientou a convergência de posições "entre camaradas", bem como a "inteligência" da presidente brasileira, que, admitiu, ainda não conhecia pessoalmente.
 
Soares também não quis tomar posição sobre a possibilidade de entrar capital barsileiros nas empresas portuguesas, nomeadamente na TAP, mas aproveitou para criticar uma vez mais o Governo de Passos Coelho, que, disse, "querer vender o país a retalho".
 
Questionado sobre o que faria se fosse primeiro-ministro agora, nas circunstâncias atuais do país, o antigo chefe do Governo lembrou o tempo em que governou com a intervenção do FMI.
 
"Já fui primeiro-ministro num país arruinado e resolvi o problema num ano e o FMI nunca falou em público. Pagámos tudo, recebemos tudo e tudo se passou lindamente", afirmou, criticando a troika por "falar demais", mas o pior, acentuou, é a "subserviência do Governo à troika". "Isso é que é insuportável", concluiu.
 
A presidente brasileira não falou com os jornalistas após o encontro com Mário Sores, estando apenas previsto que faça declarações públicas após a reunião com Cavaco Silva, no Palácio de Belém, marcada para as 17 horas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana