quinta-feira, 20 de junho de 2013

Portugal: CAVACO PROMULGA LEI QUE PERMITE PAGAR SUBSÍDIOS SÓ EM NOVEMBRO



TVI24

Só quem ganha até 600 euros vai receber já a totalidade do 13º mês

O Presidente da República já promulgou o diploma que regula o pagamento dos subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas. Esta nova lei permite ao Governo pagar apenas alguns subsídios este mês, e outros apenas em novembro.

Cavaco Silva tinha 20 dias para se pronunciar, mas acabou por decidir antes do prazo, até porque, se o diploma não fosse aprovado rapidamente, o Governo seria obrigado a pagar já os subsídios a todos os funcionários e pensionistas. 

Recorde-se que, de acordo com o diploma agora promulgado, o Governo paga agora os subsídios de férias apenas a quem recebe menos de 600 euros. Para os funcionários e pensionistas que recebem entre 600 e 1.100, uma parte do subsídio é paga agora e a outra parte apenas em novembro. Quem recebe acima de 1.100 euros apenas receberá o subsídio no penúltimo mês do ano.

A Federação Sindical para a Administração Pública (FESAP) confirmou à TVI24 que vai apresentar uma queixa ao Provedor de Justiça e recorrer aos tribunais para tentar impugnar este diploma.

«Vai criar uma situação de falta de equidade entre os trabalhadores da Administração Pública, uma vez que, como é sabido, mais de 80 e tal municípios e o Governo Regional dos Açores vão pagar o subsídios de férias. Os serviços da administração central vão ficar numa situação de prejuízo», justificou o dirigente da FESAP Nobre dos Santos.

Ler mais em TVI

Sem comentários:

Mais lidas da semana