sábado, 1 de junho de 2013

Portugal: PESCADINHA DE RABO NA BOCA

 

Tiago Mota Saraiva – Jornal i, opinião
 
Vítor Gaspar tem estado hiperactivo em declarações mediáticas. Numa conferência de imprensa classificou como “deselegante” uma pergunta de um jornalista e na sequência da declaração do deputado Miguel Tiago de que as suas políticas traíam a pátria indignou-se pelos termos da acusação exactamente no mesmo dia em que, num almoço de empresários, pedia comiseração pelas suas duas últimas semanas de benfiquismo.
 
Entre os pingos da chuva passou uma declaração em que Gaspar diz que o Memorando de entendimento foi mal negociado. Mas será que Gaspar está a falar do Memorando que Catroga negociou e que disse ter sido “essencialmente influenciado pelo PSD”? Então por que razão é que este governo indica maus negociadores para lugares de destaque na EDP? E Gaspar prosseguiu responsabilizando o anterior governo. Mas quem é que teve responsabilidades políticas na negociação que nos arruína? Sócrates, o actual comentador de uma RTP cada vez mais instrumentalizada por este governo? Teixeira dos Santos, o homem que o governo parece querer indicar para a administração da CGD? Luís Amado, o administrador do BANIF em que abundam dinheiros públicos? E Passos Coelho já não declara que o Memorando é o seu programa político?
 
O problema do país não está exclusivamente no Memorando, mas no sistema que implica a sua ruína. Qual pescadinha de rabo na boca, um reduzido número de actores espalhado por três partidos (PS, PSD e CDS) vai-se digladiando fingindo divergências, mas o que é certo é que qualquer governo que não rompa com as oligarquias que nos dominam estará a arruinar o país. Quanto mais tempo demorar essa ruptura, mais difícil será sair do buraco em que nos têm afundado.
 
Hoje, por toda a Europa, milhões de pessoas sairão à rua sob o mote: “Povos unidos contra a troika”. O crescimento e o alargamento da resistência é a única forma de se derrotar o medo e a miséria.
 
Escreve ao sábado
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana