domingo, 16 de junho de 2013

PRM ACHA “PREOCUPANTE” DESAPARECIMENTO DE ARMAS NO NORTE DE MOÇAMBIQUE



Rádio Moçambique - ontem

A polícia de Nampula, província do norte de Moçambique, considera "extremamente preocupante" o desaparecimento de armas de paióis das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), "sem que alguém se aperceba da situação".

A posição foi expressa pelo porta-voz provincial da corporação, Miguel Juma Bartolomeu, que referiu que a polícia deteve esta semana um curandeiro na posse de uma arma do tipo AKM-47.

Em contacto com jornalistas, o suspeito disse ter encontrado a arma em plena floresta, no distrito de Ribáuè, no interior da província de Nampula.

Para além deste caso, a polícia apreendeu, igualmente esta semana, diverso material de guerra, como sete pistolas Makharov e 14 carregadores com 140 munições, em bom estado de operacionalidade.

As armas foram encontradas na posse de um ex-sargento militar, recentemente expulso das FADM, pelo crime de venda de armas de fogo.

O suspeito pertenceu à Companhia de Proteção de Paiol de Nacala-Porto, Nampula, e foi condenado, em 2012, a uma pena de dois anos de prisão, encontrando-se em liberdade condicional.

Agora, segundo a polícia, terá confessado o seu envolvimento e indiciado um outro militar, afeto ao Depósito de Armamento da Academia Militar Marechal Samora Machel, como cúmplice do crime.

As armas destinavam-se ao mercado informal, segundo a polícia.

Um alegado "promotor de venda de armas", de 20 anos de idade, está igualmente detido, em conexão com este caso.

(RM/Lusa)

Sem comentários:

Mais lidas da semana