segunda-feira, 1 de julho de 2013

Portugal - Swap. Maria Luís Alburquerque reafirma que anterior governo nada disse



Liliana Valente – Jornal i

A secretária de Estado do Tesouro e Finanças garantiu, esta segunda-feira, que o anterior secretário de Estado não a informou sobre os contratos swap das empresas públicas. A garantia foi dada por Maria Luís Albuquerque que esteve esta manhã presente no briefing que o governo realiza todos os dias de manhã a partir de hoje com jornalistas. "Na pasta de transição entre mim e o anterior secretário de Estado, Carlos Costa Pina, nada consta”, disse a governante.

A questão colocou-se uma vez que o ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse este fim-de-semana que tinha informado o actual ministro da Finanças, Vítor Gaspar, na sequência de declarações da secretária de estado na comissão de inquérito no parlamento, em que Maria Luís Albuquerque assegurava que o anterior governo não tinha informado o actual sobre o dossier.

Hoje Maria Luís Albuquerque referiu-se também à reunião entre Teixeira dos Santos e Vítor Gaspar para dizer que “não havia nenhuma documentação nem nada de novo a transmitir”, e acresentou que, o que  existia era um pedido de informação às empresas.

A secretária de Estado passou ainda ao ataque para dizer que “estas declarações recentes [de Teixeira dos Santos] parecem indicar  que o anterior governo tinha conhecimento da gravidade do problema”. Acrescentou ainda que o actual governo “não criou o problema, resolvemos o problema que já existia quando chegamos. Demorou algum tempo a resolver o problema, é certo".

Relacionado em PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana