quinta-feira, 8 de agosto de 2013

África do Sul: NELSON MANDELA RESPIRA NORMALMENTE

 


Notícias ao Minuto - Lusa
 
O ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado há dois meses em Pretória, está a respirar normalmente, afirmou hoje a sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, numa entrevista concedida à estação de televisão Sky News.
 
“Os médicos conseguiram controlar a situação e ele está a respirar normalmente agora”, acrescentou, sem precisar o que entende por “normalmente”.
 
Segundo as visitas que recebeu no início de julho, Nelson Mandela estava “com respiração assistida”.
 
“Ele sempre teve problemas respiratórios e infeções pulmonares, que regressam regularmente. Agora, na sua idade, ele debate-se com isso e não se cessa de drenar o fluido presente nos seus pulmões”, explicou Winnie.
 
Para a ex-mulher de Mandela, que foi a sua mais fervorosa apoiante durante os 27 anos que este passou nas prisões do regime racista do apartheid, a situação é “cruel” porque as pessoas se comportam como se o Prémio Nobel da Paz 1993 já tivesse morrido.
 
“À nossa volta, vemos pessoas prestarem-lhe homenagem, dá-lo como morto e preparar-se para o funeral”, observou.
 
“Ele está a ser enterrado por antecipação. Será que as pessoas não pensam nos nossos sentimentos?”, interrogou-se Winnie, afirmando que Mandela continua a piscar os olhos quando os seus filhos o visitam.
 
“Para aqueles que o conhecem, que conhecem a sua força, é muito duro de suportar”, comentou ainda.
 
Nelson Mandela, de 95 anos, foi hospitalizado de emergência há dois meses com uma infeção pulmonar.
 
De acordo com as últimas declarações das autoridades sul-africanas, encontra-se em estado “crítico mas estável”, depois de ter fintado a morte no final de junho.
 
Os problemas pulmonares do herói nacional sul-africano estão provavelmente relacionados com as sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua estada na ilha-prisão de Robben Island, ao largo do Cabo, onde passou 18 dos seus 27 anos de prisão.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana