quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Portugal – Pais Jorge – Swaps: DEMITIU-SE, MAS DÁ LIÇÕES DE MORAL

 

Nicolau Santos – Expresso, opinião
 
O secretário de Estado do Tesouro acaba de se demitir depois de sete dias enredado em explicações contraditórias sob a sua participação na venda de contratos swap ao Governo de José Sócrates.
 
Começou por dizer que não se lembrava de ter participado nas referidas reuniões. Depois explicou que nada tinha a ver com a conceção, elaboração e negociação dos referidos produtos. Em seguida admitiu que talvez tivesse estado nessas reuniões mas que só tinha a seu cargo a relação com clientes. Finalmente, perante documentos a provar que chefiou a equipa do Citigroup nesses encontros, o Governo veio dizer que tais documentos eram forjados.
 
Mesmo assim, Joaquim Pais Jorge toma a decisão de se demitir, 37 dias depois de chegar ao Governo. E pela sua carta de demissão percebe-se que não era a pessoa recomendada para o cargo.
 
Primeiro diz que não esperava que os maiores obstáculos emergissem do domínio estritamente pessoal. A não ser que considere a sua posição no Citigroup como estritamente pessoal, não se percebe o que quer dizer.
 
Depois, diz que se trata de uma apresentação com oito anos (deduz-se que a apresentação ao Governo Sócrates). Ou seja, pensa que o tempo deveria eliminar qualquer juízo sobre a sua atuação passada.
 
Em terceiro, insiste na tese de que a informação foi falseada para que incluísse o seu nome. Mas entretanto já tinha admitido (depois de ter negado) que tinha participado na referida reunião.
 
Finalmente, diz que as suas declarações foram exploradas e distorcidas, sendo este o lado podre da política.
 
Não, o lado podre da política não foi Joaquim Pais Jorge ter tentado atabalhoadamente dar a entender que nada sabia de swaps, que nunca tivera reuinião nenhuma com o Governo Sócrates e que, se as teve, não era responsável pela venda dos swap ao Executivo.
 
Esse deve ser o lado bom da política. O mau é o tratamento mediático a que foi sujeito.
 
Diz Joaquim Pais Jorge que não tem grande tolerância para a baixeza que foi evidenciada. Mas para os seus esquecimentos, contradições e incoerências, pelos vistos tem uma enorme tolerância. O pior é que o país já não tem tolerância para pessoas como ele. Como se viu.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana