quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RELATÓRIO DENUNCIA “DILEMA DA SUPERLOTAÇÃO” EM VÁRIAS ESCOLAS DE ANGOLA

 

Notícias ao Minuto
 
Muitas escolas de três municípios angolanos, monitorados pelo Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), continuam ainda a enfrentar "o dilema da superlotação", com salas que chegam a albergar 70 alunos, indica um relatório da organização.
 
O Relatório de Monitoria Social do CICA, que analisou 22 programas de investimentos públicos, de 2012, nos municípios do Negage, província do Uíge, do Cubal (Benguela) e da Cela (Cuanza Sul), relativamente à construção de escolas e de hospitais e a reabilitações, foi hoje divulgado em Luanda.
 
Como conclusão, o documento refere que "houve um grande esforço" das administrações municipais para iniciar os projetos nas datas previstas, mas "uma boa parte das obras não foram concluídas", o que representa uma queda no grau de execução observado em 2011.
 
O documento inscreve-se no projeto social denominado "Boa Governação e Monitoria Social", que o CICA está a executar para "contribuir na boa e justa gestão das receitas públicas".
 
No seu relatório, o CICA lamenta que "nem sempre as reais prioridades das comunidades foram tidas em conta, pelo facto de os beneficiários não terem sido inclusos no processo de planificação".
 
Para o CICA, essa falta de observância das necessidades dos beneficiários nos projetos "coloca em risco a relevância e a qualidade para os beneficiários dos bens e serviços fornecidos com fundos públicos".
 
Nesse sentido, o relatório, que tem como objetivo primordial "contribuir para a construção da relação harmoniosa e saudável entre governantes e governados", recomenda a reativação do papel de vários atores na promoção da cultura de participação, "inibida pelos longos anos de conflito armado".
 
Entre as várias recomendações ao Governo central, governos provinciais, administrações municipais e igrejas, o relatório apela às autoridades tradicionais a ajudarem e encorajarem as populações "a romper a cultura do medo, de modo a participarem nos processos que visam o seu próprio desenvolvimento".
 
O apelo às igrejas vai no sentido de reforçarem a educação ética e moral "para a conservação dos bens públicos pelas populações".
 
O CICA sublinha no relatório que a sua monitoria social, realizada no âmbito do projeto criado em 2010, não visa fiscalizar, mas sim acompanhar e controlar o trabalho das autoridades governamentais.
 
No município do Negage foram analisadas nove obras (construção e reabilitação de escolas, hospitais, estradas, quadra desportiva e residências) das quais cinco foram concluídas e quatro continuam por terminar.
 
Relativamente ao Negage, o relatório conclui que além do baixo grau de execução das obras, o orçamento das mesmas não está aberto ao público, "limitando a transparência da gestão dos fundos públicos".
 
No Cubal foram monitoradas seis obras, cuja execução foi realizada a cem por cento e a disponibilização dos valores orçamentados para cada projeto divulgado, representando "grande contribuição para a transparência orçamental".
 
Já na Cela, os sete projetos fiscalizados foram todos concluídos e os custos divulgados.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana