quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GOVERNO ALEMÃO ACREDITA QUE EUA PODEM TER ESPIONADO CELULAR DE MERKEL

 

Opera Mundi, São Paulo
 
Chanceler alemã ligou para Obama nesta quarta-feira cobrando explicações; Estados Unidos negam que haja monitoramento
 
A chanceler alemã, Angela Merkel, ligou nesta quarta-feira (23/10) para o presidente norte-americano, Barack Obama, pedindo explicações sobre informações que recebeu dos órgãos de segurança da Alemanha sobre uma suposta espionagem feita pela NSA (Agência de Segurança Nacional) no celular dela.
 
O anúncio da ligação foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, e reproduzido pela revista Der Spiegel. A chanceler deixou claro, segundo Seibert, que “essa prática, se se confirmarem as informações, é claramente reprovável e se configura totalmente inaceitável”. “Essa seria uma grave quebra de confiança. Esse tipo de prática deveria ser imediatamente interrompida.”
 
Ainda de acordo com o porta-voz, Merkel disse a Obama que, sendo a Alemanha “um parceiro próximo dos Estados Unidos, espera para o futuro uma base clara sobre as atividades dos serviços [de espionagem] e suas colaborações”.
 
Ao Spiegel, uma porta-voz do Conselho de Segurança dos EUA afirmou que Obama afirmou à chanceler que “os Estados Unidos não monitoram e também não monitorarão as comunicações de Merkel”. Porém, a porta-voz não quis dizer à revista se essas práticas aconteceram no passado.
 
Leia mais em Opera Mundi
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana