segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE DE AVEIRO APOIA NOVA FACULDADE E POLITÉCNICO EM TIMOR-LESTE

 


Aveiro, 21 out (Lusa) - A Universidade de Aveiro (UA) vai liderar a criação de uma faculdade de ciências exatas na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL) e de um politécnico na costa sul, anunciou hoje a reitoria.
 
A nova faculdade vai arrancar com um curso de "banda larga de matemática, física e química", nos termos da decisão tomada durante uma visita que o reitor da UNTL, Aurélio Guterres, fez dia 18 à Universidade de Aveiro, que vai ainda colaborar na criação de uma escola politécnica descentralizada, e cursos pós secundários de curta duração.
 
O papel da Universidade de Aveiro vai ser o de identificar as infraestruturas e os equipamentos necessários, no âmbito do processo de criação da nova faculdade na UNTL, criar o currículo do curso e dar formação aos futuros professores, que vão tirar os seus cursos de mestrado e doutoramento em Aveiro, regressando no final dos estudos à UNTL.
 
A seleção dos professores que vão receber formação em Aveiro vai decorrer em fevereiro de 2014, de modo a que estes possam iniciar os estudos em setembro do mesmo ano, segundo Aurélio Guterres, que disse esperar que Faculdade de Ciências Exatas comece a funcionar no início de 2015.
 
O outro projeto em que a UA vai colaborar é a criação de uma escola politécnica na costa sul, que iniciará atividade com oferta de cursos pós secundários de formação especializada. Nesse âmbito, a UA vai criar os currículos, dar formação aos professores desses cursos e ajudar na identificação das infraestruturas e dos equipamentos necessários à criação desse polo politécnico.
 
Várias indústrias estão a ser instaladas na costa sul, onde o governo timorense quer desenvolver um parque industrial ligado ao setor petrolífero e a criação desse polo politécnico visa dar "uma resposta rápida à necessidade urgente de técnicos especializados", segundo o reitor da UNTL.
 
MSO // MSP - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana