terça-feira, 5 de novembro de 2013

AUTORIDADES TIMORENSES REFORÇAM SEGURANÇA NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

 


Díli, 03 nov (Lusa) - O ministro da Justiça de Timor-Leste, Dionísio Babo, disse hoje à agência Lusa que foi reforçada a segurança nos estabelecimentos prisionais do país, depois de 24 prisioneiros terem fugido da prisão de Becora, em Díli, no domingo.
 
"Aumentámos as medidas de segurança nas prisões e vamos reunir para reorganizar o sistema de segurança na prisão", afirmou Dionísio Babo, salientando que nos estabelecimentos prisionais as visitas entram com grande facilidade e o controlo vai passar a ser mais apertado.
 
Os 24 prisioneiros conseguiram fugir no final da missa, quando os padres se preparavam para deixar o estabelecimento prisional. No domingo, as forças de segurança capturaram 13 dos fugitivos.
 
Dois guardas prisionais ficaram feridos. Um dos guardas permanece internado em observação no hospital de Díli, na sequência de um ferimento na cabeça.
 
"Pedimos aos 11 que ainda estão a monte que se entreguem no prazo de três dias às autoridades comunitárias ou às forças de segurança", disse o ministro da Justiça.
 
Dionísio Babo salientou também que o país está em segurança e pediu às pessoas para não alimentarem rumores.
 
"As pessoas confundem confronto político com segurança", afirmou o ministro.
 
Na semana passada, Mauk Moruk, um antigo comandante da guerrilha timorense forçado a render-se nos anos 80 na sequência de desentendimentos com Xanana Gusmão, regressou a Timor-Leste e tem atacado as atuais autoridades timorenses.
 
"Estes prisioneiros não estão relacionados com política, nem com as coisas que aparecem nos jornais", insistiu o ministro da Justiça.
 
Em 2006, fugiram da mesma prisão perto de 60 detidos.
 
MSE // HB – Lusa – foto em Sapo TL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana