terça-feira, 5 de novembro de 2013

Governadores de províncias chinesas deverão visitar Portugal em 2014 -- Paulo Portas

 


Pequim, 04 nov (Lusa) -- Governadores de seis províncias chinesas, algumas das quais com mais de 50 milhões de habitantes, deverão visitar Portugal em 2014, proporcionando novas oportunidades às empresas portuguesas, anunciou hoje o vice-primeiro ministro português Paulo Portas.
 
"De um ponto de vista económico e empresarial é mais simples encontrar escala nos mercados das províncias chinesas", disse Paulo Portas no seminário "Caminho da Internacionalização" organizado pelo semanário Expresso em Macau.
 
O vice-primeiro-ministro português não identificou os seis governadores, adiantando apenas que "o primeiro será o de Hubei", província do centro da China, com cerca de o dobro da área de Portugal e quase 60 milhões de habitantes.
 
"É uma aposta focada, e uma oportunidade de escala e de acesso significativa (para as empresas portuguesas)", afirmou Paulo Portas.
 
Segunda economia mundial e país mais populoso do planeta com cerca de 1.350 milhões de habitantes, a China é constituída por 22 províncias, cinco regiões autónomas, quatro municípios diretamente dependentes do governo central e duas regiões administrativas especiais (Hong Kong e Macau).
 
A China tem várias províncias com mais de 80 milhões de habitantes e a mais populosa, Guangdong, que confina com Macau, excede os cem milhões.
 
Paulo Portas chegou a Macau domingo à noite (hora local) para participar na IV reunião do Fórum para Cooperação Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa, que decorrerá na terça e quarta-feira sob o lema "Novo Ciclo, Novas Oportunidades".
 
No seminário do Expresso, o vice-primeiro-ministro português salientou que "a China foi determinante para o crescimento das exportações portuguesas em 2012".
 
AC // JCS - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana