quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

BASTA DE FUNDAMENTALISMOS!

 

Martinho Júnior, Luanda

1 – Em Angola a experiência relativa às ideologias e às práticas fundamentalistas não é algo novo.

Quero com isso dizer que o pensamento e a acção fundamentalista não foram limitados a Savimbi no âmbito sócio-político e durante a década de 80, mas abrangeram grupos de cristãos que o apoiaram e deram a sua contribuição para que ele levasse por diante a sua saga e algumas das suas “missões operacionais”, dentro e fora do território nacional.

A nível interno por exemplo, os grupos do BATE-SISMI que actuaram colocando bombas e fazendo proliferar sabotagens na década de 80 em Menongue, capital do Cuando Cubango e no Caminho de Ferro de Moçâmedes, recorreram a apoios de alguns círculos religiosos cristãos para levar a cabo as suas acções e isso foi descoberto na altura da sua neutralização: os componentes humanos da rede de apoio e de acção foram a seu tempo detidos, para alguns serem julgados e condenados!

2 – O fundamentalismo de algumas entidades religiosas cristãs, feito sentir a favor de Savimbi em plena guerra contra as invasões e ocupações das SADF em Angola e na periferia do seu espectro, não passava assim tão despercebido quanto isso e eu cito um exemplo:

Mantendo-se tantas missões católicas no país em plena guerra, quantos veículos ao serviço dessas missões pisaram minas?

Se pisaram o seu número foi assim tão representativo que merecesse alguma campanha a favor das vítimas?

Se não houve campanha qual a razão de sua inexistência?

Se não as pisaram como esse “milagre” foi conseguido precisamente num país que foi em determinada altura considerado aquele que mais minas por quilómetro quadrado tinha em seu solo à escala do Globo?

Quer religiosos, quer dirigentes e militares da UNITA, utilizavam viaturas Toyota todo o terreno do mesmo modelo e côr, sendo difícil avaliar, quando essas viaturas circulavam, se eram de uns, ou de outros.

Durante a “Operação Restauro” por exemplo, muitos desses veículos foram sendo encontrados e há até filmagens (da chegada do Chefe do Estado Maior das FAA de então, General João de Matos, ao Andulo após a sua retomada), que demonstram esse “fenómeno de osmose”!...

3 – A nível externo dois dos componentes do apoio a Savimbi nos Estados Unidos eram o “Conservative Caucus” e o “Persecution Project Foundation”, alas religiosas cristãs fundamentalistas, ligadas ao Partido Republicano, que além de apoiar Savimbi em Angola apoiavam John Garang no Sudão!

Era figura proeminente dessa ala o senhor Howard Jay Phillips (já falecido), que foi publicando muitas intervenções a favor de Savimbi, antes e após sua morte em 2002.

Em 1986 Howard J. Phillips desempenhou um papel relevante no apoio a Savimbi, numa altura em que ele, segundo o New York Times, recebia também apoios da Arábia Saudita!

Dessas intervenções interessa reter uma das qualificações que apontavam ao Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos: “ditador”!

Esse foi de facto um adjectivo que foi sobrevivendo até aos nossos dias e que muito está a ser utilizado nas manifestações e nos escritos de determinados círculos afectos à oposição angolana (UNITA, CASA-CE, Bloco Democrático…)!

Como as novas gerações desconhecem o “Conservative Caucus”, a “Persecution Project Foundation” e Howard Jay Phillips, resta perguntar: qual é o “fio condutor” que tem propiciado a cada geração que passa manter esse adjectivo na boca, como, com quem e porquê?

Por que razão aqueles que utilizam essa “mensagem” têm “beneficiado” em oportunidade da “caixa de ressonância” que dita o compasso da intensidade da propaganda e contrapropaganda da conveniência do império conforme o é a Voice of America em português e para Angola?

4 – Ao fazer lembrar as ideologias que foram utilizadas pelos “freedom fighters” do Presidente Ronald Reagan, considerando as ideologias conservadoras e seus mentores no período da “Guerra Fria” (sobretudo na década de 80 do século passado), faço lembrar ainda que eram os serviços de inteligência norte americanos que aglutinavam esses “freedom fighters” de então: em Angola, na Nicarágua e no Afeganistão (entre eles Ben Laden)!...

Quero dizer com isso que é necessário avaliar a trajectória desses “freedom fighters” ou seus sucedâneos até aos nossos dias, os nexos que foram havendo entre si, a por fim o que eles fazem, como são manipulados e como manipulam hoje, que acções praticam e que ideologias professam!... como se revivêssemos em Angola a intensidade (em termos de propaganda, contrapropaganda e instrumentalização da juventude angolana) em plena “Guerra Fria”!

Dessa maneira se percebe o tipo de riscos que Angola enfrenta, num momento em que com a globalização capitalista neo liberal se abrem as portas para a exploração das riquezas de África!...

… passou-se pelas “revoluções coloridas”, pelas “primaveras árabes” e é justo perguntar com as mudanças de latitude: o que se pretende fazer seguir em Angola?

5 – A medida de proibir os grupos que professam a religião islâmica em Angola pode parecer a muitos na presente conjuntura de anti-democrática e lesiva dos “direitos humanos” tal qual eles são entendidos pelos círculos de conveniência do império, com “caixas de ressonância” espalhadas até nos mais “obscuros rincões” do Globo (parafraseando George W. Bush).

Como alguns “activistas-fantoches” foram feitos para, apagando ou obliterando a história, integrar os grupos de serviço à manipulação em Angola, em relação ao passado nada dizem e nada fazem constar em relação ao presente, muito embora eles, no mínimo, tenham conhecimento dos “fenómenos religiosos” que vão ocorrendo e do seu peso sócio-político pelo menos em algumas áreas do país.

Por que razão esses “activistas-fantoches” incidem deliberadamente a sua atenção, dentro e fora das fronteiras de Angola, contra entidades angolanas e não são capazes de abordar o tipo de conteúdos que tive a oportunidade de revelar nos cinco artigos que fiz sob o título “Ainda o Vale do Cuango” no que toca a redes islâmicas que estão entrando de forma legal e ilegal em Angola, em alguns casos precisamente na mesma região onde Savimbi gerou estruturas e afãs típicas da “guerra dos diamantes de sangue”?

Fazerem-se desentendidos da memória histórica para hoje utilizar as mesmas “mensagens” e as mesmas correntes que foram usadas por gente como a do “Conservative Caucus”?

Caem bem financiamentos como os propiciados pelas monarquias arábicas, entre elas a da Arábia Saudita, ou a do Qatar?

6 – Em Angola há contudo que resolver problemas de soberania numa cultura de paz, de aprofundamento da democracia e procurando o sentido de vida de acordo com a história que advém do movimento de libertação!

Se os traumas do passado estão ainda muito presentes na vida sócio-política, é por que tem havido a projecção de alguns dos termos ideológicos fundamentalistas dos tempos da “Guerra Fria” até aos nossos dias, de acordo com as conjunturas internacionais que se vão reflectindo segundo esteios humanos próprios à nossa latitude!

Não é pois de estranhar que o estado angolano assuma as medidas correntes que se estão a implementar, que soluções mais poderão haver?

7 – Alguns círculos afectos a partidos políticos na oposição (alguns deles presentes por direito e legitimidade na Assembleia Nacional), reflectem não só esses traumas que ainda não foram ultrapassados, esses traumas que advêm do passado feito “Guerra Fria”, mas também são susceptíveis a acontecimentos que foram marcando a década de 90 do século passado e marcam os 13 primeiros anos do século XXI e se reflectem aqui e agora em Angola!

Foram “freedom fighters” de Ronald Reagan na década de 80, intimamente associados no caso africano aos protagonistas do regime do “apartheid” e, sob o ponto de vista ideológico, nos termos de manipulação, propaganda e contrapropaganda, pretendem ser “freedom fighters” hoje, num momento em que, se por um lado atiçam jovens em manifestações contra o “ditador”, por outro lado, de forma silenciosa, até a “sharia” vão pretendendo implantar em alguns locais de Angola, a começar no Vale do Cuango e a acabar em algumas zonas de Luanda!

8 – Angola está ciosa da ausência de tiros que alcançou à custa de tantos sacrifícios humanos e materiais e é justo vivermos esta oportunidade construindo um país disponível para todos os nossos filhos, não temendo de o fazer numa lógica que dê oportunidade ao sentido de vida, com preocupação nos equilíbrios sociais indispensáveis, com preocupação no ensino e na saúde, com preocupação na Reconciliação, na Reconstrução, na Reinserção e na justiça social!

Os resgates em relação ao passado estão em grande parte por realizar, o subdesenvolvimento crónico ainda está aí, sensível na nossa sociedade e não é com traumas cujas raízes são por demais evidentes que alguma vez o vamos conseguir, muito menos quando, por imprevidência, o manancial das aventuras e manipulações modernas se instale à medida dos interesses e das conveniências daqueles 1% que constituem os poderosos da Terra, que tão ávidos estão hoje como ontem das imensas riquezas de África!

Há todas as razões de em Angola se dar um “basta”, não nos termos “propostos” por entidades como Justino Pinto de Andrade ou o seu efémero “Bloco Democrático”, mas precisamente no seu contraditório: em Angola BASTA DE FUNDAMENTALISMOS!

Foto: Memória do Embaixador norte-americano na Líbia John Christopher Stevens, assassinado a 11 de Setembro de 2012 em Benghazi por um grupo fundamentalista islâmico que escapou ao controlo da inteligência norte americana que estabelecia nexos entre os “modernos freedom fighters” da Líbia, com os da Síria!

Ver: Benghazi attack throws Libya gains into question – Libyan President Mohamed al-Magariaf addresses a memorial service for J. Christopher Stevens in Tripoli, 20 September 2012 – http://www.iiss.org/publications/strategic-comments/past-issues/volume-18-2012/october/benghazi-attack-throws-libya-gains-into-question/

A consultar:
. Angola Rebel To Lobby Washington –
http://articles.chicagotribune.com/1986-01-28/news/8601070771_1_rebel-leader-jonas-savimbi-military-aid-angola
. RED CARPET FOR A REBEL, OR HOW A STAR IS BORN –
http://www.nytimes.com/1986/02/07/us/red-carpet-for-a-rebel-or-how-a-star-is-born.html
. The silent war –
http://www.galago.co.za/CAT1_A_b.htm
. Battle of Cuito Cuanavale –
http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Cuito_Cuanavale
. Howard Phillips –
http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_Phillips_(politician)
. Angolan Christian rebel leader assassinated – http://archive.newsmax.com/archives/articles/2002/2/26/01047.shtml
. Genocide of Christians in Angola, UN and the resistance of UNITA – http://web.archive.org/web/20020627223414/http://verdade.no.sapo.pt/soares_e.html
. America’s abandoned allied –
http://jonas-savimbi.com/4.html
. Honoring Jonas Savimbi –
http://jonas-savimbi.com/5.html
. Americans pay Savimbi tribute –
http://www.washingtontimes.com/news/2002/mar/14/20020314-041032-2931r/
. Bush meets terrorist dictator –
http://www.usasurvival.org/bushsavimbi.shtml
. Conservative Hails Savimbi as 'Great Angolan Patriot' – http://cnsnews.com/news/article/conservative-hails-savimbi-great-angolan-patriot
. The Conservative Caucus – http://en.wikipedia.org/wiki/The_Conservative_Caucus
. PRESIDENT BUSH SHOULD NOT MEET TOMORROW WITH SAVIMBI’S ASSASSIN – http://www.conservativeusa.net/savimbi.htm
. Após acusar cúpula angolana de corrupção, Portugal busca restabelecer aliança-chave – http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32272/apos+acusar+cupula+angolana+de+corrupcao+portugal+busca+restabelecer+alianca-chave.shtml
. Apelo à manifestação gera morte em Luanda –
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=93200
. Jornalista e activista cívico angolano em Washington para fazer ponto de situação –
http://paginaglobal.blogspot.com/2013/07/jornalista-e-activista-civico-angolano.html
. Quanto ganha Rafael Marques e quem são os seus patrões –
http://www.diarioangolano.com/index.php/economia/186-fortuna-de-isabel-dos-santos-sob-escrutinio/3602-quanto-ganha-rafael-marques-e-quem-sao-seus-patroes
. Transparência Internacional distingue Rafael Marques –
http://www.diarioangolano.com/index.php/destaques/6365-transparencia-internacional-distingue-rafael-marques-2
. Angola – NED –
http://www.ned.org/where-we-work/africa/angola
. Colour Revolution – http://en.wikipedia.org/wiki/Colour_revolution
. Arab Spring – http://en.wikipedia.org/wiki/Arab_Spring
. DISCURSO DE BENGUELA – CONSELHO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRÁTICO – JUSTINO PINTO DE ANDRADE – 28/12/2010 –
http://www.angolaresistente.net/2010/12/30/discurso-de-benguela-conselho-nacional-do-bloco-democratico-justino-pinto-de-andrade-28122010/
. As seitas religiosas em Angola – http://br.monografias.com/trabalhos3/as-seitas-religiosas-em-angola/as-seitas-religiosas-em-angola2.shtml
. Viúvas de guerra da Província do Bié reprovam atitude da UNITA pela convocatória da manifestação –
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2013/10/47/viuvas-guerra-provincia-bie-reprovam-atitude-unita-pela-convocatoria-manifestacao,01e03084-93ab-4e62-830d-9b26e384a9de.html
. Viúvas do Bié enaltecem os ganhos da paz –
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/politica/2013/10/47/viuvas-bie-enaltecem-ganhos-paz,63028bda-e344-4ff9-a9c4-35040d15144f.html
. O Vale do Cuango –
http://pagina--um.blogspot.com/2011/01/o-vale-do-cuango.html
. Ainda o Vale do Cuango – I –
http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-i.html; II – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-ii.html; III – http://paginaglobal.blogspot.pt/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-iii.html; IV – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-iv.html
. Eleições em Angola – 2012 –
http://paginaglobal.blogspot.pt/p/eleicoes-em-angola-2012-analise-de.html
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana