quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Cabo Verde: Manifestação de 20 de Janeiro não preocupa Primeiro-ministro

 


E pode nem haver mesmo razões para preocupações. Por várias vezes as duas centrais sindicais ameaçaram com manifestações e greves gerais e depois voltam atrás, contentando-se com algumas migalhas
 
O Primeiro-ministro não está preocupado com a convocação, pela União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), de uma manifestação para o dia 20 de Janeiro. E não só não está preocupado como reage com tranquilidade, mas não deixou de alertar para os radicalismos, considerando que o momento é de diálogo.
 
“A crise internacional tem grande impacto em Cabo Verde e todos nós, partidos políticos, sindicatos e empresas, sociedade civil e política devemos empenhar-nos na construção de consensos para resolvermos e enfrentarmos com sucessos os principais desafios que se colocam ao país”, disse José Maria Neves que, segundo acusam os sindicatos, se tem mantido surdo às reivindicações dos trabalhadores e promovendo a alteração das leis laborais em prejuízo destes e nas suas costas.
 
A ir para a frente (e nestas coisas nunca se tem a certeza, pois os sindicatos não é primeira vez que ameaçam com protestos de rua que dão em nada), a manifestação de 20 de janeiro poderá contar ainda com o apoio da Central Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), apesar de os líderes das duas centrais sindicais estarem de relações cortadas. No entanto, uma fonte de Cabo Verde Directo garantiu que tem havido contactos nesse sentido entre sindicalistas da UNTC-CS e da CCSL com o conhecimento dos respetivos líderes.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana