sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A FARSA DA "DESCOBERTA PETROLÍFERA NA GUINÉ-BISSAU"

 

Petróleo versus Farsa

"A notícia foi dessiminada a nível nacional e percorreu o mundo em blogs e jornais - era sobre uma 'DESCOBERTA PETROLÍFERA NA GUINE-BISSAU'. A grande farsa deste alegado evento é a forma como se explica que o petróleo foi descoberto.

A informação veiculada indica, que a referida descoberta ocorreu através da interpretação de dados Sísmicos bidimensionais, cientificamente designados por 2D, no Bloco 5B do offshore da Guiné-Bissau, através de um trabalho efectuado por consultores independentes. Lamentavelmente isso é, deitar areia nos olhos do público não familiarizado com o funcionamento lógico da industria petrolífera. Em nenhuma parte do planeta uma mera analise e interpretação de Dados Sísmicos, permitiu uma descoberta de hidrocarbonetos, porque o petróleo ou gaz não se descobre no «papel».

Sem entrar em grandes detalhes é, importante sublinhar que actualmente a sísmica bidimensional, sem minimizar a sua importância científica, é simplesmente um ponto de partida para a prospecção de hidrocarbonetos. Técnica essa que serve essencialmente para descortinar logo no inicio, a configuração das estruturas Geológicas de um determinado bloco, a fim de ilustrar áreas nas quais se poderá concentrar para os levantamentos Sísmicos Tridimensionais, ténicamente conhecido por 3D.

Actualmente, quase toda a decisão de efectuar qualquer perfuração, que é o ponto culminante da prospecção petrolífera, é baseada nas análises e interpretações de dados 3D, que é uma forma de reduzir eventuais riscos de perda de volumosos investimentos necessários à execução de um furo de prospecção e de aumentar ainda o grau da probabIlidade de uma eventual descoberta petrolífera.

Normalmente, no caso de uma descoberta petrolífera comercial num pais, cabe o governo através da sua NOC (National Oil Company), sua empresa nacional, em conjunto com a companhia operadora, em muitos casos, empresas estrangeiras, procederem a declaração pública da descoberta petrolífera comercial. As sociedades quotadas nas bolsas dos valores devem também respeitar outras regras. Tudo o que não respeitar esses procedimentos é uma mera e simples especulação, com o objectivo de iludir a opinião pública. É de salientar, que cada descoberta na indústria petrolífera é dada um nome,pelo que seria pertinente que seja divulgado o nome da recente descoberta que se fala na Guiné Bissau.

Para terminar, é muito importante asseverar que o «off shore» da Guiné-Bissau encontra-se localizado numa bacia sedimentar bastante promissora em termos da existência de importantes jazigos de hidrocarbonetos. Na verdade, trabalhos de grande valor técnico e científico ja foram efectuados no domínio da prospecção petrolífera no nosso pais, pela Empresa Nacional PETROGUIN e alguns dos seus parceiros, levando inclusivamente a realização em diferentes momentos de vários furos de prospecção, o que permitiu certas descobertas, que infelizmente, não são comerciais.

Certeza, porém, com os trabalhos em curso, um dia, o pais poderá entrar no clube dos produtores de petróleo e de gás, o que é o desejo de todos os guineenses…

Eng. Júlio Balde - Publicada por António Aly Silva em Ditadura do Consenso, opinião

Sem comentários:

Mais lidas da semana