sábado, 25 de janeiro de 2014

Para frear crise, presidente da Ucrânia oferece cargo de primeiro-ministro a opositor

 


Líderes dos protestos que sacudiram país também receberam proposta para compor gabinete; Constituição será revista
 
Dodô Calixto, São Paulo - Opera Mundi
 
A reunião entre o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovitch, e um grupo de opositores neste sábado (25/01) resultou em uma proposta para que líderes dos protestos que sacudiram o país façam parte do governo.

Arseni Yatsneniuk, uma das vozes mais eloquentes nas manifestações, foi convidado para assumir o cargo de primeiro-ministro. O ex-boxeador e porta-voz de grupos de direita do país, Vitali Klitschko, foi convidado pelo presidente para assumir o cargo de vice-primeiro-ministro de Assuntos Humanitários. Além de cargos do alto escalão do governo, Yanukovitch também prometeu uma revisão da Constituição do país.

O objetivo, afirma oficialmente o governo da Ucrânia, é frear a grave crise política e social que atinge o país. Segundo informações do portal RT, o presidente ucraniano também considera a possibilidade de renunciar o seu posto.
 
A onda de manifestações na Ucrânia começou com a recusa do presidente Viktor Ianukovich de assinar um tratado de associação comercial com a União Europeia. Grupos de direita se rebelaram contra a decisão e tomaram praças da capital Kiev. Os manifestos e confrontos resultaram, até agora, em cinco mortes e mais de 100 detenções.
 
O impasse, no entanto, se agravou esta semana, com confrontos entre a polícia e manifestantes. Líderes pró-UE contrários ao governo ucraniano chegaram a dar um ultimato para o presidente Yanukovitch pedindo eleições antecipadas para o país.

Com a proposta de um governo de coalização, a expectativa do presidente Viktor Ianukovich é que os ânimos se acalmem e uma nova plataforma de governo seja anunciada.
 
Leia mais em Opera Mundi
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana