sábado, 25 de janeiro de 2014

Portugal: Ana Drago demite-se da Comissão Política do Bloco de Esquerda

 


Mesa Nacional do partido reuniu-se hoje para discutir a situação política actual e as próximas eleições europeias, a realizar a 25 de Maio
 
Ana Drago demitiu-se da Comissão Política do Bloco de Esquerda na reunião da Mesa Nacional, realizada este sábado, apurou o i. A militante demitiu-se devido a divergências com a direcção do partido por esta ter rejeitado um debate com outros movimentos de esquerda para um processo de convergência que resultasse numa candidatura única às eleições europeias.
 
A demissão da militante já foi confirmada por fonte oficial do partido, mas remeteu as explicações para Ana Drago.
 
O i tentou contactar Ana Drago, mas não possível obter uma declaração. No entanto, a militante bloquista, numa carta enviada à Agência Lusa e que foi já entregue aos membros da Mesa Nacional, justificou: “As dificuldades processuais dessa candidatura eram várias, e relevantes. Contudo, um modelo de articulação não chegou sequer a ser equacionado – a direção política do Bloco de Esquerda não se mostrou disponível para iniciar um debate programático com alguns dos possíveis participantes nessa convergência. Com essa exclusão antes mesmo de se debater um programa conjunto para as eleições europeias, a possibilidade de uma candidatura alargada fracassou”.
 
A ex-deputada declara-se “entristecida” com a decisão de se demitir, mas sublinha que esta proposta de convergência “era um passo essencial na construção de uma alternativa de esquerda para o país”. “Por entender que a identidade, o papel e a responsabilidade histórica do Bloco de Esquerda é construir essa convergência, não posso hoje, em consciência, permanecer na Comissão Política”, explica, na sua carta de demissão.
 
“Não sei – talvez não saibamos sobre nós próprios – se terei o discernimento e a capacidade de construir uma solução de esquerda para o país. Mas sei hoje, claramente, que não quero fazer parte do problema”, sublinha.
 
Recorde-se que, o BE reuniu hoje, em Lisboa, a Mesa Nacional, órgão máximo do partido entre convenções, para discutir a situação política actual e as próximas eleições europeias, a realizar a 25 de Maio.
 
O partido foi desafiado recentemente pelo manifesto 3D para uma candidatura conjunta ao sufrágio de Maio.
 
O Bloco de Esquerda tem prevista uma conferência de imprensa para hoje, às 17h00, onde a coordenadora Catarina Martins apresentará os principais resultados da reunião da Mesa Nacional.
 
jornal i
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana