sexta-feira, 11 de abril de 2014

NEWSWEEK REVELA PARTICIPAÇÃO DE MAÇONS EM TRAMA CONTRA CUBA




A revista Newsweek revelou, nesta quinta-feira (10), outra parte do plano dos Estados Unidos para desestabilizar o governo de Cuba. A publicação denunciou a participação de maçons em planos para derrubar Fidel Castro. Denúncia que se soma à revelação de que a Usaid desenvolveu um programa secreto denominado ZunZuneo, uma espécie de Twitter na ilha para incentivar mobilizações contra o governo cubano, como foi divulgado na última semana pela agência Associated Press (AP).

A reportagem do jornalista Jeff Stein, intitulada "Bahia dos Porcos: Como os maçons se viram envolvidos em um complô para derrubar Castro" revela a participação de Akram Elias, ex-Grande Mestre da Grand Lodge of Washington, em uma operação encoberta da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) para provocar uma mudança de governo na Ilha.

O Newsweek se refere a Elias como "espião amateur envolvido em outra trama irresponsável para derrocar o regime cubano". Segundo o texto, ele teria não só se envolvido com planos para derrubar o governo da ilha, mas também o governo sírio, tentando prover ambos os países de supostas capacidades tecnológicas das redes de comunicação digital.

A reportagem questiona o fato de Elias possuir contratos de relações públicas com 18 agências de Segurança Nacional no governo de Barack Obama, incluindo o Departamento de Justiça, Departamento de Estado, Administração de Controle de Drogas e o Departamento de Segurança Nacional, como informa seu site Capital Group Communications.

De acordo com a publicação, ele era uma peça fundamental na campanha de longa duração da Usaid para derrubar o governo de Cuba.

"Por que Elias? Por que Cuba?", pergunta-se o Newsweek. "Porque (…) Elías era um alto oficial da maçonaria, centenária organização protestante e com uma longa história em Cuba, oportunidade aproveitada pelos ideólogos de direita da Usaid para dar outro giro à corrida na tentativa de derrubar o regime comunista”, aponta.

A revista acrescenta que em 2009, Akram Elias esteve em Havana para se reunir com Alan Gross, um subcontratado da Usaid, que em dezembro daquele ano foi preso por introduzir ilegalmente equipamentos de comunicações avançadas de Internet.

Um ano após a detenção de Gross, a Usaid "decidiu clandestinamente lançar uma rede ao estilo de um Twitter cubano supostamente independente, chamado ZunZuneo, através de uma rede de empresas fantasmas em um programa de ação encoberta", acrescenta a página digital do Newsweek.

De acordo com a Newsweek, talvez a palavra "estúpido" não seja suficiente para descrever o projeto Zunzuneo, tendo em conta a agenda dos planificadores por trás destes projetos da Usaid.

"Não se tratava de ser eficaz", explicou à revista Fulton Armstrong, um importante ex-funcionário da CIA e da Casa Branca, que trabalhou como Oficial Nacional de Inteligência para América Latina: "eles sabem que não vão derrubar o regime. Eles sabem que seus agentes na ilha são em sua maioria oportunistas, e que o governo cubano tem demonstrado que muitos dos opositores que se beneficiam com nossa ajuda são na realidade seus agentes." 

Redes Sociais financiadas

Tanto o Zunzuneo, quanto o Piramideo, denunciado nesta segunda-feira (7) pelo governo cubano, foram criados com a intenção de criar uma rede de comunicação capaz de mobilizar jovens contra a revolução cubana e implantar assim, uma possível revolução colorida, tal como as que ocorreram no Oriente Médio. Para isso, as redes coletaram dados dos usuários com a intenção de utilizá-los posteriormente com fins políticos.

Da Redação do Portal Vermelho, Vanessa Martina Silva, com informações da Prensa Latina

Leia mais em Vermelho

Sem comentários:

Mais lidas da semana