Edna
Dala – Jornal de Angola
O
embaixador de Israel, Raphael Singer, apontou Angola como um Estado
"exemplar na manutenção da paz" e pelo desenvolvimento que tem
experimentado em tão pouco tempo de estabilidade.
O
diplomata, que falou ao Jornal de Angola no fim de uma visita ao único diário
generalista do país, afirmou que este sentimento de estabilidade e paz é
partilhado pelos israelitas que almejam alcançar os mesmos feitos com os países
vizinhos.
Numa visita que teve como objectivo manter uma aproximação com a Comunicação Social, o diplomata falou também da cooperação com Angola. Raphael Singer disse que Israel pretende reforçar as relações no sector turístico e ajudar o país a explorar melhor os seus recursos e belezas naturais. Outras áreas de interesse são a agricultura, principalmente na produção de alimentos, energia, educação, saúde e telecomunicações. O embaixador sugeriu mais trabalho no sector energético, combate à desertificação, ambiente e investimento em energia limpa.
Sobre os conflitos no Médio Oriente, o diplomata disse que o seu Governo deseja sentar-se com outras forças e assinar um acordo de paz, "mas para que isso seja possível, é necessário que os palestinos também tenham o desejo, porque criar um Governo com uma visão terrorista não mostra vontade de manter a paz".
O diplomata acrescentou que já se tentou uma negociação com a Palestina, mas estes preferem manter uma aliança com o Hamas, uma organização que considera terrorista, apoiada pelo Irão, e que utiliza a Faixa de Gaza. Raphael Singer acrescentou que o Hamas é um grupo de terroristas que pretende destruir o Estado de Israel e colocar membros do Governo palestino no Estado israelita.
Foto
Rogério Tuti
Sem comentários:
Enviar um comentário