quarta-feira, 25 de junho de 2014

Espanha: Infanta formalmente acusada de fraude e lavagem de dinheiro




A infanta Cristina, irmã do atual Rei de Espanha Felipe VI, foi esta quarta-feira formalmente acusada, pelo juiz de instrução, de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. O marido e cúmplice, nos alegados delitos fiscais, Iñaki Urdangarin pode, no entanto, tentar assumir culpas por inteiro.

A irmã do Rei de Espanha, a infante Cristina de Borbón, vai mesmo sentar-se no banco dos réus. A decisão da instrução foi oficializada até quarta-feira.

Após terminada a fase de instrução do processo por branqueamento de capitais e colaboração nos delitos do marido, o juiz José Castro decidiu acusar a infanta, filha mais nova do recém-abdicado Juan Carlos e irmã de Felipe VI, de fraude fiscal e lavagem de dinheiro, crimes que acarretam até 11 anos de cadeia.

Em causa está o facto de, segundo o juiz instrutor, Cristina de Borbón - que era dona da imobiliária Aizoon com o marido, Iñaki Urdangarin – ter permitido que este incluísse na declaração de impostos da companhia, e não na do casal, lucros que obtivera de várias entidades públicas e privadas.

Também Iñaki Urdangarin é acusado de crimes alegadamente cometidos entre 2007 e 2008.

Noticias ao Minuto

Leia mais em Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana