sábado, 27 de setembro de 2014

ONU VAI AJUDAR TIMOR-LESTE A COMBATER A DESFLORESTAÇÃO




Díli, 26 set (Lusa) - O Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo de Timor-Leste assinaram hoje uma nova parceria para combater a desflorestação no país e aumentar o acesso e os serviços de energia às áreas rurais.

O programa, denominado Bioenergia e Produção Sustentável de Biomassa, vai ser executado em conjunto com a Secretaria de Estado da Eletricidade e visa reduzir o consumo de lenha através do aumento da utilização de fogões, bem como ajudar Timor-Leste a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa provenientes da desflorestação.

"Atualmente, quase 95 por cento das casas em Timor-Leste utiliza lenha como principal combustível para cozinhar, o que é tecnologicamente ineficiente. Isso resultou na desflorestação generalizada em todo o país, o que provoca desastres naturais", afirmou o secretário de Estado da Eletricidade, Januário Pereira.

Segundo o secretário de Estado, a desflorestação danifica também as infraestruturas e a produtividade da terra utilizada para a agricultura.

"Todos estes fatores ameaçam o progresso do desenvolvimento do país", afirmou.

Segundo o PNUD, o programa vai permitir substituir gradualmente em cerca de 20 mil casas, escolas e empresas a utilização de lenha para cozinhar através da introdução de fogões.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana