sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cabinda: FLEC SOLICITA MEDIAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PARA SE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO


clicar para ampliar
Folha 8, 08 Novembro 2014

A situação mi­litar em Ca­binda, pese a propaganda do regime, parece es­tar longe do controlo das Fsmo nas au­diência nas Forças Ar­madas Governamentais, tanto assim é que volta e meia, militares angolanos “invadem” a fronteira dos dois Congos, alegando perseguição aos comba­tentes de Cabinda.

Quando isso ocorre, os guerrilheiros vêm já pre­sos, despedidos de quais­quer direitos, mesno nes­sas condições.

As autoridades angolanas têm se negado a negociar, directamente com a ala de Nzita Tiago, que pare­ce ser a mais aglutinado­ra, preferindo fazê-lo com todos quantos se dispo­nham a fazer apologia as políticas do regime.

Desta forma adia-se o problema, pois a opção pela via da força está a transformar a província num grande campo de concentração e de des­contentamento das po­pulações, que defendem uma negociação directa, entre os defensores de uma autonomia e o governo central.

Definitivamente a opção Bento Bembe não foi fe­liz, pelo contrário apenas veio aguçar a situação. Urge, neste contexto, uma verdadeira alteração do quadro actual e é as­sim que surge a proposta da FLEC ao Papa Fran­cisco para que este, no pedestal da sua sapiência e espírito de justiça seja capaz, se aceitar, ajudar a aproximar as duas partes e chegar-se a um enten­dimento com as forças vivas da região.

Sem comentários:

Mais lidas da semana