domingo, 16 de novembro de 2014

Portugal: AUSTERIDADE, A EXPOLIAÇÃO DOS PARTIDOS DO “ARCO DA GOVERNAÇÃO”




Mais do mesmo! A austeridade continuará com o actual Governo e com o futuro governo de António Costa

MAS - [Gonçalo Gomes e João Valdemar] Na passada sexta-feira, o Ministro Pires de Lima falou na Assembleia da República acerca das taxas que o Governo tinha resistido a criar, por exemplo, nas dormidas, numa crítica dirigida ao Presidente da Câmara de Lisboa, e futuro líder do PS: António Costa.

Facto é, que António Costa irá aumentar as taxas sobre dormidas e chegadas de turistas ao Aeroporto e Porto de Lisboa, a partir de Janeiro de 2015. Estas taxas, vão assim ao encontro da preocupação do Ministro. Ainda assim, nenhum dos dois tem razão. Não nos podemos esquecer do que prevê o Orçamento de Estado para 2015: manter os 23% de IVA na restauração, canalizar mais 7.900 mil milhões de euros para os juros da dívida, aumento do orçamento da Assembleia da República e as taxas da chamada "fiscalidade verde". Assim sendo, o Ministro, não tem moral para criticar: o Governo está a fazer o mesmo.

Deste modo, vemos que tanto o Governo como o PS (via António Costa - candidato a Primeiro-Ministro), apostam em manter os impostos ou taxas e deste modo perpetuar a austeridade. Sendo assim, não é mais do que um prelúdio do que o futuro líder do PS irá fazer assim que chegar ao Governo.

No orçamento da Câmara de Lisboa para 2015, esta prevê reduzir 29,7 milhões de euros em "despesas", relativamente a 2014, sendo que 19,8 milhões de euros deriva da redução nas despesas com pessoal. António Costa, abre deste modo a porta a despedimentos ou redução de salários de funcionários da Câmara, essenciais para o bom funcionamento da cidade de Lisboa.

Diário Liberdade

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana