segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Moçambique: Dhlakama garante que suas tropas serão integradas nas FDS a partir de Janeiro




Acordo de Cessação das Hostilidades

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, garante que, a partir do próximo mês de Janeiro, parte dos homens armados residuais da sua guarda vão começar a fazer parte da Força de Intervenção Rápida.

As garantias de Dhlakama surgem numa altura em que, no centro de conferências Joaquim Chissano, o governo e a Renamo continuam sem entendimento sobre o processo de integraçãodas tropas residuais.

Apesar deste aparente desencontro na mesa de diálogo político, que dura há mais de oito rondas, Afonso Dhlakama, que falava num comício popular que realizou este fim-de-semana na cidade de Lichinga, província do Niassa, na presença de milhares de pessoas, disse que o processo de integração vai iniciar já no próximo mês.

“A partir de Janeiro, vão entrar os nossos comandos, os nossos homens, para trabalhar com a polícia, como irmãos, sem que a polícia continue a cumprir ordens do partido Frelimo, massacrando a população, como acontecia antes”, disse Dhlakama, garantindo que será o fim da partidarização das Forças de Defesa e Segurança.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana