segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sobe para 39 número de mortos em deslizamentos de terra na Indonésia




Jemblung, Indonésia, 15 dez (Lusa) -- As equipas de resgate da Indonésia prosseguem hoje, pelo terceiro dia, as operações de busca por sobreviventes na sequência de deslizamentos de terras, ocorridos na ilha de Java, elevando para 39 o número de vítimas.

Os membros das equipas de resgate remexem na lama com pás e com as próprias mãos, na localidade de Jemblung, onde 69 pessoas continuam dadas como desaparecidas depois dos deslizamentos de terras terem soterrado casas na sequência de chuvas torrenciais.

Mais de mil pessoas, incluindo socorristas, polícias e soldados, estão envolvidas na operação de resgate, embora as autoridades vejam, nesta fase, como escassa a probabilidade de encontrar sobreviventes.

O porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que os bulldozers e as retroescavadoras continuam a tentar limpar a enorme pilha de árvores derrubadas e a terra que bloqueia a principal via de acesso ao local, na esperança de acelerar os esforços de salvamento.

"Os socorristas retiraram mais corpos da lama, elevando para 39 o número de vítimas", disse à agência AFP.

A primeira fase da operação de resgate foi dificultada pelas contínuas chuvas, mas as condições meteorológicas melhoraram desde domingo.

Os desmoronamentos de terras provocados por fortes chuvas e inundações são comuns na Indonésia durante a época de monções.

A Proteção Civil estima que metade dos 250 milhões de indonésios residam em áreas sujeitas a deslizamentos de terras.

O vasto arquipélago indonésio é uma das zonas mais atingidas por desastres naturais, sendo também frequentemente palco de terramotos e de erupções vulcânicas.

DM (FC) // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana