terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CNRT apresentou "uma ou duas opções" para o futuro Governo timorense - secretário-geral




Díli, 10 fev (Lusa) - O secretário-geral do maior partido timorense, o CNRT, disse hoje que apresentou ao Presidente da República "uma ou duas opções" sobre o futuro Governo timorense, considerando que cabe ao chefe de Estado decidir.

"Fomos consultados sobre nomes e cenários de que tipo de apoio que o CNRT dá para a formação do Governo. Apresentamos as nossas opiniões, duas ou três opções. Cabe agora ao senhor Presidente decidir", afirmou Dionísio Babo.

"Não vamos referir aqui nomes de candidatos. Há nomes que o senhor Presidente decidirá. Temos uma ou duas opções que apresentámos. Não quero apresentar o nome", disse.

Dionísio Babo falava aos jornalistas depois de um encontro de uma delegação do seu partido com o Presidente da República, Taur Matan Ruak, que pôs fim ao processo de consulta aos partidos com assento parlamentar.

Babo confirmou que a delegação apresentou "a sua opinião sobre os cenários em cima da mesa" garantindo que o partido apoia a postura do presidente do CNRT, atual primeiro-ministro demissionário, Xanana Gusmão.

"Para evitar conflitos de interesse o presidente do partido deixou de estar nos encontros do Conselho Político Nacional do partido. Mas posso deixar aqui um sinal verde de que não tem a posição extrema de não concordar com a proposta apresentada pelo presidente do partido", disse.

"Estamos à procura de uma saída mais elegante. Mas num partido como o CNRT está fora de questão não apoiar o senhor presidente Xanana Gusmão", afirmou.

Questionado sobre informações de que o organigrama do novo Governo poderia ser maior do que o inicialmente esperado - fontes partidárias falam em mais de 40 membros - Babo diz que essa informação é falsa.

"Isso não é verdade. Cabe ao novo primeiro-minsitro decidir. Claro que haverá consulta com os partidos políticos. Mas posso dizer que não chegará a esse número", afirmou.

Fidelis Magalhães, chefe da Casa Civil do Presidente da República, disse à Lusa depois do encontro que a Presidência da República deverá emitir um comunicado "ainda hoje".

Recorde-se que Taur Matan Ruak informou segunda-feira ter aceitado o pedido de demissão do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, iniciando o processo de constituição do novo Governo que espera estar terminado no final desta semana.

"Depois da reunião do Conselho de Estado", o Presidente "Taur Matan Ruak informa que aceitou o pedido de demissão do Primeiro-Ministro, apresentado no passado dia 05 de fevereiro", o que "tem como consequência a demissão do Governo, nos termos da Constituição", refere um comunicado da presidência emitido na segunda-feira.

Através do Facebook, a Presidência confirmou que a tomada de posse do novo Governo será às 15:00 (hora local, 06:00 em Lisboa) na sexta-feira.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana