sábado, 28 de março de 2015

OS DONOS ANGOLANOS DE PORTUGAL - o filme




“Os Donos Angolanos de Portugal” é um projeto de documentário sobre o poder e influência do capital angolano em Portugal. Um filme produzido pelo público, a divulgar na internet, com distribuição livre. Realizado por Jorge Costa e editado por Edgar Feldman, a mesma equipa do anterior “Donos de Portugal” (2012).

Ao esclarecer o papel do capital angolano na economia portuguesa, o filme faz o inventário dos grandes articuladores desta relação pelo lado angolano: Isabel dos Santos, Manuel Vicente, António Mosquito, José Leitão, o general Kopelipa.

O filme divulgará a lista dos ex-governantes portugueses com lugares nas administrações de empresas que realizaram investimentos ou parcerias em setores estratégicos das duas economias.

Entre outros, o filme incluirá depoimentos de Marcolino Moco, jurista e primeiro-ministro angolano entre 1994 e 1996; Filomeno Vieira Lopes, economista e dirigente do Bloco Democrático angolano; Nicolau Santos, jornalista e diretor-adjunto do semanário Expresso; Mariana Mortágua, deputada da comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

Este projeto tem como base o livro do mesmo nome, da autoria de Jorge Costa, João Teixeira Lopes e Francisco Louçã, que a Bertrand Editora publicou em janeiro de 2014.

Para ser possível a realização deste filme, precisamos da sua contribuição.



Sem comentários:

Mais lidas da semana