segunda-feira, 9 de março de 2015

SAI UM EXPRESSO CURTO SERVIDO COM IMAGINAÇÕES FÉRTEIS E INÚTEIS




Bom dia. Boa segunda-feira. Boa semana. Começamos o PG com o Expresso Curto. Uma boa onda do jornal Expresso que nos põe a par do antes e do depois, do presente. O Tio Balsemão tem muita sorte em ter pelo grupo Impresa gente com imaginação útil. Outros há que têm imaginação mas só inútil. Obrigado Expresso, um grande bom dia para todos vós e para o Tio Bilderberg Balsemão da Silva.

Já que veio aqui à baila a imaginação inútil vamos continuar. Cavaco Silva é detentor de uma imaginação fértil mas inútil para Portugal. Quis a senhora dos lados de Fátima, por via dos crentes em histórias da Carochina, que nos tocasse por presidente da República aquele fertilizante das avantesmas inúteis e até prejudiciais. O Expresso Curto tem lá esta abordagem, sem açúcar nem afeto. Lembremos, já agora, que hoje o Fernando Silva, do Página Global, também vai trazer aqui Cavaco em título já referido anteriormente e que encontram no PG mas que deixamos com hiperligação para não terem de ter muito trabalho logo à segunda-feira: O BOBO DA REPÚBLICA VAI ESTAR AQUI NO PÁGINA GLOBAL.

Já agora, apesar de fora do contexto dos tais inúteis, lembramos que hoje é dia de Martinho Júnior trazer ao Página Global a parte III do EM DEFESA DA CRIANÇA ANGOLANA. Podem vir à vontade porque mais logo vão encontrar o Martinho Júnior.

Chega de Cavaco. Vamos ao Caloteiro Falso Moralista Campeão dos Trafulhas. Quem? Ora, Passos Coelhos, o Chico-esperto, o tangas, o chefe do Bando de Mentirosos. O Expresso Curto também o trás à baila em mistura com Cavaco e no modo simples. Já cansam, estes artistas dos milagres da Fátima. Onde é que ela andava quando deixou que isto acontecesse em Portugal. Juntar tanta avantesma num país para cumprir a ambição de estar dominado por um presidente, um governo e uma maioria é o que dá, desastre. O Salazar deve estar a rir até mijar as alminhas e o próprio Satanás para lhe apagar o fogo. Cavaco e a trupe do PM e AR da maioria em São Bento encarnaram o ditador. A PIDE já anda por aí. Chamam-lhe outras coisas… Mas é a PIDE, não se iludam. A seu tempo, se isto continuar assim, logo concluem que temos razão.

Registe que neste momento, nesta manhã, agora e até quase ao meio-dia a TSF está com o Fórum a tratar do tal Bobo da República. Só mais isto à laia de memo e vamos embora.

Basta de conversa fiada. Vamos ao Expresso Curto. Hoje tem a palavra e a embalagem do café o Pedro Candeias. Divirtam-se com todas estas desgraças. Deus vos ajude. Sim, porque a Fátima só anda a fazer disparates. Há quem diga que ela continua salazarista porque foi inventada naquela época da ditadura salazarista com o Cardeal Cerejeira a comandar as operações da tanga. Talvez. Não existem registos das mentiras e outras imaginações inúteis e prejudiciais.

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Pedro Candeias, coordenador do Expresso

Passos, as desculpas e o mau pagador 

A palavra de hoje é: desculpa. Mas já lá iremos, que há uma hierarquia a respeitar. Em primeiro, o Presidente; em segundo, o Primeiro.

Disse Cavaco Silva que isto que liga Passos Coelho à história da dívida à Segurança Social era uma guerrinha de comentadores em que um PR ajuizado não se devia meter – mas meteu-se.  Cavaco, que tem “muita experiência” e distingue “jogos” de “matérias” a léguas, escorregou, tropeçou e caiu no comentarismo ao falar de lutas políticas e partidárias que “já cheiram a campanha eleitoral”. Que é como quem diz, deixem-se de lérias e vão lá tratar da vida real. E do país.

Cavaco não perdeu pela demora: António Costa achou as declarações “infelizes”; Marques Mendes pediu-lhe para ser “equidistante” na SIC; e Marcelo Rebelo de Sousa lembrou-lhe via TVI que a barafunda entre partidos existe, sim, mas apenas e só porque o PR não “quis marcar eleições mais cedo.” E repetiu: “Fez mal, fez mal”.

Fez mal em não ter estado calado.

Não sei se Cavaco é fã de Mourinho (presumo que sim) e se terá tentado uma abordagem mourinhesca do estilo estou aqui, critiquem-me a mim mas deixem o homem em paz; mas desconfio que Cavaco não morre de amores pelo homem em questão pelo que vê-lo a salvar a pele de Passos só mesmo em nome de uma estabilidade (a sua) e de um mandato presidencial (o seu) que entra hoje no último ano.

Acontece que o assunto Passos-dívida-Segurança Social não é comezinho e continua vivo uma semana depois de ter nascido no "Público". Ainda ontem, durante o dia, o PCP de Jerónimo pediu a demissão do Governo falando de "anormalidades"; e António Costa convidou os portugueses a demitirem o Primeiro Ministro. E, à noitinha, Marcelo Rebelo de Sousa recuperou as palavras de sábado de Marques Mendes: se Passos Coelho tivesse logo pedido desculpa em vez de prolongar no tempo as “numerosas” explicações, a coisa teria sido gerível. E acrescentou que o Primeiro Ministro devia logo ter pagado o que era devido em 2012.

É que Passos só não o fez porque não quis – e fez mal em não fazê-lo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Continuamos na política, mas damos aqui um pulo à vizinhança para percebermos que o bipartidarismo morreu do outro lado da fronteira - e, com ele, as maiorias absolutas. A sondagem do "El Pais" mostra-nos que o Podemos, o PSOE, o PP e o Ciudadanos estão separados por apenas cinco pontos e o caminho mais óbvio será o da coligação e das alianças. Há quem chame a isso política.

E alianças é o que Jean-Claude Juncker propõe entre países europeus para a criação de um novo exército do Velho Continente. Em entrevista ao "Die Welt", o presidente da Comissão Europeia disse que gostaria de ver os 28 a marchar a toque de caixa quando e sempre que um dos seus fosse ameaçado. Ou invadido. Como a Ucrânia foi pela Rússia.

Entre russos há uma história de sangue que começa agora a ser explicada. A polícia prendeu cinco chechenos, suspeitos de terem matado Boris Nemtsov (crítico ao regime Putin). Dois deles, Zaur Dadayev e Anzor Gubashev, foram formalmente acusados de homicídio pelo tribunal (Dadayev terá assumido a culpa) e os restantes continuam detidos. Um sexto suspeito fez-se explodir com uma granada quando já estava cercado pelas autoridades, em Grozny. O "Guardian" escreve que Dadayev tem ligações ao presidente da Chéchénia, que é um ex-militar, muçulmano; e que disse que "amava  o profeta Maomé" enquanto levantou o indicador na sala do tribunal. Há fotografias e o tipo parece o mau da fita de um mau filme de Guerra Fria dos anos 80.

Do bom e do melhor é o que as gentes da Apple dizem ter hoje para nos mostrar. Não fizeram a coisa por menos: enviaram um teaserchamado "Spring Forward" aos jornalistas para que estes guardassem o 9 de março só para eles. A Apple apresenta pela segunda vez (a primeira foi a 14 de setembro) o seu Apple Watch  e é desta que vamos saber o que o dito tem e não tem, quando vai para o mercado - e, a mãe de todas as perguntas, quanto custa. Por volta das cinco da tarde, dê uma trincadela na maçã e siga o evento em streaming. O Tim Cook será  o seu anfitrião.

FRASES

"[O próximo presidente] que tenha alguma experiência no domínio da política externa e uma formação e capacidade e disponibilidade para analisar e acompanhar os dossiers relevantes para o país."Cavaco 'La Palisse' Silva sobre que é preciso para ser-se presidente agora que entra no seu último ano de mandato. Está na primeira página do "Diário de Notícias" e refere-se ao balanço que hoje é publicado na site oficial da Presidência.

"Ricardo Salgado liga-me para saber quando é que vai ser ouvido."Fernando Negrão, presidente da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES em entrevista ao "Diário Económico" de hoje.

"Sinto-me envergonhado com algumas coisas em que participei no Parlamento." Ribeiro e Castro, do CDS-PP, em entrevista ao "Jornal i"

"Espero que não se agarrem a mais uma expulsão porque já estávamos a ganhar por 2-1. Temos é de nos agarrar aos factos do jogo. Se calhar devíamos ter saído daqui com três ou quatro golos porque há duas grandes penalidades por marcar." Jorge 'diz-que-é-limpinho' Jesus após a vitória do Benfica por 3-1 em Arouca que mantém o clube da Luz com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto (venceu em Braga). Hoje, o Sporting encontra o Penafiel.

"Este é um momento espectacular, depois de tantos anos de lesões e é um exemplo para todos os que não acreditavam que era possível. Saltei mais com a cabeça do que com o coração." Nelson Évora, o novo campeão europeu de triplo salto em pista coberta.

O QUE ANDO A LER

Isto: o jornalista pergunta-lhe como é que ele se sente e ele responde-lhe que se sente capaz de correr uma maratona. Não há nada de errado com o corpo dele apesar de estar magro e gasto como a caixa de cartão que segura nas mãos que diz isto: "Perdi o emprego. Dispensado. Sem casa." Ryan Hoffmann era forte e musculado e tinha a vida pela frente até que as coisas começaram a ficar confusas. "Eu já fui normal, sabe?"  Esta história do NYT é sobre futebol americano e sobre o que o futebol americano pode fazer a quem o joga. Porque é um desporto duro e violento. E perigoso. "O meu problema está na cabeça. Há algo de errado comigo e acho que tem a ver com o futebol."

E isto: "The Collected Stories of Lydia Davies", uma norte-americana contadora de pequenos contos divertidos e trágicos sobre coisas dela e dos outros que ela vê ou imagina. E é tudo tão bem escrito e simples e preciso e enxuto que o tempo passa um bocadinho mais depressa quando nos sentamos a lê-la.

E não lhe tomo mais tempo. Hoje passe os olhos no Expresso Diário, que sai às 18h00 (siga por aqui, usando o código da revista E), e amanhã leia no seu correio tudo aquilo que precisa de saber enquanto toma o seu cafezinho com o Bernardo Ferrão (no caso dele, um cimbalino), o nosso Editor de Política.

Bom dia. E até já.

Sem comentários:

Mais lidas da semana