terça-feira, 16 de junho de 2015

Sudão do Sul. ONU ALERTA QUE QUASE 250.000 CRIANÇAS PODEM MORRER DE FOME




Juba - Pelo menos 250.000 crianças correm risco de morrer de fome no Sudão do Sul, país devastado por 18 meses de guerra civil, advertiu nesta terça-feira num relatório Toby Lanzer, ex-coordenador humanitário da ONU no país.

"Uma em cada três crianças está em estado de desnutrição severa e 250.000 menores correm o risco de morrer de fome", afirmou Lanzer nas suas declarações preliminares.

Este coordenador da ONU foi expulso no início de Junho, segundo as autoridades, por prever o colapso do Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, independente desde Julho de 2011.

Neste documento, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCAH) faz um apelo às doações, alegando necessitar de 1,63 bilhão de dólares (1,45 bilhão de euros - USD 1.00 equivale a Kz 100.00) até o fim do ano.

Lembra igualmente que dois terços dos 12 milhões de habitantes do país precisam de ajuda e que 4,6 bilhões deles podem não dispor de alimentos.

O actual conflito no Sudão do Sul explodiu em Dezembro de 2013, com confrontos dentro do próprio exército sul-sudanês, fracturado em suas linhas político-étnicas devido à rivalidade entre o presidente Salva Kiir e o seu antigo vice-presidente Riek Machar.

Diversas milícias tribais se uniram, de um lado ou de outro, aos combates, acompanhados de massacres étnicos e de extorsões atribuídas aos dois grupos.

As forças presentes em terra não fazem "nenhum esforço aparente para diferenciar alvos militares e civis, com lançamento de morteiros sobre zonas povoadas e disparos ao acaso em direcção aos acampamentos", afirmam os autores.

Angop

Sem comentários:

Mais lidas da semana