sábado, 13 de junho de 2015

Timor-Leste arranca empate à Malásia na qualificação para Mundial 2018 de futebol




Díli, 12 jun (Lusa) - Timor-Leste conseguiu nos derradeiros momentos do encontro arrancar um surpreendente empate a 1 bola contra a Malásia no primeiro jogo de qualificação para o Mundial 2018 de futebol.

O remate de cabeça de Ramon de Lira Saro, brasileiro naturalizado timorense, na sequência de um livre já no período de descontos deu um sinal de esperança à seleção timorense, que daqui a 4 dias joga contra os Emirados Árabes Unidos.

A Malásia tinha aberto o marcador com um jogo de Safee Sali, no minuto 34, mantendo o resultado quando até ao apito final.

"Não tivemos muito tempo de preparação para este encontro. Apenas três dias de treino. Obviamente que estamos muito contentes", disse o treinador Fábio Joaquim Magrão.https://www.facebook.com/events/944188028927260/

Magrão defendeu a decisão de convocar vários jogadores nascidos em Portugal e no Brasil e naturalizados em Timor-Leste, considerando que se trata de "um plano a longo prazo em Timor-Leste porque não há liga nacional".

No próximo encontro, Timor-Leste joga em 'casa' mas terá que o fazer no Shah Alam Stádio, na Malásia, já que o Estádio Municipal de Díli não tem condições adequadas.

Timor-Leste continua assim sem perder uma campanha histórica na qualificação para o Mundial 2018 de futebol, impulsionada por um 'salto' sem precedentes no ranking da FIFA devido a duas vitórias na ronda de pré-qualificação para os grupos, contra a Mongólia (4-1 e 0-1), em março.

Resultados que geraram amplo entusiasmo em Díli e levaram Timor-Leste a dar um salto do 182º para o 151º lugar no ranking.

Agora, uma das seleções do planeta menos experientes e com menos sucessos integra o grupo A da segunda fase de apuramento asiático juntamente com os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a Palestina e a Malásia.

A Arábia Saudita já participou em quatro mundiais, e os Emirados Árabes Unidos foram semifinalistas da AFC Asian Cup (onde Timor-Leste só competiu uma vez) e tanto a Malásia como a Palestina têm ampla experiência internacional.

Antes das vitórias de março sobre a Mongólia, a seleção timorense tinha registado poucos êxitos, com destaque para a vitória na ronda prévia de qualificação para a AFF Suzuki Cup em 2012, acabando por ficar a um ponto de distância da qualificação.

ASP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana