segunda-feira, 6 de julho de 2015

Angola-Itália. UMA NOVA ETAPA NA COOPERAÇÃO



Kumuênho da Rosa,  em Itália – Jornal de Angola

Angola e a Itália assinam hoje dois memorandos de entendimento sobre cooperação económica e financeira, e um sobre consultas políticas entre as diplomacias dos dois países.

Com os acordos, que vão ser assinados no âmbito da visita oficial do Presidente José Eduardo dos Santos à Itália, os dois países procuram reforçar as bases para uma nova etapa da cooperação bilateral, tal como pronunciada o ano passado aquando da visita que o Primeiro Ministro italiano efectuou a Angola.

Em Roma desde ontem, o Presidente José Eduardo dos Santos começa hoje a sua jornada de trabalho na capital italiana, com encontros separados com o seu homólogo e com o Primeiro Ministro, com quem deverá aprofundar alguns assuntos de interesse dos dois governos, em especial em matéria de cooperação económica e financeira. É a tal oportunidade que, tal como referiu em Luanda o chefe do Governo italiano, os dois países não podem mais deixar fugir.

Matteo Renzi havia feito questão de referenciar que apesar de a Itália ter sido o primeiro país da Europa ocidental a reconhecer a independência de Angola, há 40 anos, ter sido ele o primeiro chefe de Governo a escalar Luanda em visita oficial. O Primeiro Ministro prometeu tudo fazer para corrigir eventuais erros do passado, mas fundamentalmente para recuperar o tempo e o espaço perdido.

O Governo italiano deixou claro que pretende ver a cooperação económica no mesmo patamar da política. E esse desiderato vai conhecer um momento particularmente importante com a assinatura hoje dos memorandos sobre a cooperação económica, envolvendo os ministérios da Economia, da parte angolana, e do Desenvolvimento Económico, pela parte italiana, e sobre o sector financeiro, envolvendo os ministérios das Finanças, por Angola, e a Sociedade de Seguro ao Crédito Externo (SACE S.p.a). Durante a sua visita a Angola, essa que é-lhe retribuída agora pelo Chefe de Estado angolano, Matteo Renzi prometeu maior cooperação a nível das chancelarias, especialmente a nível das Nações Unidas. O chefe do Governo italiano fez questão de dizer, em Luanda, que vê Angola como um parceiro estratégico incontornável para a paz e a estabilidade em África e no Mundo.

E foi sem surpresa que anunciou a disponibilidade do seu país em apoiar Angola na organização de uma conferência internacional sobre segurança energética no Golfo da Guiné, uma iniciativa dos Estados Unidos da América, que tem por objectivo definir uma plataforma de cooperação entre os Estados da região.

A agenda do Chefe de Estado em Roma reserva para hoje encontros com o seu homólogo italiano, Sérgio Mattarella, e com o Primeiro-Ministro, Matteo Renzi. Além dos encontros com o Presidente Mattarella, no Palácio do Quirinal, e com o chefe do Governo, Matteo Renzi, na Villa Algardi, a agenda do Presidente José Eduardo dos Santos em Roma inclui encontros com várias personalidades ligadas a organizações internacionais, sedeadas na capital italiana, como o brasileiro José Graziano da Silva, Director Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o nigeriano Kanayo Nwanze, presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e a norte-americana Ertharin Cousin, Directora Executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM).

O Chefe de Estado  vai encontrar-se ainda com representantes de algumas das mais importantes companhias italianas, como Claudio Descalzi, administrador delegado da Ente Nazionale Idrocarburi (ENI), multinacional petrolífera presente em setenta países, e Mauro Moretti, administrador delegado da Finmeccanica, um dos maiores grupos industriais de alta tecnologia do mundo. A Finmeccanica trabalha nas áreas da defesa, aeroespacial, segurança, automação, transportes e energia. 

Integram a comitiva presidencial, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil, Edeltrudes Costa, e os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e da Agricultura, Pedro Canga, e altos funcionários do gabinete presidencial.

A agenda de trabalhos do Presidente José Eduardo dos Santos em Itália termina oficialmente amanhã, 7, e de acordo com uma nota da Casa Civil, o Chefe de Estado seguirá para a Espanha em visita privada. 

Foto Francisco Bernardo

Sem comentários:

Mais lidas da semana