«O
estado do sistema de justiça na Guiné-Bissau foi descrito como
"triste", "terrível", e "refletindo a situação do
país". A justiça está distante do povo», diz o relatório de Mónica Pinto,
Relatora Especial sobre a independência dos juízes e advogados na
Guiné-Bissau.
O
documento que é o resultado de um trabalho feito a convite das autoridades
nacionais em 2015, de 10 a 16 de Outubro, refere que «A falta de tribunais,
informação, confiança e educação empurra a maioria das pessoas a recorrer a
líderes tradicionais para resolver seus litígios. A justiça também é cara e a
grande maioria da população não pode pagar os seus serviços. A qualidade dos
serviços prestados não é boa. O tratamento dos casos nem sempre respeita o
devido processo e atrasos judiciais, muitas vezes equivale a uma denegação de
justiça. Além disso, juízes, procuradores, advogados e funcionários do tribunal
não são adequadamente treinados para desempenhar as suas funções
profissionais.»
O
relatório resulta da auscultação das autoridades nacionais, entidades e
personalidades ligadas a Justiça, ONG’s, organismos das nações unidas,
instituições académicas.
«A
Justiça é pobre. O sistema de justiça não tem instalações adequadas para
trabalhar, incluindo os tribunais, ferramentas de investigação, celas de
detenção, ou material básicos de escritório. Juízes e procuradores também não
têm salários adequados. A justiça também é insegura. Sem um mecanismo de
proteção, de juízes, procuradores, agentes de polícia judiciária e advogados
ficam expostos a ameaças e pressões, e por isso são vítimas. A justiça militar
também, no entanto, não está a ser observada, pelo menos a medida da
Guiné-Bissau, e por muitas razões, incluindo a falta de independência,
imparcialidade e competência dos tribunais militares. Qualquer reforma deste
sistema terá que ir de mãos dadas com uma reforma global do sector da Defesa»,
conclui o relatório.
O
documento elaborado com detalhes precisos sobre a justiça guineense, traça um
historial e o contexto político, delineia o Sistema Judicial, as Disposições
Constitucionais (a actual Constituição da República da Guiné-Bissau foi
adoptada a 16 de maio de 1984 e revista cinco vezes entre 1991 e 1996. No seu
artigo 59 n° 2 é reconhecido o princípio de separação de poderes); observa o
quadro legal, a estrutura dos tribunais, Supremo Tribunal de Justiça, tribunal
de relação, tribunais regionais, tribunais de sector, tribunais especializados.
No
capítulo de «Os Desafios para a independência e imparcialidade do poder
judicial e da boa administração da justiça» refere a relatora que «os
principais problemas enfrentados pela Guiné-Bissau no domínio da justiça não
são normativos; encontram-se antes na implementação deficiente ou mesmo ausente
das disposições nacionais e internacionais existentes». Para exemplificar diz
que «as leis sobre violência doméstica ou a mutilação genital feminina, que
foram aprovadas num esforço para incorporar as normas internacionais dos
direitos humanos no ordenamento jurídico interno, não foram devidamente
aplicadas até agora.»
Com
muitas lacunas legislativas e disposições que são demasiadas vagas e / ou
contraditórias, é muito difícil para os juízes interpretar e aplicar de forma
justa a lei. Além disso, é essencial ter em mente que, na maioria dos casos, as
regras legais têm de ser respeitadas e aplicadas pelos cidadãos e pelos
diferentes agentes do Estado que não são licenciados em Direito. Além disso, a
Relatora Especial observa com grande preocupação que as leis são escritas e
publicadas exclusivamente em Português, uma língua que só é falada e usada por
um pouco mais de 10% da população. Também é muito difícil ter acesso a cópias
de leis, a maioria das quais não estão disponíveis em formato electrónico e
numa plataforma pública. Muitas pessoas são, portanto, excluídas de facto,
conhecendo os seus direitos e quais comportamentos são proibidos.
Eis
algumas conclusões que o relatório aponta:
«A
impunidade é galopante, a instabilidade política é elevada e os crimes do
passado ainda estão a ser resolvidos. O país também é deixado à margem da luta
contra o crime organizado transnacional, quer sob a forma de tráfico de seres
humanos, armas e tráfico de drogas, ou lavagem de dinheiro, entre outros, que
hoje é global. A Guiné-Bissau é, portanto, extremamente vulnerável ao impacto
de tais crimes na sua economia, do desenvolvimento e do tecido social. A
corrupção também é generalizada, nomeadamente entre os agentes do sistema de justiça,
embora difícil de avaliar.
Apesar
de observações assustadoras da Relatora Especial, parece que a justiça tem
enfrentado dificuldades para obter atenção regular das autoridades. Falta de
continuidade e sustentabilidade na gestão das instituições judiciais trabalham
contra qualquer plano razoável para melhorar o sistema de justiça. Mais
intervenções ad hoc ou a curto prazo são necessárias, mas, ao mesmo tempo
continuidade e responsabilidade são essenciais para permitir melhorias e
mudança a longo prazo. Ao conceber as reformas, é importante olhar para toda a
cadeia da justiça, e não apenas os juízes, procuradores e advogados. Os desejos
de reformas devem ser acompanhados de metas de curto prazo, de modo a mostrar
resultados tangíveis e concretos para ajudar a construir a confiança das
pessoas no sistema de justiça. Processos progressivos e sustentáveis devem
reforçar e expandir estes resultados.
O
governo precisa assumir as suas responsabilidades. As Nações Unidas e outras
organizações não estão lá para substituir as autoridades do Estado: o objetivo
final de programas conjuntos é que o Estado assuma a responsabilidade de
construir sobre os resultados. Neste contexto, é importante sublinhar que,
durante a visita tanto o Presidente como o primeiro-ministro asseguraram à
Relatora Especial empenho na área da justiça e do Estado de Direito. Outra nota
positiva é o recente acórdão de inconstitucionalidade do Supremo Tribunal de
Justiça mencionado acima que foi amplamente percebido como um indicador da renovada
independência do tribunal face ao poder político.
A
tarefa é monumental, mas a Relatora Especial recusa- se a aceitar a ideia de
que as melhorias não são apenas possíveis. A Guiné-Bissau pode contar com uma
nova geração de profissionais de foro e outros profissionais qualificados que
estão dispostos e capazes de trabalhar arduamente para melhorar o sistema de
justiça se lhes for dada a oportunidade para o fazer. As organizações
não-governamentais e associações demonstraram uma compreensão bem articulada
das questões relativas ao sistema de justiça a partir de uma perspectiva de
direitos humanos. As suas contribuições não devem ser esquecidas; em vez disso,
elas devem ser colocadas na vanguarda das reformas.»
O
trabalho da Relatora Especial que abrangeu o Presidente da República e o
Primeiro-Ministro, faz importantes advertências, no entanto o relatório diz que
ela (Relatora Especial) entende que, dada a situação económica e
desenvolvimento da Guiné-Bissau, a curto e médio prazo, muitas das recomendações
que se seguem só pode ser postas em prática e executadas com apoio técnico e
financeiro contínuo e próximo dos doadores internacionais e o sistema das
Nações Unidas.
«Devem
ser tomadas medidas urgentes para estabelecer e operacionalizar os tribunais e
os gabinetes do Ministério Público previstos na lei. Postos de polícia
judiciária também devem ser criados. A presença de advogados fora de Bissau
também deve ser promovida.
Deverão
ser recolhidos dados sobre o número de mulheres no Poder Judiciário, no
Ministério Público e nas profissões afins, de modo a tomar as medidas adequadas
para melhorar a sua representação em todos os níveis dos tribunais e da cadeia
de justiça.
No
contexto da revisão constitucional previsto pela Assembleia Nacional, uma análise
cuidadosa das disposições constitucionais e as obrigações internacional em
direitos humanos assumidas pela de Guiné-Bissau devem ser realizadas. Em
particular, a revisão constitucional deve incluir um mandato fixo para o
Procurador-Geral, reconhecer a independência da sua posição e estabelecer
critérios claros para a sua demissão, bem como as disposições de reforço da
independência da justiça e do Estado de Direito. Tal revisão constitucional
deve ser participativa, permitindo discussões em profundidade com todas as
partes interessadas, incluindo membros do judiciário, advogados e da sociedade
civil.
Uma
revisão abrangente da legislação nacional deve ser realizada para harmonizar
seu conteúdo com a Constituição do país e as obrigações internacionais e
adaptá-la às necessidades actuais. Em particular, a legislação relativa à
justiça militar, o Código Civil, o Código do Trabalho e do Código de Processo
Penal devem ser urgentemente atualizados.
Todas
as leis e regulamentos deveriam ser facilmente acessíveis ao público. A
legislação importante deve ser traduzida para o crioulo da Guiné-Bissau e
outras línguas nativas.
Devem
ser tomadas medidas concretas para aplicar a legislação em vigor, nomeadamente
as recentes leis sobre violência doméstica e a mutilação genital feminina, bem
como os instrumentos internacionais dos direitos humanos ratificados.
As
sentenças e decisões judiciais, incluindo citações e ordens de detenção, devem
ser rigorosamente cumpridas.
O
processo e critérios de seleção de juízes e procuradores devem ser claramente
estabelecido na lei e garantir que apenas os candidatos com maior competência e
perícia na lei, incluindo a lei de direitos humanos, são seleccionados. O
processo deve ser anónimo e feito por escrito por uma entidade independente
para garantir a imparcialidade.
A
composição do Conselho Superior da Magistratura deve ser revisto para aumentar
a representação dos juízes e reduzir, ou mesmo excluir, a representação do
executivo e parlamento.
Um
código de conduta para os juízes que esteja em consonância com os Princípios de
Bangalore de Conduta Judicial, deve ser adoptado após consulta adequada e
rigorosamente aplicado.
Todas
as alegações de má conduta de juízes, incluindo a corrupção, devem ser
devidamente investigadas sob regras previamente definidas, claras e
transparentes. Os procedimentos disciplinares devem ser conduzidos com total
respeito pelas normas internacionais de direitos humanos, em particular o
devido processo legal e as garantias de um julgamento justo.
O
orçamento atribuído aos tribunais e serviços do Ministério Público deve ser
aumentada de forma substancial para garantir que eles tenham os recursos
financeiros para funcionar corretamente. O salário dos juízes deve ser definido
na lei e intangível.
O
poder judicial e o Ministério Público deverão ser independentes quando se trata
de gerir seus recursos financeiros. No entanto, eles devem ser totalmente
transparentes, tanto na atribuição e na utilização dos fundos, incluindo os
fundos gerados por custas judiciais.
Os
tribunais, os serviços do Ministério Público e a Polícia Judiciária devem
funcionar nas instalações que são aceitáveis, adequadas e seguras. Devem ser
fornecidos recursos materiais que lhes permitam desempenhar as suas tarefas de
forma eficaz.
Tal
como previsto nas respectivas leis, as inspecções para o trabalho dos juízes e
procuradores devem ser realizadas regularmente, com vista a melhorar a
eficiência e conformidade com a ética profissional.
Um
código de conduta para os procuradores que está em conformidade com as
directrizes das Nações Unidas sobre o Papel dos Procuradores deve ser adoptado
após consulta adequada e rigorosamente aplicado.
Todas
as queixas de má conduta contra os procuradores devem ser processados e
investigados de forma expedita segundo os procedimentos adequados e previamente
definidos. Os procedimentos disciplinares devem ser conduzidos com total
respeito pelas normas internacionais de direitos humanos, em particular devido
processo legal e as garantias de um julgamento justo.
A
ciência forense deve ser desenvolvida urgentemente e modernas ferramentas de
investigação devem ser disponibilizadas para os órgãos de investigação.
A
polícia judiciária deve receber recursos financeiros e materiais adequados para
funcionar eficazmente.
A
legislação que regula o exercício da profissão de advogado e garantir a sua
independência deve ser adoptada após consulta com os advogados e representantes
da Ordem dos Advogados; ele deve cumprir as normas internacionais de direitos humanos
pertinentes.
Um
programa para assegurar a presença de advogados fora da capital deve ser
urgentemente criado pela Ordem dos Advogados. Os incentivos devem ser
fornecidos aos advogados que se oferecem.
Devem
ser tomadas medidas para melhorar a competência e profissionalismo de
advogados, incluindo a introdução de um exame escrito obrigatório, padronizado
como requisito para a admissão à profissão de advogado.
Um
código de conduta para os advogados que esteja em consonância com os Princípios
Básicos das Nações Unidas sobre o Papel dos Advogados deve ser aprovado pela
Ordem dos Advogados e rigorosamente aplicado.
As
queixas contra a conduta profissional dos advogados devem ser processadas
rapidamente pela Ordem dos Advogados segundo os procedimentos adequados, que
respeitem o direito a uma audiência justa.
Quaisquer
pressões, interferências, intimidação, assédio, ameaças ou ataques contra
juízes, procuradores, advogados ou outros agentes judiciais devem ser
prontamente e cuidadosamente investigados e responsabilizados os autores.
Após
consultas com os actores do sistema de justiça, um mecanismo eficiente deve ser
posto em prática para assegurar a sua protecção e a de suas famílias.
A
prioridade deve ser dada ao estabelecimento de um programa adequado de proteção
de vítimas e testemunhas.
Um
programa eficaz de assistência jurídica gratuita para aqueles desprovidos de
recursos económicos deve ser institucionalizado e fundos suficientes alocados.
A Ordem dos Advogados e os seus membros devem colaborar plenamente com este
programa, mas é essencial que seja paga uma compensação justa pelo Estado pelos
os seus serviços.
Os
requisitos para a isenção das custas judiciais em caso de pobreza deveem ser
clarificados e simplificados.
Medidas
concretas devem ser tomadas no sentido do estabelecimento de um sistema de
justiça juvenil; por exemplo, juízes e procuradores devem ser oferecidos a
oportunidade de se especializarem em direitos das crianças.
Num
esforço para quebrar a cultura de impunidade, todas as graves violações dos
direitos humanos e crimes politicamente motivados devem ser efetivamente
investigados e os autores devem ser julgados e sancionados se forem
considerados culpados.
As
recomendações da conferência sobre a impunidade, justiça e direitos humanos
deve ser seriamente consideradas e um programa abrangente concebido, detalhando
medidas concretas a serem tomadas.
A
sensibilização do público deve ser realizada sobre o conteúdo das leis, a sua
aplicação, os direitos que reconhecem e as obrigações que implicam, e sobre
como aceder o sistema de justiça formal. A informação deve ser disponibilizada
numa linguagem que as pessoas entendam.
Os
Centros de Acesso à Justiça devem ser providos com mais recursos financeiros e
materiais; mais centros também devem ser estabelecidos em outras regiões do
país. O Estado deve criar um plano concreto para assumir o financiamento destes
centros do PNUD.
Os
esforços para dar a conhecer e sensibilizar os líderes tradicionais sobre a
legislação nacional e as obrigações internacionais de direitos humanos devem
continuar e ser reforçados.
A
formação jurídica contínua e a formação profissional devem ser encorajadas e
mais oportunidades fornecidas para juízes, procuradores, advogados e outros
actores judiciais. Cursos mais especializados e formações devem ser oferecidos,
incluindo a forma de combater o crime organizado transnacional; para este fim,
avaliação das necessidades regulares deve ser efetuada. A formação em direitos
humanos, deve ser obrigatória para todos os juízes, procuradores e
advogados.
O
pessoal a trabalhar para os tribunais ou Ministério Público também deve ser
adequadamente formado e deve-lhes ser dada oportunidade de desenvolver as suas
capacidades profissionais. Para este efeito, o apoio ao CENFOJ deve ser
reforçado, incluindo o fornecimento de recursos financeiros e materiais
necessários.»
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