quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Angola | SAMAKUVA A PRESIDENTE! RETÓRICA SOBRE MPLA É SEMPRE O MESMO...



FICARÁ MESMO TUDO EM ÁGUAS DE BACALHAU OU VÃO ENGOLIR MAIS UNS TANTOS SAPOS VIVOS?

Fernando Vumby | opinião

Estou a ser confrontado como uma serie de perguntas desde que publiquei o artigo com o titulo "Samakuva daria num bom presidente para todos nós e votar no JL/MPLA é trair Angola e os angolanos".

Pergunta: Kota o que achas se a UNITA aceitar a batota?

Resposta: Eu acho que se a UNITA aceitar a batota eleitoral com os mesmos argumentos de sempre ( em nome de uma paz vista por um canudo). O melhor, para bem de Angola e dos angolanos, que poderão fazer é desaparecer como partido político da oposição e aliarem-se ao MPLA clara e abertamente.

O melhor entre aspas sim, porque não quero acreditar numa aliança MPLA/UNITA mesmo por mais que os manos da UNITA se pintem. Desde que vi num circo um urso a conduzir um carro e um cão a escrever chinês, para mim o impossível deixou de existir e precisamos não esquecer que o país em causa chama-se Angola - que hoje é comparado com um circo que treina palhaços de todas as nacionalidades e para todos os gostos. Sob o risco de serem zombados até pelo diabo e mais sete, ou vistos, condenados e consagrados pela opinião internacional como os crónicos mais bazezas da história da humanidade, o que ninguém gosta.

POLÍTICA É UM JOGO SUJO?

E quem acredita ou pensa já ter visto tudo está enganado, olha que ainda não escrevi tudo que vi com os próprios olhos desde os tempos da outra senhora ...

Onde só se vendia fuba a quem comprasse um gato, onde nos mercados ateé blindados e munições se compravam, onde há mães que transformam as suas próprias filhas em merenda para os generais porque dá fama e dinheiro, onde até os mortos votam e tudo fica como se nada fosse. Espero apenas que este meu duvidar não seja um tiro no meu próprio pé.

Ainda assim quero acreditar que a UNITA honre o bom nome das tantas vítimas deste regime e de todos aqueles que acreditem nela como capaz de tirar Angola do lamaçal em que JES, Nandós, Kopelipas e outros bardamerdas mergulharam por ganancia e apetência pelo sangue alheio.


SAMAKUVA DARIA NUM BOM PRESIDENTE PARA TODOS NÓS & VOTAR NO JL / MPLA É TRAIR ANGOLA E A MAIORIA DOS ANGOLANOS!

Vivo fora de Angola há mais de 35 anos, mas ainda assim vivo o país com grande intensidade todos os dias, horas, minutos e segundos. Não estou a exagerar se disser aqui que tenho observado com grande precisão os nossos políticos ligados ao regime assim como os da oposição, enfim tal qual a postura e comportamento de cada um deles.

NO MPLA!

Neste MPLA não vejo ninguém que merece a minha confiança e é preciso não esquecer , que estive la dentro como FAPLA e ex operativo dos serviços de contra inteligência muito embora aquilo fosse também uma grande farsa porque nunca tivemos autonomia de trabalho , pois mil mentiras de um assessor cubano valia mais do que uma verdade contada por um oficial operativo angolano porque se dizia que defender Neto era defender a revolução angolana.

Só há planistas no MPLA, gente com truques para todos os gostos e situações, e curioso não se conhece nenhum deles que tenha apresentado um balanço positivo do seu mandato como governante ou que tenha apresentado projetos e propostas inovadoras.

Com tantos escândalos, corrupção, manipulações e mentiras o MPLA vem tentando sobreviver porque conta com um exercito, policia e uma grande podridão chamada de poder judiciário ...”

Os que tiveram propostas inovadoras acabaram eliminados aos poucos. Curioso como a mesma versão, posta no ar pelos seus assassinos, foi sempre de  "doença prolongada".

Quem não faz parte da ala dos corruptos hoje, é porque já fez. Quem não mata hoje, ou manda matar, é porque já mandou matar e deixou morrer gente de todas as idades, especialmente crianças, como consequência dos seus roubos.

E PORQUÊ O SAMAKUVA?

Porque é um político sério, tem palavra e honrará seu compromisso com aqueles que o elegerem, não tenho duvidas, conheci o homem pessoalmente e quando lhe coloquei certas questões - daquelas de quebrar cabeças e sem papas na língua - olhou-me no rosto sem baixar a cabeça e convenceu-me com as respostas, sem gaguejar nem piscar os olhos.

Samakuva tem uma estrutura moral e ética muito elevada, é honesto e luta pelos anseios de todos os angolanos. Não é por a caso que até sapos vivos aceitou engolir, para evitar com que a grande maioria dos angolanos os engolissem. 

CARÁCTER DO REGIME NÃO GARANTE CREDIBILIDADE AO PROCESSO ELEITORAL!

E eu repito: vai haver fraude eleitoral e depois vão acabar por criar um clima tipo guerra fria com várias simulações para acalmar os ânimos da oposição política, a qual não acredito poder reagir contra a batota unida e energicamente.

O Povo? Que povo? Esse para o regime não passa de um mero detalhe e mercadoria gratuita que na maioria das vezes até acaba por dar sinais de que tanto lhe faz. Basta somarem quantos filhos(as) esposas, netos e sobrinhos de assassinados por este regime se converteram em simpatizantes, amigos e informantes dos assassinos dos seus entes queridos.

Querem uma lista com os nomes destes? Qual eleições, qual quê? Mas que grande lata! Este MPLA a organizar e controlar eleições sem batota?

Estão a brincar às eleições, como nós no tempo de criança brincávamos de (pai & Mãe). Com este Tribunal Constitucional, com essa CNE, com este PGR, que farsa mais ridícula e delirante encenação! Que ainda assim tem servido para umas poses de fotografias dos dois lados, entre batoteiros e batotados.

E A OPOSIÇÃO POLÍTICA?

Mesmo a UNITA e a CASA-CE provocando aos soluços algumas tempestades num copo vazio, para darem um arzinho da sua graça e como sinal de existência juntando um amontoado de gente que corre de um lado para o outro, muitos infelizmente em direções duvidosas sem saberem para onde vão, não estou a ver como estas duas organizações políticas da oposição se livrarão desta mistificação e ação diversionista organizada e controlada por um regime criminoso com a finalidade de conservar e consolidar poderes no apodrecido governo esquemático.

Repito vai haver batota sim. E não é hora dos batotados refilarem. Vai bastar ao regime armar, se é que ja não armou, uma parcela deste mesmo povo que tanto lhe faz, para surrar os refilões que ainda acreditam não conhecerem os becos de Luanda...

É UM PERIGO SER PRÓXIMO AO JES/ MPLA 

Nota-se facilmente que muita gente ligada a cúpula do MPLA ou da relação de JES, para não correr o risco de rejeição limitam-se a imitá-lo e seguir quase rigorosamente o modelo de comportamento corrupto e sem escrúpulos que caracteriza o presidente angolano e seu partido.

E pior é que acabam mesmo por assimilar e interiorizar estes costumes assumidos, já tradição da família MPLA, tentando conciliar com o jeito espontâneo de serem e as exigências a que estão submetidos para não serem diferentes, sob o risco de serem postos de parte.

MPLA funciona hoje em Angola como uma espécie de industria de fabricação de criminosos, pois para mim todo o corrupto é criminoso e não é por acaso que muitos honestos de ontem deram em criminosos de hoje.

Por fortes influencias e pressão do grupo corrupto vocacionado para atos maldosos é quase impossível alguém resistir estando no MPLA por mais que queira, antes pelo contrário acaba por criar ate ideias para o grupo e ganha mesmo um certo afeto a ele.

Sei de casos de políticos que estiveram ligados ao MPLA e que acabaram por morrer desgostosos porque tinham grandes dificuldades em seguir o comportamento que caracteriza o grupo e onde quando não alinhas acabas alinhavado - os ataques cardíacos estão quase sempre presentes

Mal se entra para o MPLA e se tiver um cargo de direção pior, se constrói imediatamente uma personalidade que individualiza um modo particular se ser, pensar e agir como um autentico corrupto e criminoso.

Um exemplo concreto. Conheci o Manuel Vicente e outros muito antes de se meterem na política, nunca foram os criminosos que se tornaram desde que se meteram no MPLA e passaram a assumir cargos de direção e deram no que são hoje.

Curiosamente conheci os país de alguns deles, eram velhos respeitados e muito admirados nos seus bairros e quando olho naquilo que os filhos deram fico triste pelo facto das características biológicas, psicológicas e intelectuais daqueles velhos não terem passado para seus filhos.

Afinal nem sempre acontece, apesar que daria muito jeito se aqueles pais humildes, gente de coração aberto para todos, talentosos e dotados de inteligência, se sua humildade e inteligência fossem transmitidos aos seus filhos. 

Fórum Livre Opinião & Justiça | Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana