domingo, 25 de junho de 2017

Portugal | PASSOS É CADÁVER POLÍTICO, MORREU, E NEM SEQUER DÁ POR ISSO




Mário Motta, Lisboa

A Agência Lusa traz-nos o Coelho em notícias, via SAPO, com fotos (apesar de estarmos refartos de ver o salafrário). Ele não foi só o Coelho da Páscoa. Este Coelho perdurou por quatro anos nas várias Páscoas, Natais e todas as efemérides possíveis e imaginárias. Ele foi o descalabro de Portugal que usou à farta o conhecido slogan roubar aos pobres para dar aos muito ricos. Sim, é esse. Esse mesmo, esse tal Coelho que é Passos.

Figura tétrica que se mantém em maioral do PSD, Passos Coelho, dito líder da oposição ao governo de Costa, anda por aí em bicos de pés à caça de migalhas. Em bicos dos pés para ser reportado. Vai daí abre a boca por tudo e por nada. Diz então ele da Ministra da Administração Interna que  “Não vale a pena acenar com caça às bruxas nem desdramatizar - Passos”, e depois fala, fala… Mas não diz quase nada ou muito pouco. Sem valor. Sinónimo de que tem os dias contados no PSD, já que os dias de chefe de governo foram em boa hora extintos.

São duas as falas que aqui trazemos de tal salafrário (porque o é e há provas disso). A outra tem que ver com o grande salto de turismo que invade Portugal. Assim: Passos Coelho diz que muita da procura turística é temporária.

Aquele Passos, o Coelho, deve andar a ler La Palisse. Diz o óbvio sem que mereça sequer atenção dos portugueses. Porque é evidente que este grande salto no número de turistas que visita Portugal um dia abrandará. Não se sabe é quando. E certamente que por agora ainda vai aumentar. Acontece assim em todos os países, em todo o lado. E lá está o tipinho nefasto, politicamente desprezível, a pôr-se em bicos dos pés a dizer patacoadas. A pretender ser mau agouro. A dizer por outras palavras que vem aí o diabo e que os portugueses estão tramados mais tarde ou mais cedo.

Talvez o que ele queira dizer é que com ele em chefe do governo, se o voltassem a eleger, tudo será um mar de rosas para os portugueses. Só falta aqui um pormenor: para quantos portugueses é que será o mar de rosas. Para os do costume, já sabemos. Para uns quantos, os da pandilha para quem Passos se afinca a roubar portugueses. Positivamente a roubar e a votar à miséria e à fome milhares de famílias.

Este Passos é um destemido, por ser tão descarado e considerar que ainda é possível voltar a enganar os portugueses. Outro pormenor: Passos é um cadáver político, um zumbi que teima em não se passar para o lugar dos mortos, em aceitar a realidade. Passos morreu e nem sequer dá por isso, nem alguns dos seus correlegionários do PSD.

De tão morto nem merecia todas estes parágrafos, que só existem por distração ou talvez também por esperança de que o salafrário que tanto nos mentiu e fez passar fome, leia e tome conhecimento do seu estado de entrada legítima em féretro (caixão) político. Que é para onde devem ir os cadáveres da sua condição.

MOÇAMBIQUE | Ex-presidente: Auditoria a dívidas ocultas ajuda a promover transparência



O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano afirmou hoje em Maputo que a auditoria às dívidas ocultas vai ajudar a promover a transparência na gestão dos recursos públicos e a reconquistar a credibilidade internacional do país.

As recomendações do relatório da auditoria "vão ajudar a melhorar o uso do nosso dinheiro e dos nossos recursos", disse Chissano, em declarações a jornalistas, na Praça dos Heróis, onde esteve presente nas celebrações do dia da independência nacional.

oaquim Chissano, que chefiou o Estado entre 1986 e 2005, assinalou que a divulgação do sumário do relatório da auditoria internacional independente à dívida pública de Moçambique também vai ajudar o país a recuperar a confiança dos parceiros internacionais.

"A confiança está a ser reconquistada", acrescentou Joaquim Chissano.

Por seu turno, Armando Guebuza, sucessor de Joaquim Chissano e cujo Governo avalizou as chamadas dívidas ocultas, escusou-se a comentar o relatório, afirmando que ainda não leu o documento.

"Não li o relatório", declarou Armando Guebuza, aos jornalistas, na Praça dos Heróis, em Maputo.

A Procuradoria-Geral da República de Moçambique (PGR) divulgou, no sábado, o sumário do relatório da auditoria que a firma norte-americana Kroll realizou aos mais de dois milhões de dólares (1,7 mil milhões de dólares) que o Governo moçambicano avalizou entre 2013 e 2014, a favor de uma empresa de pesca de atum e de duas firmas ligadas à segurança marítima.

Milhões de Mercedes-Benz para todos em Moçambique | PACIÊNCIA TEM LIMITE!



@Verdade | editorial

O que se está a passar em Moçambique é sem dúvidas uma amostra grátis da falta de respeito, sensibilidade e compaixão para com o sacrificado povo moçambicano. Desde que, há anos, o Governo da Frelimo pendurou-se no poder tem vindo alegre e sistematicamente a empurrar os moçambicanos para o vale da desgraça. Estes são obrigados a sobreviver à essa violência e didatura absoluta. E o mais dramático é que a população é forçada a ouvir zombar mascarada de aconselhamento através dos órgãos de informação.

Numa intervenção que soou a insultos ao povo, o Primeiro-Ministro afirmou que se deve aumentar a produção para que todos os moçambicanos possam andar de viaturas de marca Mercedes-Benz. Carlos de Rosário respondia, assim, a inquietação de centenas de moçambicanos em relação as viaturas adquiridas para os deputados da Comissão Permanente da Assembleia da República. Este pensamento do Primeiro-Ministro é revelador da falta de bom senso, para além da sua ignorância aguda. É sabido que o senhor do Rosário anda em Mercedes, mas desde que lhe foi confiado o cargo de Primeiro-Ministro nunca se viu um resultado sequer do seu trabalho, senão sistemáticas ao povo. Pelo contrário, em tempo de crise que o país atravessa, o Primeiro-Ministro tem-se limitado a viajar de um lado para outro, esbanjando os cofres do Estado.

Quem também perdeu a oportunidade de ficar calado é o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita. O ministro, no cúmulo da sua incompetência no sector que dirige, sugeriu que os autocarros avariados das empresas públicas de transporte de Maputo e Matola fosse transformados em salas de aula com vista a reduzir o número de alunos que estudam ao relento. O senhor Mesquita devia se preocupar com a situação de falta de transportes que tira o sono a centenas de moçambicanos, ao invés de vir com soluções estupidificantes.

Estas são algumas situações que nos deixam revoltados com o Governo de turno e perante isso não temos mais alternativas. Ou exigimos mudança ou façamos ela acontecer. A mais do que necessária mudança política não resultará de qualquer caridadezinha política e, muito menos, cairá do céu. Portanto, só os moçambicanos podem mudar esse inferno em que vivemos criado pela Frelimo.

MOZA NUMA HISTÓRIA MAL CONTADA | O que ficou por explicar no negócio do Moza Banco?



"O País Económico" seleccionou oito pontos e perguntas que ficaram por ser esclarecidas pelo Banco Central de Moçambique após declarações de segunda-feira

Na segunda-feira passada, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, pronunciou-se sobre a escolha da Kuhanha para gestão de 80% das participações do Moza Banco. O objectivo da conferência de imprensa era dar a conhecer as decisões da reunião de Política Monetária do Banco Central, mas a Kuhanha acabou por ser o tema central.

Como quem estava preparado, Rogério Zandamela falou perto de uma hora das razões que conduziram à selecção do Fundo de Pensões do Banco de Moçambique para dono de um dos bancos mais importantes do país, destacando que não conhece um processo mais transparente no mundo.

Essencialmente, Zandamela disse que a Kuhanha não concorreu à compra do Moza Banco; que a decisão foi tomada num quadro legal apertado; que não há conflito de interesses por ser governador e ao mesmo tempo PCA da Kuhanha; que o uso do Fundo de Pensões foi acautelado; que foi o Banco Central quem foi buscar João Figueiredo para gestor do Moza Banco e que os pequenos bancos enfrentam actualmente problemas de liquidez.

Os pronunciamentos do governador do Banco de Moçambique levantam, no entanto, várias questões desde a contradição entre as declarações dentro da instituição, passando pela possibilidade de conflito de interesses, risco de uso de Fundo Pensões, até ocultação de informação de interesse público e quebra de confidencialidade.

Fartar a vilanagem | 42 anos depois da independência Moçambique continua um país pobre



Dhlakama, líder da Renamo, acredita que situação do país poderá melhorar nos próximos anos

O líder da Renamo aproveitou a oportunidade para saudar os muçulmanos pelo fim do Ramadão e desejar festas felizes.

No dia em que se celebra mais um aniversário da independência nacional, Dhlakama disse que 42 anos depois da proclamação da independência Moçambique continua um país pobre. Ainda assim, o líder da Renamo acredita que situação do país poderá melhorar nos próximos anos.

Afonso Dhalakama não deixou de falar da situação da paz no país, referindo que a retirada das Forças de Defesa e Segurança de Gorongosa ainda não aconteceu.

O País

EUA | Invasão por convite de Temer| E O EXÉRCITO AMERICANO CHEGARÁ À AMAZÓNIA?





Governo convida Washington para exercícios militares na região. Setores das forças armadas brasileiras resistem. Mas Temer tem planos vastos de “integração” com os EUA

Raúl Zibechi | Outras Palavras | Tradução: Inês Castilho

Pela primeira vez na história, tropas dos Estados Unidos participam de um exercício militar no coração da Amazônia. Trata-se do AmazonLog, que acontecerá entre 6 e 13 de novembro no município brasileiro de Tabatinga, situado na margem esquerda do rio Solimões, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia. Os exercícios militares não têm precedentes na América Latina. A proposta tem como referência a operação da OTAN realizada na Hungria em 2015, que empenhou 1.700 militares numa simulação de apoio logístico. Os objetivos são controle da imigração ilegal, assistência humanitária em grandes eventos, operações de paz em regiões remotas, ações contra o tráfico de drogas e os chamados “delitos ambientais”.

“O lugar escolhido foi Tabatinga porque queremos mostrar ao mundo as dificuldades da nossa Amazônia”, disse o general do Exército do Brasil, Guilherme Cals Theophilo. O que ele não disse foi que mostrarão também os segredos mais bem guardados da região considerada pulmão do planeta, a mais rica em água e biodiversidade. Acrescentou que este é o momento para ensinar como as florestas tropicais são úteis para um “debate científico e tecnológico” relacionado à paz e à guerra.

Angola | ELES ROUBAM TUDO E NÃO DEIXAM NADA



Raul Diniz, opinião

O caso Danilo dos Santos ajuda a dar forma da verdadeira dimensão da corrupção entranhada no epicentro do regime. Essa situação mostra a pobreza que existe no debate sobre a corrupção, que de certa maneira ajudou a colapsar em todas as vertentes a situação politica do país. Por outro lado, percebe-se igualmente que não pode destrinçar a atitude criminosa do filho do presidente de corrupção centrada na imagem de José Eduardo dos Santos.

Apesar da república ter sido transformada no país do pai banana, ainda assim a situação é penosa e extremamente gravosa por tratar-se de um crime praticado por um dos muitos filhos do mais alto magistrado da república.

O eleitorado não quer o silencio do nosso candidato, e muito menos dos demais candidatos, dos quais se esperava estarem dissociados de praticas nocivas, e improprias para consumo, principalmente em tempo de eleições. A situação do país é deprimente, porém, as lideranças político-partidárias não tiraram as devidas ilações, esses apenas olham para o seu bem-estar e de seus afectivos dependentes.

A crise de valores éticos e morais está explanada a olhos nus e são de uma flagrante realidade fantasmagórico, porém, os políticos não conseguem retirar as reais ilações para ajudar a mudar o rumo desastroso que o país segue. A imensidão de escândalos praticados pelo clã familiar do presidente Dos Santos demonstra em certa medida uma clara e perceptibilidade de corrupção centrada na imagem do líder do regime despótico.

Agora, pouca ou nenhuma dúvida existe nas sucessivas declarações costumeiras do candidato da situação não esta nem nunca esteve comprometido seriamente no combate a corrupção. O silencio de João Lourenço em torno da compra do relógio só ajuda comprovar que as mesmas estão nutridas de perjúrio e da ausência de verdade exequível.

SURPRESA! | CHIVUKUVUKU RENDE-SE AO EMÉRITO E DIVINO DITADOR



O líder (certamente também emérito e por mérito próprio) da CASA-CE, o segundo maior partido da oposição angolana, Abel Chivukuvuku, defende a proposta de lei do MPLA que visa dar regalias e o título de emérito ao presidente cessante, nunca nominalmente eleito e nos poder há 38 anos, José Eduardo dos Santos. A esmagadora maioria dos angolanos, onde se incluem os 20 milhões de pobres, está contra. Mas isso é um pormenor sem interesse…

Orlando Castro* | Folha 8

A proposta de um estatuto especial, nesta circunstância, para um Presidente que, entre muitas outras mais-valias igualmente eméritas, conseguiu colocar Angola no “ranking” dos países mais corruptos do mundo, conseguiu pôr o país a liderar o índice da mortalidade infantil no… mundo e, num país com perto de 26 milhões de habitantes, teve o engenho e arte de criar 20 milhões de pobres, deve ser unanimemente apoiada por todos.

E, assim sendo, Abel Chivukuvuku está apenas a assumir e transmitir o pensamento de um povo sofredor cuja figura mais emblemática é Isabel dos Santos, a multimilionária Presidente do Conselho de Administração da Isangol, ex-Sonangol. Reconheça-se, em abono da tese do emérito líder da CASA-CE, que esta posição é digna de um rasgado elogio e de um diploma de mérito por parte do MPLA.

Na defesa da tese do MPLA, o presidente da CASA-CE diz que; “É algo necessário e normal em todas as sociedades democráticas para que haja serenidade, transmita-se confiança e segurança para aqueles que tiveram um determinado papel em determinado tempo e que quando saem precisam que o estado lhes garanta segurança, tranquilidade mas sobretudo dignidade”. Abel Chivukuvuku vai, aliás, mais longe ao dizer que a questão das regalias previstas “é o menos importante”.

Ora aí está. O líder da CASA-CE está reconhecido – só lhe fica bem, diga-se – ao seu actual patrono (José Eduardo dos Santos) e esqueceu-se (o que é fácil) de quem dele fez um homem: Jonas Malheiro Savimbi. Aliás, trata-se de um agradecimento a quem o pôs a comer lagosta e o socorreu quando foi ferido.

MATARAM | Polícia angolana reprime manifestação do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe



Pelo menos uma pessoa morreu, cerca de 10 estão feridas e mais de 50 foram presas este sábado em duas províncias durante as manifestações que exigiam a autonomia da região conhecida como Lunda Tchokwe.

Sábado violento em Angola. A Polícia Nacional, em colaboração com as Forças Armadas Angolanas (FAA), reagiu com balas de fogo a uma série de manifestações convocadas pelo Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, na manhã deste sábado (24.06), nas províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul.

Pelo menos uma pessoa foi morta, outra foi baleada na cabeça e encontra-se neste momento sob cuidados médicos numa unidade hospitalar, enquanto outros oito manifestantes estão gravemente feridos. Mais de 50 pessoas foram detidas durante a ação das autoridades de segurança.

A reportagem da DW África em Angola constatou que na província do Moxico não se registou nenhum incidente. Contudo, a cidade de Luena, capital da província, foi sitiada pelas forças de segurança.

As manifestações visavam exigir o fim das perseguições permanentes e prisões arbitrárias contra os ativistas do movimento, assim como a abertura de um diálogo com o Governo angolano para o restabelecimento da autonomia da região de Lunda Tchokwe, que compreende as províncias ricas em diamante e madeira, nomeadamente as Lundas Norte e Sul, Moxico e Cuando Cubango.

ANGOLA, PAÍS DA ELITE CRIMINOSA E DE BRANDA OPOSIÇÃO



PGR É UM INÚTIL COM GRANDES DIFICULDADES EM PERCEBER QUE RAFAEL MARQUES É MAIS ÚTIL PARA O PAÍS DO QUE TODA BANDIDAGEM JUNTA QUE DESGOVERNA ANGOLA!

Fernando Vumby | opinião

Este inútil é daqueles que se não tivesse nascido seria inventado exatamente para tocar o instrumento que toca mal, porcamente e de forma tão nojenta neste rancho folclórico atípico de corruptos denominado por governo.
O tipo tem dificuldades em perceber a importância de um Rafael Marques para Angola e os angolanos, e pior do que isto, é não dar conta da sua inutilidade e o prejuízo que causa ao país pela forma corruptamente vergonhosa como exerce este cargo sem razão de existência por ser a pior e mais agoniante farsa nacional.

Mas com todo o respeito aos que alegam no seu ministério que se tudo dependesse deles este tipo já estaria no olho da rua á vários anos, e para não ficar no que os outros já disseram, importa dizer aqui que há cada vez mais gente esperando por uma oportunidade para lhe apontar com o dedo no rosto e quem sabe ate mesmo pessoas da sua família por enquanto ainda sufocados pelo medo de serem eliminados por ordens do mesmo?

Já é tempo deste inútil dar conta de que presta um serviço péssimo ao país e é como diz e bem dito o Rafael Marques, se uma certeza também tenho é mesmo de que tarde ou cedo se depois de bem espremido ou não, este tipo está entre os que poderão ter um fim muito triste e penoso numa cadeia qualquer.

Mais lidas da semana