quinta-feira, 3 de maio de 2018

TIMOR-LESTE | Caravanas partidárias viram-se para capital na última semana da campanha


Díli, 03 mai (Lusa) - As caravanas dos oito partidos e coligações candidatos às legislativas antecipadas em Timor-Leste entraram hoje na última semana da campanha, com quase todas a movimentarem-se para a capital Díli, onde se concentram as atenções na reta final.

Até ao fim de semana a maior parte das ações de campanha na capital timorense serão de menor escala, com os partidos a fazerem pequenos encontros ou promoção porta a porta.

É o caso do Partido Republicano e da Frente de Desenvolvimento Democrático (FDD) que sexta-feira farão ações de pequena escala nas zonas do Cristo Rei, em Díli.

É, no entanto, nos últimos três dias de campanha, que a movimentação política em Díli será maior, especialmente nos dias 08 e 09, os dois últimos dias.

Sete das oito forças concorrentes - só o PR não tem nada marcado para o último dia - têm atos de campanha previstos para Díli no último dia.

O Partido Esperança Patria (PEP), por exemplo, vai fazer campanha porta a porta em Nain-Feto, o Movimento Social Democrata (MSD) e o Movimento de Desenvolvimento Nacional (MDN) tem atos na zona do Cristo Rei, e a FDD estará em Dom Aleixo.

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) tem um grande comício de encerramento, enquanto a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP) divide os seus líderes por quatro atos diferentes, nomeadamente em Ataúro, Dom Aleixo, Nain-Feto e Vera Cruz.

A coligação da oposição, AMP, estará no domingo na segunda cidade timorense, Baucau, deslocando-se depois em direção à capital com paragens, na segunda-feira em Manatuto, terra natal do seu líder Xanana Gusmão, e em Metinaro.

Na terça-feira, a AMP terá, o que se antecipa que seja, o seu maior comício, em Tasitolu, nos arredores de Díli, encerrando a campanha no dia 09 na ilha de Ataúro.

Já a Fretilin estará no enclave de Oecusse-Ambeno no fim de semana e na capital timorense nos últimos três dias, com o grande comício de encerramento da campanha em Tasitolu, no dia 09, 24 horas depois do da AMP.

O Partido Democrático (PD) estará em Díli no domingo, para campanha na zona do Cristo Rei, na segunda tem previsto um comício em Ermera, a sul da capital, antes de comício final de campanha em Díli, na zona de Dom Aleixo.

A campanha termina no dia 09 e, se tudo correr como tradicionalmente, tudo o que é material publicitário dos partidos e coligações tende a desaparecer nesse mesmo dia.

Com uma fatia significativa de timorenses a ter que viajar para ir votar - muitos vivem em Díli, por exemplo, mas estão recenseados noutros municípios - quinta e sexta-feira são dias de reflexão, mas também de viagens.

ASP // MSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana