# Publicado em português do Brasil
Almirante James Stavridis* | em Katehon
Com a publicação de Advantage
at Sea , a Marinha, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Guarda Costeira têm
uma teoria estratégica ampla e convincente de como aplicar o poder naval no
turbulento século
Mas passar da estratégia global de ponta para a atividade operacional requer a compreensão de que a competição tática e a geografia física conduzem muitas das necessidades e escolhas disponíveis para os planejadores - portanto, o "geo" na geopolítica.2 Os principais palcos da competição entre os Estados Unidos e a China e a Rússia são claras: o Mar da China Meridional e o Atlântico Norte, incluindo grande parte do Oceano Ártico. Existem outras zonas de preocupação (o Golfo Pérsico e o Mediterrâneo oriental, por exemplo), mas o Mar da China Meridional e o Atlântico Norte são centrais para uma competição renovada pelas grandes potências. Eles exigirão uma abordagem conceitual nova e muito específica para que os serviços marítimos tenham sucesso em sua missão geral: a dissuasão do teatro.
“Dissuasão teatral” não é um termo comumente usado, mesmo entre planejadores militares. Inclui parte tanto do controle do mar quanto da projeção de poder, bem como algum nível de planejamento de “contraforça” e “contra-valor” da disciplina de controle estratégico de armas. A dissuasão no teatro, no entanto, vai além da simples presença avançada, pois carrega conotações de capacidade militar precisamente dimensionada e medida.
A dissuasão é a arte de criar o medo do ataque na mente de um oponente. A dissuasão no teatro, então, pode ser definida como ter poder de combate suficiente dentro de um determinado teatro geográfico para que o inimigo hesite em empreender operações hostis. Se você tiver força militar suficiente disponível para derrotar um oponente se entrar em uma luta, os bandidos hesitarão em começar uma.
Os militares americanos olham ao redor do mundo pelos olhos dos comandantes combatentes, que estão autorizados a conduzir operações de combate, criar os planos operacionais e de contingência que orientam tais operações e são os usuários finais dessa ideia de dissuasão do teatro. Para entender o que a dissuasão do teatro significa em termos práticos, vamos examinar o conceito nos dois espaços marítimos perigosos mencionados, incluindo os tipos e disposições das forças para criar o efeito dissuasor necessário na China e na Rússia.