sábado, 12 de março de 2022

A GUERRA NA UCRÂNIA E A DERIVA DA EUROPA

Provocar Putin e incitá-lo a agir militarmente sempre foi o plano de Washington. Assim, poderia emparedar a Rússia frente à opinião pública e sabotar um entendimento eurasiático. União Europeia, sem liderança, caiu na armadilha…

Boaventura de Sousa Santos* | Outras Palavras

Porque não soube tratar das causas de crise da Ucrânia, a Europa está condenada a tratar das suas consequências. A poeira da tragédia está longe de ter poisado, mas, mesmo assim, somos forçados a concluir que os líderes europeus não estavam nem estão à altura da situação que vivemos. Ficarão na história como as lideranças mais medíocres que a Europa teve desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Esmeram-se agora na ajuda humanitária, e o mérito do esforço não pode ser questionado. Mas fazem-no para salvar a face ante o escândalo maior deste tempo. Governam povos que nos últimos setenta anos mais se organizaram e manifestaram contra a guerra em qualquer parte do mundo onde ocorresse. E não foram capazes de os defender da guerra que, pelo menos desde 2014, germinava dentro de casa. As democracias europeias acabam de provar que governam sem o povo. São muitas as razões que nos conduzem a esta conclusão.

Esta guerra estava a ser preparada há muito tempo tanto pela Rússia como pelos EUA. No caso da Rússia, é notória a acumulação de imensas reservas de ouro nos últimos anos e a prioridade dada à parceria estratégica com a China, nomeadamente no plano financeiro, com vista à fusão bancária e à criação de uma nova moeda internacional, e no plano de trocas comerciais onde são enormes as possibilidades de expansão com a Iniciativa do Cinturão e Rota por toda a Eurásia. Nas relações com os parceiros europeus, a Rússia revelou-se um parceiro credível, ao mesmo tempo que foi tornando claras as suas preocupações de segurança. Preocupações legítimas, se por um momento pensarmos que no mundo das superpotências não há bons nem maus, há interesses estratégicos que devem ser acomodados. Foi assim na crise dos mísseis de 1962 com a linha vermelha posta pelos EUA a não querer mísseis de médio alcance instalados a 70 km da sua fronteira. Não se pense que foi apenas a União Soviética a ceder. Os EUA também desistiram dos mísseis médio alcance que tinham na Turquia. Cedência recíproca, acomodação, acordo duradouro. Porque não foi possível o mesmo no caso da Ucrânia? Vejamos a preparação do lado dos EUA.

IRÁ A UNIÃO EUROPEIA EXPANDIR AS SUAS FRONTEIRAS EM BREVE?

Rogério Castro* | Plataforma | opinião

Após o apelo da Ucrânia a 28 de fevereiro para se juntar à União Europeia (UE) enquanto luta contra a lamentável e trágica invasão da Rússia, também a Geórgia e a Moldávia no leste da Europa apresentaram a 3 de março os seus próprios pedidos de adesão ao bloco. As candidaturas destes três países refletem a sua profunda preocupação com o poderio bélico da Rússia e o seu desejo de aproximação política e económica à UE. Ainda assim, é altamente improvável que a UE expanda as suas fronteiras no leste da Europa em breve, mesmo que isso garantisse uma proteção acrescida destes três países face ao gigante russo.

O artigo 49º dos tratados da UE estabelece o procedimento para a adesão de novos Estado-Membros à UE. Sucede que cada país terá de passar por quatro etapas (candidatura, estatuto de candidato, negociações e, por fim, adesão) para ficar inserido inteiramente no bloco. Após a candidatura, a passagem para qualquer uma das fases posteriores do processo requer a aprovação unânime da Comissão e do Conselho Europeu, bem como a luz verde por parte do Parlamento Europeu e dos 27 parlamentos nacionais dos Estados-Membros atuais da UE.

Devido à exigência de convergência entre todas as partes, como seria de esperar, o processo de adesão à UE não é conhecido pela sua celeridade. Vejamos o caso da Turquia que apesar de ter feito o pedido de adesão ao bloco em 1987 e ter sido declarada elegível para aderir à UE em 1999, passadas mais de duas décadas, ainda continua em negociações. À Turquia ainda se juntam vários países que compõem a península balcânica, nomeadamente a Macedónia do Norte (candidatura em 2004), Montenegro (em 2008), Albânia e Sérvia (ambos em 2009), cujos processos de negociações ainda estão longe de estarem concluídos.

Quem está tramando bandeira falsa de armas químicas na Ucrânia: Moscou ou Kiev?

Quem está realmente tramando uma bandeira falsa de armas químicas na Ucrânia: Moscou ou Kiev?

# Publicado em português do Brasil

AndrewKorybko* | One World

Não há razão credível para a Rússia empregar armas químicas quando já tem superioridade militar incontestável em todos os domínios de combate, para não mencionar quando já está sob pressão de espectro total sem precedentes e sendo imprudentemente acusada de encenar precisamente uma bandeira falsa. Por outro lado, os fascistas de Kiev literalmente não têm nada a perder, já que sua derrota é inevitável, por isso eles estão inclinados a usar essas armas de destruição em massa por desespero em uma última tentativa de culpar o potencial incidente na Rússia, a fim de fazer com que o Ocidente liderado pelos EUA intervenha militarmente em seu apoio.

O Ocidente liderado pelos EUA está especulando descontroladamente sem qualquer prova de que as Forças Armadas Russas (RAF) estão tramando uma bandeira falsa de armas químicas na Ucrânia, alegações que Moscou rejeitou oficialmente na sexta-feira. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia recuou compartilhando evidências com a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e a UNSC mostrando que na verdade são as forças fascistas-nacionalistas de Kiev que estão se preparando para fazer isso. De acordo com a sua declaração, “grupos radicais ucranianos sob o controle dos representantes dos serviços especiais americanos prepararam vários cenários potenciais do uso de produtos químicos tóxicos para realizar vários tipos de provocações. O objetivo de tais ações é acusar a Rússia de usar armas químicas contra a população civil e violar suas obrigações, incluindo as da Convenção sobre Armas Químicas”.

BATALHA CONTRA OS NAZIS É UNIVERSAL -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A CNN chegou a Portugal ressuscitando velhas e velhos criados do Sistema BBC (B de Belmiro de Azevedo, outro B de Balsemão e o C de Coronel da Lusomundo) mas batendo até ao absurdo na tecla da propaganda acéfala. Um desses ressuscitados, Carlos Idiota Magno, ao qual chamo carinhosamente o Comprimento Inútil (para a sua inteligência basta um milímetro de altura...) tem uma tese revolucionária: Para compreender a guerra na Ucrânia é preciso ler Iódor Mikhailovitch Dostoiévski (autor de O Idiota) e tudo se resume à fórmula de William Shakespeare, ser ou não ser, eis a questão. Os telespectadores ficaram grávidos de cultura. Viva a CNN!

Estou muito chateado porque o Idiota Magno se esqueceu do grande filósofo Arturo Orlandini, da Kapopa do Negage que tem uma fórmula que abrange tudo e mais alguma coisa, desde religiões a guerras, de doenças de amor a mau-olhado, de feitiço caseiro a maus negócios: Fornicar ou não fornicar eis a questão de ser ou não ser cornudo. Temos de fazer um congresso em Kiev para salvar o mundo livre de idiotas refugiados do romance O Idiota, de Dostoiévski.

Jonas Savimbi estudou a fundo o filósofo da Kapopa Arturo Orlandini. Tão profundamente que redigiu o guia do militante da UNITA. O engenheiro Chitunda, representante do Galo Negro na Comissão Nacional Eleitoral e o maninho Sanesse, director do gabinete do secretário-geral adjunto do partido, zangaram-se ao telefone. Mão amiga enviou-me a gravação do telefonema entre os dois. Já recebi o som há três dias, mas tive que aguardar um exame técnico ao produto. Precisava de ter a certeza de que era um som autêntico e não uma montagem habilidosa de sonoplasta. Confirmado, o som é verdadeiro. 

Chitunda está zangadíssimo com Sanesse porque este quadro do Galo Negro se pôs abertamente contra o engenheiro à civil Adalberto da Costa Júnior. Nada de pessoal. Explica o porquê do desacordo: 

- A direcção da UNITA sabia que o Adalberto era português e angolano, sabíamos todos que ele não podia concorrer à liderança do partido, a deputada Mihalea Webba alertou para o problema mas todos a ignoraram. Isto é inadmissível.

PARABÉNS REGIME DE MARCELOS!

CONSEGUIRAM ALEGREMENTE PASSAR DO COLONIAL-FASCISMO, AO PATAMAR NEONAZI FOMENTADOR DUM “APARTHEID” GLOBAL!

Martinho Júnior, Luanda

CÍRCULO 4F

… Não foi um passo de mágica a “metamorfose” que “filtrou” fisicamente o REGIME DE MARCELOS, não foi!

Foi um longo processo de “maturidade” que subverteu por completo o espírito do 25 de Abril, começando dentro do próprio Movimento das Forças Armadas que levou a cabo o acto do 25 de Abril de 1974!

Sejamos claros: o Movimento das Forças Armadas Portuguesas, MFA, não extinguiu a PIDE/DGS em África submetendo-se ao “diktat” do Marechal Costa Gomes, que inculcou nos elementos golpistas pró UE-NATO, essa “mensagem” inerente à original “africanização da guerra”!

Por essa razão, o arsenal de segredos, de actividades operativas e diplomáticas, de vínculos e de agenciamentos, de arquivos, memórias e experiências, passaram incólumes para os encargos das próprias Forças Armadas Portuguesas, assim como para as escolas de “formação” e gestão inteligente (o ICSPU apenas perdeu o “U”) tal como para um leque de “entidades” que particularmente após o “verão quente” e o golpe do 25 de Novembro de 1975, passaram todos os vínculos para a esfera de submissão ao Pentágono, à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN-NATO)!

O estado português, o colonial-fascista e o agora nazificado, não foi cúmplice, antes cofundador da NATO e coautor autoassumido em todos os domínios, conjunturas e contextos de relacionamento, inclusive os económicos, os financeiros, os da jurisprudência, os mediáticos e os do plasma cultural, no ambiente “soft power” onde agora a nazificação introduzida como corolário, a partir do afã do delegado do Bilderberg que dá pelo nome de Francisco Pinto Balsemão!...

É por demais evidente o arsenal nazificado da comunicação global “à portuguesa”, pois até já “conseguiram” chegar ao nível da CNN… “bendita” a língua de Camões alforge das verborreias da ocasião!

Portugal | PLANEAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião

Teremos em breve um novo Governo a iniciar uma legislatura longa. O Governo disporá de uma maioria absoluta a sustentá-lo e terá uma agenda de governação carregada de grandes desafios.

Portugal precisa de recuperação socioeconómica face a problemas deixados por políticas austeritárias, aos impactos da pandemia e a efeitos da escalada da guerra que podem complicar muito a vida das pessoas, das empresas, da economia, da sociedade em geral.

Há que assegurar níveis de investimento público muito superiores aos que se verificaram na última dúzia de anos. O PRR é, tão-só, um importante contributo inicial para vencermos o primeiro degrau de uma escada com muitos degraus, que deverão ser vencidos com eficaz aplicação dos fundos europeus para o período 2020/2030 e com orçamentos do Estado reforçados.

Em Portugal não se dá a importância necessária à racionalidade organizacional e ao planeamento. Trata-se de um problema evidente no Estado, nas empresas privadas, na economia social. O planeamento exige, a todos, cultura do conhecimento e da sua disponibilização transparente. É preciso informação trabalhada com rigor, dados estatísticos disponibilizados em tempo útil e coragem para construir cenários com pensamento crítico, bem como participação dos atores, das organizações e instituições.

Portugal | Comunidade judaica nega irregularidades no processo de Abramovich

A Comunidade Judaica do Porto refuta quaisquer irregularidades cometidas nos processos de atribuição de nacionalidade, nomeadamente, ao oligarca russo Roman Abramovich e ao líder do grupo Altice, Patrick Drahi. A reação da Comunidade Judaica do Porto, também conhecida por Comunidade Israelita do Porto (CIP), surge na sequência da notícia, avançada esta sexta-feira pelo JN, da detenção do seu líder religioso, Daniel Litvak.

Segundo a CIP, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) abriu um processo no início deste ano que foi "baseado em denúncias anónimas e outras", visando unicamente dois casos da atribuição da nacionalidade portuguesa: o primeiro e mais recente tem a ver com "o processo de certificação de Roman Abramovich", que foi instruído pela CIP "e que se encontra em processo de averiguações na PGR (Procuradoria-Geral da República) do Tribunal Administrativo"; e o segundo, que diz respeito ao também bilionário Patrick Drahi, dono da Altice e que "foi certificado pela Comunidade judaica de Lisboa", há mais de cinco anos.

No caso Abramovich, segundo a CIP, o processo deste oligarca, próximo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, "foi certificado pelo Rabino-Chefe em 16 de julho de 2020 de acordo com os critérios legais". A direção da Comunidade Israelita do Porto acrescenta que "teve conhecimento do caso em 10 de agosto do mesmo ano".

Diz a Direção da CIP que o que estará em causa são suspeitas de "um suposto esquema organizado por vários indivíduos" da comunidade judaica do Porto, no qual o rabino Daniel Litvak atestaria "falsamente a qualidade de judeus sefarditas".

A CIP reitera que "o Rabino tutela o departamento de sefardismo com base em critérios plasmados na página oficial, por deliberação da Direção da CIP/CJP, por unanimidade, em 2015, e em respeito pelo Regulamento da Nacionalidade", salientando que "tais critérios foram aceites pelos sucessivos Governos".

Sobre suspeitas de "fundos desviados a favor dos dirigentes", a CIP afirma que isso é "Impossível", porque "toda atividade da CIP/CJP passa por bancos e não há qualquer possibilidade de desvio de fundos a favor de quem quer que seja".

CIP apresenta queixa contra "caluniadores"

Recentemente, sentindo-se alvo de "uma campanha de difamação que visava denegrir a lei da nacionalidade na parte em que esta concede a nacionalidade a descendentes de judeus sefarditas", escondendo, alega a CIP, "todos os efeitos positivos" da lei da nacionalidade", a Comunidade Judaica do Porto "fez uma Denúncia Criminal à Procuradoria-Geral da República" para que fossem investigadas o que considera "crimes de Denúncia Caluniosa e de Corrupção jornalística".

Jornal de Notícias | Imagem: Roman Abramovitch -- Foto: EPA

Ler em Jornal de Notícias:

Líder da Comunidade Judaica do Porto detido pela PJ

Portugal | PLURALISMO. SA

Manuel Augusto Araujo | Praça do Bocage

Hoje (11.03) o director de o Público publicou um artigo em que atira para o caixote do lixo todos os ilusionismos que têm usado para se fingir independente travestindo o seu reaccionarismo estrutural. Disso ninguém já deveria ter alguma dúvida lendo-o ou ouvindo as suas trôpegas intervenções na televisão, onde por vezes o farsola lá tentava vender gato por lebre sem conseguir de facto solapar que faz parte da camarilha de cruzados do pensamento único, que se quer impor como dominante, alinhados nos pelotões de analistas, especialistas, pivôs, entrevistadores, pseudo-jornalistas e mesmo mentirosos profissionais, de cores diferentes mas todos com o mesmo paladar, que germinam como venenosos cogumelos na comunicação social nacional e internacional intoxicando a opinião pública para que deixe de ser possível pensar, num controlo avassalador que arrasa de vez a capacidade crítica de quem quer que seja atirando quem tenha a veleidade de o fazer mesmo da maneira mais limitada, mesmo só colocando dúvidas, para as colónias penitenciárias em que se exterminam quaisquer liberdades democráticas com as ferramentas dos mecanismos em que a realidade é triturada para que os povos fiquem incapazes de perceber os reais fogos políticos, substituindo-os pelos fogos fátuos em que o império dominante retira proveitos com o empobrecimento moral, intelectual e económico dessa situação, em que o neoliberalismo como sistema económico-político de abrangência global é suportado pela formatação da uma opinião única sobre o funcionamento da sociedade.

Declarações dos EUA sobre armas químicas é uma tentativa de demonizar a Rússia

O embaixador em Washington Antonov chamou às declarações dos EUA sobre armas químicas uma tentativa de demonizar a Rússia

WASHINGTON, 12 de março - RIA Novosti -- Washington fez mais uma tentativa de demonizar Moscou argumentando que pode usar armas químicas na Ucrânia, disse o embaixador russo em Washington Anatoly Antonov.

"Tais acusações são inúteis. O funcionário americano, como sempre, não se preocupou em fornecer uma única prova. Esta é mais uma tentativa de demonizar nosso país", comentou o diplomata na declaração correspondente do porta-voz do Departamento de Estado Ned Price .

A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de "a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" no Donbass .

Segundo o Ministério da Defesa russo, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas, nada ameaça a população civil. Com o apoio das Forças Armadas, os militares da DPR e da LPR estão desenvolvendo a ofensiva . Como Putin enfatizou, não há dúvida sobre a ocupação da Ucrânia.

A agência russa realizou anteriormente uma apresentação sobre os laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia. De acordo com o Departamento de Defesa, as autoridades americanas gastaram mais de US$ 200 milhões neles.

Moscou não descartou o lançamento de um mecanismo de consulta sobre a Convenção sobre Armas Biológicas e Toxínicas (BTWC). O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Liqian, pediu a Washington que esclareça suas atividades de militarização biológica em casa e no exterior.

De acordo com Ned Price, o envolvimento dos EUA no trabalho dos biolabs na Ucrânia não foi além da assistência de segurança ocasional.

Imagem: © RIA Novosti / Maxim Blinov -- Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação Russa nos Estados Unidos Anatoly Antonov

ONU | RÚSSIA NÃO APRESENTOU PROVAS DE ARMAS BIOLÓGICAS NA UCRÂNIA

ONU não tem conhecimento de programa de armas biológicas da Ucrânia

O conselho de segurança esteve, esta tarde, reunido a pedido da Rússia. Moscovo acusou a Ucrânia e os Estados Unidos de terem desenvolvido armas biológicas, mas não apresentou qualquer prova.

Rússia diz que teve conhecimento de que a Ucrânia está a tentar destruir o programa de armas biológicas, que desenvolveu durante anos em mais de 30 laboratórios. Tudo está a ser feito a mando dos Estados Unidos.

Segundo Moscovo, os dois países estavam a tentar melhorar os patogénicos de doenças como a peste, cólera e leptospirose. O embaixador garantiu mesmo que os ucranianos e americanos chegaram a usar aves migratórias que têm rotas através da Rússia. Aves infetadas, mas que felizmente foram todas apanhadas. Vasily Nebenzya acrescentou que os surtos de poliomielite, sarampo, difteria e tuberculose que têm surgido na Ucrânia estão ligados a estas investigações e acusou o regime de Kiev de estar a usar o povo ucraniano como cobaia.

O embaixador garante que os americanos deram agora ordens para que tudo fosse destruído, para que os russos não encontrassem provas, e o Pentágono avisou os ucranianos de que se houvesse algum acidente deviam responsabilizar as forças russas.

Nebensya avisou os europeus de que todos estariam em perigo e garantiu que na página do ministério da defesa russo, na internet, estavam publicadas mais informações. O embaixador prometeu entregar provas detalhadas aos países do conselho de segurança.

Ucrânia | GUERRAS: ABERRAÇÕES E DESUMANIDADES, DÔRES E HIPOCRISIAS

Primeiro rocket lançado no centro de Kiev destrói parte de telhado de uma habitação

O enviado especial da TSF a Kiev, Pedro Cruz, explica que este ataque, que não fez vítimas, é "simbólico" e um aviso de que a federação russa pode chegar ao centro da capital ucraniana "nas próximas horas". Siga em direto na ​​​​​​​TSF.

EM ATUALIZAÇÃO 

12 mar11:26

Lusa

Kiev continua a acreditar na ameaça de invasão pela Bielorrússia

"De acordo com dados operacionais dos nossos serviços de inteligência e parceiros internacionais, vários grupos táticos do batalhão da República da Bielorrússia - unidades aerotransportadas - estão constantemente em movimento, reposicionando-se perto das fronteiras ucranianas", explicou Fedir Venislavsky, membro do Comité parlamentar ucraniano de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência.

"A ameaça não desapareceu", acrescentou.

LER MAIS

12 mar11:24

Lusa

Autoridades ucranianas anunciam abertura de corredor humanitário em Mariupol

As autoridades ucranianas anunciaram ter conseguido abrir um corredor humanitário para levar alimentos e medicamentos a Mariupol, no leste do país, uma das cidades alvo de mais ataques do exército russo desde o início da ofensiva militar.

"Corredor verde aberto. Uma caravana humanitária partiu de Zaporizhia para Mariupol", anunciaram as autoridades locais na conta da rede social Telegram, acrescentando que "mais de 90 toneladas de alimentos e medicamente vão para a cidade, que está bloqueada há 11 dias".

LER MAIS

12 mar09:43

Primeiro rocket lançado no centro de Kiev destrói parte de telhado de uma habitação

O primeiro objeto de artilharia já caiu na capital da Ucrânia. O enviado especial da TSF a Kiev explica que este ataque é "simbólico" e representa "um aviso" de que a federação russa pode chegar ao centro da cidade "nas próximas horas".

Por volta das 07h00, "um rocket destruiu parte do telhado de uma habitação no centro de Kiev", descreve Pedro Cruz, adiantando que não há registo de feridos, nem mortos, dado que o edifício estava vazio.

À volta de Kiev, travam-se "duros combates" e parte da capital ucraniana já está "cercada pelas forças russas".

O enviado especial da TSF a Kiev, Pedro Cruz, sublinha que o ataque que ocorreu esta manhã "é um aviso" de que as tropas russas podem chegar ao centro da capital "a qualquer altura".

12 mar09:35

Lusa

Rússia afirma ter destruído centro de inteligência próximo de Kiev

Ataques aéreos russos na Ucrânia destruíram este sábado uma base militar em Vasilkov, a sudeste de Kiev, e um centro de inteligência em Brovary, a leste da capital ucraniana, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

"Armas de longo alcance de alta precisão atingiram alvos militares da Ucrânia esta manhã", disse o militar russo, citado pela agência de notícias russa Tass, acrescentando que "um aeródromo militar em Vasilkov e o principal centro de inteligência eletrónica das forças armadas ucranianas em Brovary ficaram fora de serviço".

LER MAIS

12 mar09:29

Lusa

Mesquita com 80 civis bombardeada em Mariupol

Uma mesquita que abriga 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, anunciou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

"A mesquita do sultão Suleiman, o magnífico, e de sua esposa Roxolana, em Mariupol, foi bombardeada pelos invasores russos", declarou o ministério, na rede social Twitter.

LER MAIS

12 mar09:12

Carolina Quaresma

Tropas russas aproximam-se de Kiev

De acordo com o mais recente relatório sobre a situação no terreno, elaborado pelo Ministério da Defesa britânico, o exército russo está a uma distância de apenas 25km do centro da capital ucraniana, Kiev.

12 mar09:09:12

Lusa

Ataques aéreos russos a terminais de petróleo na região de Kiev

Ataques aéreos do exército russo nas últimas horas incendiaram um terminal de petróleo na cidade de Vasilkiv, na região de Kiev, enquanto outras cidades continuam sem fornecimento de água e eletricidade, de acordo com autoridades locais.

"Um depósito de petróleo está em chamas em Vasilkiv após um ataque aéreo. Na aldeia de Kriachky, o ocupante (russo) disparou contra o depósito de petróleo durante a noite", disse Oleksiy Kuleba, administrador regional de Kiev, na sua conta na rede social Telegram.

LER MAIS

12 mar08:43

Lusa

Criadas medidas excecionais para deslocados da Ucrânia estudarem ou validarem carta de condução em Portugal

Medidas excecionais de proteção temporária a deslocados da Ucrânia, para poderem estudar em Portugal, aceder a alojamento urgente, trocar a carta de condução estrangeira ou beneficiar de isenção de emolumentos foram criadas por decreto-lei do Governo.

"Importa estabelecer medidas adicionais no âmbito da concessão da referida proteção temporária, de forma a assegurar um acolhimento e integração efetivos, credíveis e céleres do afluxo maciço de pessoas deslocadas da Ucrânia, em consequência dos recentes conflitos armados vividos naquele país", escreve o executivo no diploma publicado sexta-feira em suplemento do Diário da República.

LER MAIS

MERCENÁRIOS | "Reunidos de todo o mundo." Quem vai lutar na Ucrânia – fotos

# Publicado em português do Brasil

Andrey Kots

MOSCOU, 11 de março - RIA Novosti -- Andrey Kots. A Ucrânia está rapidamente se transformando em um campo de batalha para todos os tipos de soldados da fortuna. Depois que o presidente Volodymyr Zelensky anunciou a criação de uma "legião estrangeira" e a abolição do regime de vistos para voluntários do exterior, uma enxurrada de mercenários europeus e americanos invadiu o país. Muitos são partidários da ideologia ultradireita, ou seja, neonazistas absolutos. Ao mesmo tempo, o Ocidente está transferindo extremistas islâmicos do Oriente Médio para lá.

Sem julgamento ou investigação

Outro dia, a televisão ucraniana mostrou pomposamente uma história: ex-militares da Grã-Bretanha chegaram ao país. O objetivo da visita não é de forma alguma turístico. Veteranos de Foggy Albion querem se juntar à "legião estrangeira" formada pelas autoridades de Kiev para combater a "agressão russa". Na nova forma de cores multicam internacionais, armaduras leves de Kevlar, rebocadas com listras, arrogantes e autoconfiantes. Eles dizem voluntariamente aos repórteres que vão "matar russos", têm uma rica experiência de combate no Iraque e no Afeganistão e não têm dúvidas de que algo semelhante também acontecerá agora.

No entanto, os "férias" britânicos nunca encontraram o exército regular de um estado forte. E eles não entendem que neste safári eles mesmos podem se tornar um jogo. No início de março, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, alertou inequivocamente que os mercenários não são combatentes sob o direito internacional humanitário e não têm direito ao status de prisioneiro de guerra. A melhor coisa que os espera em uma zona de guerra é a responsabilidade criminal e o tempo de prisão.

No entanto, aventureiros de todo o Ocidente afluíram para a Ucrânia. Konashenkov observou que os Estados Unidos lançaram um programa de recrutamento em larga escala para recrutar mercenários de PMCs conhecidos como Academi, DynCorp e Cubic.

Mais lidas da semana