sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Ucrânia: Uma contraofensiva condenada ao fracasso

Carlos Branco, major-general [*]

Procuraremos nas linhas que se seguem explicar os motivos do fracasso da contraofensiva ucraniana iniciada a 4 de junho de 2023, e ainda sem fim à vista, sem prejuízo de um trabalho de maior envergadura a ser efetuado sobre o tema. Contrariando o otimismo desmesurado criado por uma campanha de Comunicação Estratégica muito bem orquestrada, era claro para especialistas informados que aquela contraofensiva estava desde o início condenada ao insucesso.

A campanha de (des)informação montada à sua volta criou artificialmente a esperança de ser possível a vitória da Ucrânia, e influenciou indubitavelmente os decisores políticos norte-americanos e europeus fazendo-os acreditar na certeza de algo irrealizável, tornando-os vítimas da sua própria propaganda.

O General David Petraeus dizia convictamente que “esta contraofensiva vai ser impressionante!” Recordo-me como era difícil há três meses dizer na comunicação social nacional que o rei ia nu. Ninguém queria ver o óbvio.

Ao contrário dos seus promotores, Kiev estava ciente de que não se encontrava ainda preparada para um embate com as forças russas de tamanha envergadura: faltava-lhe o equipamento, o treino e as munições. A sua dependência do exterior era total, um elemento exógeno que não conseguia controlar. Mas a pressão era grande e foi obrigada a ceder. Contra a sua vontade, Kiev foi empurrada para o abismo. Isso ficou claro logo no início da operação.

As forças ucranianas tinham agora a espinhosa tarefa de romper as linhas defensivas russas, penetrar na profundidade do seu dispositivo fortemente preparado e simultaneamente destruir as forças russas. Tarefas ciclópicas. As forças ucranianas dependiam do poder de choque proporcionado pelas suas forças blindadas, para ultrapassar essas forças sem se empenharem em batalhas sangrentas e prolongadas. Isso ficaria para os segundos escalões. O objetivo era desconjuntar o dispositivo russo e com o seu escalão avançado chegar rapidamente ao Mar de Azov.

Passados três meses de contraofensiva, as forças ucranianas não conseguiram ir além da designada “zona cinzenta,” a faixa de terreno à frente da primeira linha da defesa russa. O objeto político a ser atingido com esta ofensiva não passa agora de uma amarga miragem. Como foi possível tanta gente acreditar numa vitória inverosímil?!

Portugal | A meiguice é uma arma?

Pedro Tadeu* | Diário de Notícias | opinião

Quando Cátia Mazari Oliveira, aliás "A Garota Não", iniciou a leitura de um poema que escreveu para agradecer a atribuição do Globo de Ouro para Melhor Intérprete da 27.ª edição da iniciativa da SIC, arrancou uma primeira reação de aplauso do público no quarto dos 12 versos desse texto, quando disse: "Saibamos agradecer aos bancos os juros que nos cobram na habitação."

Na véspera desta cerimónia, intitulada de gala, milhares de pessoas mobilizaram-se para acorrerem, numa vintena de cidades, a manifestações pelo direito à habitação. Em Lisboa e no Porto foram mesmo grandiosas.

Viram-se cartazes com linhas deste tipo:

"Os nossos bairros não são os vossos negócios";
"Sob a capa do desenvolvimento e do novo capital a angústia é social";
"Se não há habitação existe direito à okupação"
...entre muitas outras no mesmo tom, várias delas comparando salários muito baixos com elevados preços de arrendamentos ou de prestações a pagar aos bancos.

Há uma naturalidade hiperbólica na mecânica das manifestações políticas e sociais: às frases fortes dos cartazes, diretas e acusatórias, junta-se o grito de palavras de ordem reivindicativas, o apupo aos poderosos ou oponentes políticos, o cântico de históricas canções de protesto, a exigência de soluções imediatas e, até, a ameaça do recurso à violência desesperada - tudo isso é normal, neste enquadramento democrático, há já muitos anos (em Portugal há quase 50).

Quando A Garota Não, no palco brilhante, frívolo e luxuoso do Coliseu dos Recreios, disse, na mesma voz meiga com que canta a sua arte, a frase "Saibamos agradecer aos bancos os juros que nos cobram na habitação" simbolizou com serenidade a reivindicação, o grito, o apupo, o cântico, o desespero dos manifestantes das ruas do país, assustados com a escuridão de um cenário de miséria que lhes enquadra uma vida demasiado real.

NÃO SEREI EU UMA CRIANÇA? RACISMO NA INFÂNCIA EM PORTUGAL

Um homem perseguiu duas crianças negras no festival MIL acusando-as de terem roubado um cartão bancário que estava na sua carteira. Justificou as suas ações dizendo, num racismo primário, que pensava que se tratava de crianças de rua, crianças ciganas, que ali estariam a roubar. Teria o agressor o mesmo ímpeto para as criminalizar se fossem brancas?

Setenta e Quatro

No dia 28 de setembro de 2023, no recinto do Festival MIL, em Lisboa, experienciamos um ato de violência contra duas crianças, de 5 e 8 anos, um ato ao qual o racismo não é alheio. As meninas, as únicas crianças negras no evento, estavam a brincar na esplanada do recinto, onde várias pessoas as conheciam, pois, as mães são artistas audiovisuais conhecidas da equipa de produção e o pai de uma das crianças era um dos palestrantes convidados.

Sentiam-se, portanto, num espaço seguro para que as crianças brincassem e corressem, entre as mesas da referida esplanada. A menina mais nova, juntamente com uma testemunha que trabalha no restaurante, alertou as mães para o facto de haver um homem a correr atrás da menina de 8 anos, tendo-as acusado de ter roubado um cartão bancário que estava na sua carteira, dentro de uma mochila.

Naquele momento, a mãe e o pai da menina mais velha saíram em busca da filha e, não a encontrando na zona da esplanada, avançaram para um dos edifícios do evento. Numa das salas estava a sua filha a chorar e a gritar, o homem que a havia perseguido e mais três ou quatro pessoas. Além de as ter acusado e perseguido, esse homem terá agarrado a menina mais velha pelo braço. Os pais questionaram o agressor sobre o motivo pelo qual ele, um homem adulto, não procurou os familiares ou algum responsável do festival, e decidiram chamar a polícia. Naquele compasso de espera, o agressor terá procurado justificar-se dizendo, num racismo primário, que pensava que se tratava de crianças de rua, crianças ciganas, que ali estariam a roubar.

Cerca de 40 pessoas disponibilizaram-se a prestar depoimento enquanto testemunhas à polícia que, entretanto, chegou. A produção do evento posicionou-se solidarizando-se de imediato com as famílias e mais tarde através de um comunicado nas suas redes sociais. Sabemos que isso não é comum, pelo que só podemos esperar que outras organizações se sintam inspiradas a não abafar situações semelhantes que ocorram nas suas instituições.

Portugal | Vem aí o Orçamento do Estado (do poucochinho)

Marco Grieco, diretor de arte | Expresso (curto)

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador

Entre superavits, manifestações de toda a ordem, milhares de milhões vindos da Europa e greves para todos os gostos, eis que chegamos à altura de fazer contas à vida para o próximo ano.

O Governo apresenta na próxima semana o Orçamento do Estado 2024 e o Expresso põe-se de calculadora na mão para o ajudar a entender o que vai mudar – e o que vai ficar na mesma – na matemática das contas públicas.

Numa grande sondagem publicada nesta edição, ficamos a saber que os portugueses consideram que baixar impostos é prioridade, mas não com mais dívida ou menos Estado Social.

No caderno de Economia, desafiámos algumas dezenas de personalidades a dizerem o que colocavam no documento. Banqueiros, bastonários e líderes dizem o que fariam se estivessem no lugar de Fernando Medina por um dia.

E, na próxima edição, o Expresso vai trazer um caderno especial com 16 páginas a esmiuçar todos os números do OE. Que seja, então, daqui a uma semana, uma sexta-feira 13 com notícias de bom agouro...

Caos nas Urgências

Os socialistas inquietam-se com os sinais dados pelo Governo e pressionam ministros a olhar para a insustentável situação do Serviço Nacional de Saúde. No sector, clínicos e dirigentes reclamam equipas exclusivas nas Urgências e sindicato vai exigir modelo já na reunião da próxima semana. Neste fim de semana multiplicam-se os fechos por todo o país.

Evangélicos suspeitos

Diversas igrejas evangélicas estão a ser investigadas por tráfico humano. Pastores suspeitos de trazerem imigrantes para Portugal na mira do lucro fácil. Há um caso com ligações ainda a tráfico de diamantes.

Nobel óbvio

Desta vez, o favorito levou o Nobel. O escritor norueguês Jon Fosse, com uma escrita torrencial, praticamente sem paragens nem pontuação, mas cadenciada, poética e musical, tem uma obra com mais de 40 peças de teatro e 20 romances, além de poesia e ensaio.

E ainda…

. Ex-chairman da TAP admite processar o Estado

Predator Files: Europa vende espionagem de telemóveis a ditaduras

. Voltámos a Lampedusa 10 anos depois da tragédia

Portugal | Apanhado

Henrique Monteiro | HenriCartoon

Angola | SOB O SIGNO “4F” -- Martinho Júnior

Preâmbulos: 1) Reposição de artigo publicado no PG em 14 de Fevereiro de 2023 de autoria de Martinho Júnior, autor que colabora com ediçóes do PG e de outros títulos associados há cerca de 18 anos.

2) Vítor Viegas (Martinho Júnior) é um pensador angolano, grande analista da política doméstica e internacional. Como quase todos os jovens da sua geração lutou na II Guerra de Libertação Nacional (25 de Abril 1974 até 11 de Novembro 1975) e depois nas FAPLA quando começou a Guerra pela Soberania e a Integridade Territorial. Também foi oficial da DISA. Mas naquele tempo, antes de tudo, os jovens eram do MPLA. Hoje Viegas é activista do “Círculo 4 F” uma preciosidade que nos ajuda a compreender a geopolítica mundial sempre com amarração a Angola.  – Artur Queiroz (aqui).

4 DE FEVEREIRO POR AMOR À HUMANIDADE!

Martinho Júnior, Luanda

O conhecimento substantivo que há sobre lógica com sentido de vida em benefício de toda a humanidade só é possível desde logo se o ser consciente de racionalidade dialética, materialista e histórica, mergulhar no estudo até às raízes dos processos produtivos transatlânticos fomentadores de escravatura, de colonialismo e neocolonialismo e assumir por inteiro a luta dos que sendo durante tantos séculos oprimidos, são hoje contribuintes fundamentais para a emergência dos equilíbrios globais a que se aspira e para o respeito tão urgente devido à Mãe Terra!

Não há processo contemporâneo justo algum que assim não tenha de ser, num momento em que com as novas tecnologias se expõe, com cada vez mais evidências, todo o passado próximo e remoto, apesar dos riscos “soft power” das alienações e formatações disseminadas pelo afã dos que persistem dominar de forma hegemónica e unipolar!

Fazer com que África desconheça a trajectória dos afrodescendentes do outro lado do Atlântico a fim de impedir a noção da necessidade de luta de libertação, desconhecer aqueles que foram para levados à força e explorados pela força feitos escravos na América (e no Caribe), faz parte do “soft power” do actual processo dominante, não do “soft power” dos que estão vocacionados para o multi polarismo e multilateralidade!

O relacionamento com os poderes de hoje nos estados que foram colonizadores e pretendem neocolonialismo conforme demonstra seu próprio comportamento, mesmo que dê muitas provas dadas durante muito tempo, responde desde logo mentalmente à opressão que vem de longe, de há mais de 5 séculos a esta parte, algo que os expedientes de poder fazem indelevelmente prevalecer!

No que toca às potências coloniais da Ásia Ocidental tanto pior: há quem propague que está num jardim e os outros estão na selva, justificando a continuação da pirataria, do saque e até do “apartheid” contemporâneo em curso!

Sereia alguma pode iludir o Sul Global, muito menos sereias monárquicas, conforme a última tendência em Angola!

Que relacionamento se pode ter com esses bárbaros?

As três datas 4 de Fevereiro com todos os sentidos e emoções palpitando desde o Sul Global transatlântico, são marcos carregados de evidências, de simbolismos e de ensinamentos: com esses marcos os combatentes da luta de libertação onde quer que seja que ela legítima e dignamente tiver de existir, se podem melhor mobilizar na sua dádiva que tanto tem a ver com amplo amor coerente, consequente e intemporal, como com um exercício saudável de inteligência, enquanto prova de multilateralidade e humanidade.

Esse é o sentido da própria Carta da ONU, que o “hegemon” com suas desesperadas regras tanto teima em subverter!

A luta armada de libertação bebe dessa ética, dessa moral, dessa sabedoria e por isso se distingue da ilegitimidade estupidificante da guerra que é da autoria da barbárie agora com essência de “hegemon” tisnado de nazi! 

Os três 4 de Fevereiro são um alimento para as opções justas do presente e quem não se quiser alimentar desse passado honrando-o, é porque, directa ou indirectamente está absorvido pelos expedientes neocoloniais, tornando a paz vazia de sentido antropológico e histórico!

Há três 4 de Fevereiro que além do mais, são anti imperialistas desde a justeza da aplicação da vontade dos oprimidos contra os opressores, pelo que sua chama se apresenta hoje, na hora decisiva do parto da mudança de paradigma para um mundo multipolar e multilateral, integrando as opções próprias de segurança vital comum que toda a humanidade deve buscar, construir e assumir! 

Os que seguem a doutrina neocolonial, qualquer que ela seja nas suas “nuances” (os propósitos não são variáveis), filiada ou não no engenho e na arte da hegemonia unipolar, são a causa da acumulação de todos os desequilíbrios, tensões, conflitos e guerras e, enquanto bárbaros, demonstram a impraticabilidade de diálogo em busca de consensos, por que subvertem todas as letras da essência da democracia!

Essa justeza do Sul Global é tanto mais veemente quanto o “hegemon” de novo agita o espantalho nazi, fascista e (neo)colonial! 

Angola | Jornalismo e Multas de Trânsito – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Um jovem que começou comigo a dar os primeiros passos no Jornalismo manifestou-me a sua tristeza, porque estou contra os jornalistas que afrontam pessoas com poder. Estou contra a liberdade de imprensa. Nada disso. Passei a vida exercendo o Jornalismo numa lógica de contrapoder. Luto diariamente pela Liberdade de Imprensa. E ninguém imagina quanto já paguei por isso! Ao longo de quase 60 anos de actividade já trabalhei em 37 órgãos de comunicação social porque mandei os patrões à merda. Passei anos trabalhando à peça, sem salário certo. Mas com a Dignidade e a Honra Profissional intocáveis.

A Liberdade de Imprensa é de tal modo importante para o regime democrático que os jornalistas até podem mentir e não serem condenados por isso, desde que estejam reunidas as causas de exclusão do ilícito. A minha notícia é falsa. Mas em boa-fé, reputei as informações como verdadeiras. Cumpri o dever de cuidado, ouvi todas as partes envolvidas. Confirmei e reconfirmei os factos (Teoria das Três Fontes). Mas fui vítima de manipulações concertadas. Claro que ao deixar-me aldrabar ao ponto de publicar uma falsa notícia, tenho de concluir que não tenho condições para continuar a exercer a profissão e o melhor é entregar a carteira profissional. Assim não volto a enganar-me nem enganar os consumidores.

Todas e todos que começaram comigo na profissão sabem isto. Porque lhes expliquei, logo nos primeiros dias, que a Liberdade de Imprensa acaba quando temos à frente uma muralha chamada Direito à Inviolabilidade Pessoal nas suas três projecções (Física, Moral e Vital). Este é o ponto de conflito entre os Direitos de Personalidade e o exercício do Jornalismo. 

O capitalismo que mata começou por se opor aos Direitos de Personalidade. Mas como foi obrigado a aceitá-los, rapidamente arranjou maneira de fazer de nós meros números. Ainda foi pouco. Avançaram com a sociedade do espectáculo e com ela a vitrificação da pessoa humana. Levaram-nos a ir voluntariamente para o matadouro onde nos esfolaram da personalidade e expuseram os nossos jardins secretos. Orwell avançou com o óbvio ululante e teorizou sobre o triunfo dos porcos, como se algum outro animal fosse autorizado a triunfar. Talvez a hiena.

O Jornalismo foi confiscado pelos porcos, as mãos autorizadas pelo Big Brother a espremer uma esponja gigantesca, que absorve toda a informação em circulação nas autoestradas da comunicação. Para nos confundirem, fazem permanentemente bombardeamentos informativos. Entre milhões de fragmentos de informação deixam cair uma ou outra notícia importante, da qual nem nos apercebemos porque é uma espécie de onda que bate contra grandes rochedos e se desfaz em espuma.

Angola | A Pastora Paulina e os Lobos – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A pastora Paulina Chilombo, da Igreja Ministério Jesus Cura Divina Angola, foi detida pelas autoridades por suspeita de burla qualificada. O sistema angolano deu um passo importante no sentido da civilização e a detida vai ser presente ao juiz das garantias, que tomará uma decisão de acordo com a Lei. Nos países em que o Poder Judicial não recebe ordens do chefe porque existe a separação de poderes, todas e todos gozam da presunção de inocência até existir uma sentença transitada em julgado.

A pastora Paulina ainda nas mãos dos agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) foi condenada à morte. Violada selvaticamente. A sua honra esmagada. Rasgada em mil pedaços a sua imagem. Atropelada a sua esfera pessoal. Irremediavelmente condenada na TPA, canal público de televisão. Um carrasco executou a sentença ante as câmaras, exibindo uma arma terrível: A sua carteira profissional. As Câmaras seguiam a condenada até uma viatura da polícia. Depois exibiam um grande plano da vítima e a legenda Burla Qualificada. 

Acusação dos carrascos: A pastora Paulina é enfermeira. A pastora Paulina cobrou dinheiro em troca de pensões da Segurança Social das Forças Armadas Angolanas. E ela encarou a câmara com dignidade e ao mesmo tempo desprezo pelos carrascos que a executavam na praça pública. Era assim no Largo do Pelourinho, em Luanda, há 400 anos. Nesse tempo as vítimas eram executadas pela Inquisição ou os militares da guarnição da Fortaleza de São Miguel. A pastora Paulina foi violada, esmagada, executada pelos serventuários de um Media público.

A pastora Paulina é tão inocente como a mãe do Cabingano Manuel, o chefe da alcateia que a executou na praça pública. A pastora Paulina é tão honrada como a Kieza Silvestre. É tão digna como todas e todos os que recebem o seu salário na TPA.

Enquanto não existir uma sentença transitada em julgado, a pastora Paulina é tão inocente como Carolina Cerqueira, Esperança da Costa, Ana Dias Lourenço, ou qualquer ministra do Executivo. Não acredito que a TPA apresentasse a imagem de uma destas personalidades se chegasse às mãos do Ernesto Bartolomeu um papelito “exclusivo” a dizer que suas excelências andam a vender pensões de reforma. E com uma agravante: São da OMA!

Teixeira Cândido, presidente do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, manifestou a sua solidariedade com o jornalista Carlos Alberto, detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em cumprimento de um mandado de captura emitido pela Procuradoria-Geral da República. Foi detido porque agrediu gravemente no seu portal “A Denúncia”, o magistrado do Ministério Público Mota Liz. Difamou e caluniou. Foi condenado. O Tribunal foi benevolente (não devia ser, mas já lá vou) e suspendeu a pena desde que o agressor pedisse desculpas públicas ao ofendido. Como trabalha às ordens do Miala foi praticamente absolvido. Com as costas quentes, não pediu desculpa. Vai cumprir a pena.

África | França anuncia retirada do Níger “dentro de uma semana”

As tropas francesas começarão a retirar-se do Níger “dentro de uma semana”, na sequência das relações tensas com o regime militar resultante do golpe de Estado de 26 de julho.

As tropas francesas começarão a retirar-se do Níger “dentro de uma semana”, na sequência das relações tensas com o regime militar resultante do golpe de Estado de 26 de julho, indicado hoje (05.10) o Estado-Maior das Forças Armadas.

“Iniciaremos a operação de retirada dentro de uma semana, em boas condições, em segurança e em cooperação com os nigerinos”, revelou fonte do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas à agência AFP.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a 24 de setembro o fim da cooperação militar com o Níger e a saída gradual dos 1.400 soldados franceses presentes no país do Sahel "até ao final do ano", cumprindo assim a vontade das novas autoridades de que retiraram o Presidente Mohamed Bazoum, que denunciou os acordos de defesa que ligam Niamey a Paris.

“Faremos o que está planeado, acontecer de acordo com o planeamento”, assegurou o Estado-Maior francês, enquanto o regime militar do país africano acusou a França de não estar “em condições de abandonar o Níger” e parece um pouco inclinado a deixar que os soldados franceses podem realizar livremente as manobras de retirada.

África | O povo de Níger e a vontade de pôr fim à submissão

Vijay Prashad [*]

Em 1958, o poeta e líder sindical Abdoulaye Mamani, de Zinder (Níger), venceu uma eleição na sua região natal contra Hamani Diori, um dos fundadores do Partido Progressista Nigeriano. Esse resultado eleitoral representou um problema para as autoridades coloniais francesas, que queriam que Diori liderasse o novo Níger. Mamani se candidatou pelo partido de esquerda Sawaba, do Níger, uma das principais forças do movimento de independência contra a França. O Sawaba era o partido dos talakawa, as “pessoas comuns”, ou petit peuple, o partido dos camponeses e dos trabalhadores que queriam que o Níger concretizasse suas esperanças. A palavra sawaba relaciona-se com a palavra do idioma hauçá sawki, que significa ser aliviado ou ser libertado da miséria.

O resultado da eleição acabou sendo anulado, e Mamani decidiu não concorrer novamente porque sabia que a sorte estava lançada contra ele. Diori venceu a reeleição e se tornou o primeiro presidente do Níger em 1960.

O Sawaba foi banido pelas autoridades em 1959, e Mamani se exilou em Gana, Mali e depois na Argélia. “Vamos pôr fim à submissão”, escreveu ele em seu poema Espoir [Esperança]. Mamani voltou para casa após a redemocratização do Níger em 1991. Em 1993, o país realizou sua primeira eleição multipartidária desde 1960. O recém-fundado Sawaba conquistou apenas duas cadeiras. No mesmo ano, Mamani morreu num acidente de carro. A esperança de uma geração que queria se libertar do domínio neocolonial da França sobre o país é expressa na impressionante frase de Mamani “vamos pôr fim à submissão”.

O Níger fica no centro do Sahel africano, ao sul do deserto do Saara. A maioria dos países do Sahel esteve sob o domínio francês por quase um século antes de sair do colonialismo, em 1960, para em seguida cair em uma estrutura neocolonial que, em grande parte, permanece até hoje. Na época em que Mamani voltou da Argélia, Alpha Oumar Konaré, um marxista e ex-líder estudantil, ganhou a presidência do Mali. Assim como o Níger, o Mali estava sobrecarregado com uma dívida criminosa (3 mil milhões de dólares), grande parte dela contraída durante o regime militar. Sessenta por cento das receitas fiscais do Mali eram destinadas ao serviço da dívida, o que significa que Konaré não teve possibilidade de criar uma agenda alternativa. Quando Konaré pediu aos Estados Unidos que ajudassem o Mali com a crise permanente da dívida, George Moose, assistente para assuntos africanos do Ministério de Relações Exteriores dos EUA durante o governo Bill Clinton, respondeu que “a virtude é sua própria recompensa”. Em outras palavras, o Mali teve que pagar a dívida. Konaré deixou o cargo em 2002 desnorteado. Todo o Sahel estava submerso em dívidas impagáveis, enquanto as corporações multinacionais obtinham lucros com suas preciosas matérias-primas.

Toda vez que o povo do Sahel se levanta, é derrubado. Esse foi o destino do presidente de Mali, Modibo Keïta, derrubado e preso até sua morte em 1977, e do grande presidente de Burkina Faso, Thomas Sankara, assassinado em 1987. Essa é a sentença aplicada contra os povos de toda a região. Agora, o Níger está mais uma vez tomando uma direção que não agrada à França e a outros países ocidentais. Eles querem que países africanos vizinhos enviem suas forças armadas para colocar “ordem” no Níger. Para explicar o que está acontecendo neste país e em toda a região do Sahel, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e a Assembleia Internacional dos Povos apresentam o Alerta Vermelho n. 17, Não à intervenção militar contra o Níger, que compõe o restante desta carta semanal e está disponível para download aqui .

Saltando sobre o tubarão do altruísmo – para a guerra étnica

Pode um Ocidente de mentalidade cultural partilhada “imaginar-se” numa guerra cultural total contra os valores da Rússia?

Alastair Crooke* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

“A ordem internacional baseada em regras não corre este perigo desde a década de 1930”escreve o Professor de Relações Exteriores, Walter Russell Mead:

“A ONU deveria ser a jóia da coroa da ordem baseada em regras… mas ultimamente [ela] caiu para novos níveis. Entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, apenas Joe Biden se preocupou em comparecer à Assembleia Geral na semana passada. Emmanuel Macron estava demasiado ocupado… [e] Rishi Sunak foi o primeiro primeiro-ministro [do Reino Unido] numa década a faltar à reunião anual. O Sr. Putin e Xi Jinping da China também abandonaram a reunião da ONU…Houve um tempo em que as pessoas teriam se importado…”.

Se você estivesse assistindo às imagens transmitidas pela Assembleia Geral, quando Zelensky discursava, veria que o auditório estava quase totalmente vazio ou, na melhor das hipóteses, um terço cheio. O Primeiro-Ministro Netanyahu também se dirigiu à Assembleia Geral, tal como o Chanceler Scholtz , que mais uma vez se dirigiu a um pequeno número de anotadores da delegação.

O ponto crucial é que não há excitação . Ninguém na Maioria Global está particularmente interessado em ouvir os líderes ocidentais, com a sua litania de fixações culturais, enquanto os problemas de “Vida” das suas sociedades se transformam em crises reais. “Chato” foi como um comentarista descreveu o discurso ocidental; “a verdadeira emoção está na Ásia”.

Tais comentários reflectem como – para observadores externos – a política ocidental se tornou a sombria tomada de controlo das instituições estatais por burocratas de alto ou médio escalão, com a missão de impor novas normas culturais/morais, com pouca ou nenhuma participação ou protesto em massa. Estes “revolucionários” burocráticos remodelam as antigas instituições estatais para transformar o Estado de cima para baixo, na procura de uma hegemonia cultural semelhante à Gramscia.

Inicialmente, poderão conseguir isto sem violar as leis e constituições do antigo sistema, mas cada vez mais é isso que se faz hoje. Neste ponto desta jornada, o altruísmo está perdido e a lei é usada como arma contra o povo.

O tédio geral – tão visível na AGNU – decorre do fracasso das camadas dominantes em fornecer soluções intencionais, razoáveis ​​ou eficazes, num momento de crise palpável.

Mais lidas da semana