quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Angola | Propaganda e a Comitiva da Dona Vera – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os livros duram milénios salvo se arderem nas fogueiras da História que vão de Alexandria à Jamba. Acabo de perder um livro intitulado “A CIA Contra Angola” escrito por John Stokwell, norte-americano, capitão fuzileiro, oficial da instituição, que cresceu no Congo Belga (República Democrática do Congo). A obra foi traduzida e publicada em Portugal pela Ulmeiro, dirigida pelo meu queridíssimo amigo José Antunes Ribeiro. 

Sim, tive influência na sua publicação. Nessa altura as feridas no meu coração ainda sangravam, agora só doem. Vi nas estradas, picadas, cidades, vilas e aldeias do Norte de Angola milhares de mortos. Alguns tinham nos rostos as marcas do terror. Para nunca mais os esquecermos. O livro tinha que sair num país cujos políticos colaboraram na agressão e nos massacres. 

John Stokwell saiu da CIA porque percebeu que as guerras sujas da organização, a prazo, punham em perigo a segurança dos EUA. Vai acontecer. Estranhamente um dos países mais agredidos, Angola, agora abraça os que mataram milhares de angolanos. Os que fizeram tudo para que Angola em vez de ser um país independente, fosse um protectorado. Tantos mortos, tanta dor, tantos sacrifícios depois, o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) conseguiu, graças ao Presidente João Lourenço e seus sequazes.

Querem saber como actuava John Sotockell? Leiam: “Uma das funções da CIA é colher informação e passá-la para o Presidente da República e os legisladores. Mas existem outras funções. Uma delas é realizar guerras secretas, as operações especiais. Outra função é disseminar propaganda, influenciar as mentes das pessoas. Essa é uma das maiores funções da CIA. Infelizmente, ela confunde-se com a colecta de informação. Contactamos jornalistas e damos-lhes informações verdadeiras, mas eles também nos informam. Depois de estabelecida a relação passamos a dar-lhes notícias falsas. Uma em cada cinco são falsas”.

Outra forma de recrutar jornalistas é “pelas suas vulnerabilidades humanas” e esse é o recrutamento clássico:  “Fazemos desses jornalistas nossos agentes  e assim controlamos melhor o que eles fazem. A esses dizemos para publicarem o material em determinada data. E eles publicam”. John Stockwell revelou que em 1975, ano do pico da guerra da CIA contra Angola, “tínhamos 400 jornalistas nos EUA, incluindo alguns dos maiores nomes do Jornalismo Norte-Americano, introduzindo conscientemente notícias falsas nos Media”.

John Stockwell dá um exemplo: “Na Guerra da Angola, que eu ajudei a gerir, um terço dos meus funcionários só fazia propaganda. Ironicamente, chamamos a isso, operações especiais. Mas  dentro da CIA. Porque fora, essa actividade significa a parte violenta do trabalho. Eu tinha propagandistas em todo o mundo, principalmente em Londres, Paris, Lisboa, Kinshasa e Lusaka. Nós escrevíamos histórias falsas e publicávamos no jornal Zambia Times. Daí enviávamos esse material para jornalistas que constavam da nossa folha de pagamentos na Europa. Eles plantavam essas notícias falsas nos Media”.

Sob os escombros: os desaparecidos em Gaza

Encontrar os 7.000 palestinos que se acredita estarem enterrados sob edifícios desabados está se tornando cada vez mais difícil.

Mohammad Abu Shahma,  Shakeeb Asrar  e  Konstantinos Antonopoulos | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

Todas as manhãs, Yasser Abu Shamala, de 51 anos, vai ao local onde ficava a casa de sua família, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Ele começa a cavar nos escombros com as próprias mãos, levantando pedaços de concreto para tentar encontrar membros de sua família enterrados sob os escombros.

A casa da família de Abu Shamala foi bombardeada pelas forças israelitas em 26 de Outubro, demolindo o edifício e matando os seus pais, irmãos e primos. O ataque matou 22 pessoas e muitas outras ficaram presas sob os escombros.

Os familiares de Abu Shamala estão entre as mais de 7.000 pessoas desaparecidas em Gaza, incluindo 4.900 crianças e mulheres. Acredita-se que os desaparecidos estejam presos sob edifícios bombardeados, segundo autoridades do Hamas em Gaza.

Apesar das múltiplas tentativas falhadas, Abu Shamala recusa-se a desistir e prometeu continuar a procurar os seus familiares e recuperar os seus corpos debaixo das ruínas da casa. Ele espera poder enterrá-los em um cemitério com rituais islâmicos adequados.

Israel lançou milhares de bombas em Gaza desde 7 de outubro, dia em que a guerra começou com os ataques do Hamas ao sul de Israel. Acredita-se que a guerra seja uma das mais destrutivas e fatais dos últimos tempos, tendo matado quase 21 mil pessoas em Gaza e 1.139 em Israel, ferindo quase 55 mil palestinos e pelo menos 8.730 em Israel, e destruindo ou danificando pelo menos 60 por cento da área de Gaza. unidades residenciais.

À medida que a guerra continua, encontrar e resgatar as pessoas presas sob os escombros torna-se cada vez mais difícil.

Da imagem: Palestino em Gaza: 'dói muito ouvir as pessoas vivas embaixodos escombros e não poder fazer nada' - BBC

BLOG DE GAZA: Começam as batalhas no centro de Gaza | Novos massacres na Strip

Resistência Emite Nova Declaração, Vídeos | Soldados Mortos – DIA 83

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil - vídeos no original

Após 83 dias de uma guerra genocida, a batalha está finalmente a chegar ao centro de Gaza – após o fracasso israelita e a retirada parcial no norte de Gaza, e um impasse na sua tentativa de tomar Khan Younis. 

Vários oficiais e soldados israelenses foram mortos em batalhas no centro de Gaza, de acordo com os militares israelenses. Entretanto, a Resistência continua a resistir ao avanço das tropas israelitas em todos os eixos de Gaza. 

O número de mortos entre os palestinos continua a aumentar como resultado de novos massacres em Khan Younis, Deir al-Balah, centro e norte de Gaza. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 21.110 palestinos foram mortos e 55.243 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Quinta-feira, 28 de dezembro, 18h40

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Abatemos um avião de reconhecimento israelense Skylark 2, que estava em uma missão de inteligência inimiga na área de Tal al-Zaatar, no norte da Faixa de Gaza.

HEZBOLLAH: Alvejamos um veículo israelense dentro do quartel Ramot Naftali.

GANTZ: Estamos preparados para a próxima fase da guerra que durará muito tempo.

HEZBOLLAH: Alvejamos soldados inimigos nas proximidades do Quartel Mitat.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos o centro de operações de Israel ao norte de Khan Yunis.

NETANYAHU: Estamos em contato sobre negociações para devolver os detidos de Gaza.

CANAL ISRAELITA 12: O gabinete de guerra está discutindo pela primeira vez a questão do cenário pós-guerra em Gaza.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 17h30

HEZBOLLAH: Alvejamos posições de artilharia em Khirbet Maar.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram no sul de Asqalan (Ashkelon).

TV AL-AQSA: Conflitos entre a Resistência e as forças invasoras israelenses no campo de Bureij, no centro de Gaza.

HEZBOLLAH: Alvejamos o quartel Ramim e conseguimos ataques diretos.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos multidões e veículos inimigos a leste de Khan Yunis.

AL-JAZEERA: Cinco palestinos foram mortos e vários feridos em um bombardeio israelense contra cidadãos que retornavam à cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.

BRIGADAS AL-QASSAM: Destruímos um tanque israelense em Khan Yunis.

Primeiro-ministro libanês: Em uma reunião com o secretário de Relações Exteriores britânico, David Cameron, o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, pediu o fim da agressão israelense contra Gaza e o sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Novos bombardeios de mísseis e artilharia entre o Hezbollah libanês e as forças de ocupação israelenses ao longo da faixa de fronteira.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos uma grande concentração de soldados inimigos israelenses e um quartel-general de comando e controle a sudeste do bairro de Zaytoun com mísseis concentrados e morteiros.

Por que a Batalha Central de Gaza é a mais decisiva? -- análise

Israel tentou e falhou tanto no norte como no sul. Está a tentar desesperadamente mudar o ritmo dos combates para alcançar objectivos políticos.

Ramzy Baroud* | The Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Durante toda a noite e boa parte do dia de quarta-feira, aviões de guerra israelitas bombardearam, sem remorso, a área entre Juhr Al-Dik e Al-Mughraqa. 

Esta série implacável de ataques foi incluída nas manchetes como se fosse parte integrante da selvagem guerra israelita na sitiada Faixa de Gaza. 

Mas a destruição maciça em curso na área entre Juhr Al-Dik – que separa as regiões norte e central de Gaza, e Al-Mughraqa – localizada no extremo norte do centro de Gaza, não é aleatória. 

Vinte dias após o bombardeamento aéreo de Gaza, Israel lançou a sua ofensiva terrestre a partir do norte, e precisamente a partir de áreas que considerava menos defensáveis ​​do ponto de vista da Resistência Palestiniana. Essas áreas incluíam Juhr Al-Dik.

Mas por que Juhr Al-Dik?

Juhr Al-Dik é uma pequena aldeia agrícola, constituída por uma pequena população de apenas alguns milhares, que vive em qualquer terra que Israel não tenha confiscado como parte da sua região de “cinturão de segurança”, que separa Gaza sitiada de Israel.

A distância entre as casas depende em grande parte da propriedade das terras pertencentes a esses agricultores palestinos.

Para além da relativa facilidade com que Israel conseguiu invadir Juhr Al-Dik nos primeiros dias da invasão terrestre, o controlo de Israel sobre a área também tinha um objectivo estratégico: a fome.

Na verdade, as partes orientais da Faixa de Gaza representam o cabaz alimentar de uma população sitiada que depende em grande parte das poucas importações permitidas por Israel, principalmente através da travessia Kerem Ben Salem (Kerem Shalom).

O resto provém da produção agrícola própria de Gaza.

Controlar estas áreas agrícolas significava apertar o laço à volta do pescoço colectivo de uma população em dificuldades e intimidada.

Juhr Al-Dik também serviu outro objectivo estratégico para Israel, pois é, mais ou menos, um ponto de encontro entre o norte e o centro de Gaza.

Na verdade, o comando militar israelita em Gaza estava parcialmente baseado em Juhr Al-Dik, uma vez que a área era considerada a mais segura para a presença militar israelita permanente. 

“Envoltas em segredo”: Empresas que lucram com ataque de Israel a Gaza 2023

American Friends Service Committee | Global Research, December 26, 2023 | # Traduzido em português do Brasil

As empresas aqui listadas forneceram a Israel armas e outro equipamento militar utilizado nos ataques chamados “Espadas de Ferro” contra Gaza, Cisjordânia, Líbano e Síria durante Outubro-Dezembro de 2023.

Desde 7 de Outubro, Israel tem levado a cabo ataques aéreos e terrestres sem precedentes em Gaza, após ataques liderados pelo Hamas contra Israel. Civis palestinianos em Gaza foram mortos a um ritmo histórico e Israel destruiu grandes partes da Faixa de Gaza, tornando-as inabitáveis. Estes ataques foram acompanhados por uma onda de violência israelita contra os palestinianos na Cisjordânia ocupada, por confrontos entre os militares israelitas e grupos armados no Líbano e por ataques aéreos israelitas na Síria.

Pouco depois de 7 de Outubro, o governo dos EUA começou a transferir para Israel enormes quantidades de armas. Entre essas armas, Israel recebeu mais de 15 mil bombas e 50 mil projéteis de artilharia apenas no primeiro mês e meio . Estas transferências foram deliberadamente envoltas em segredo para evitar o escrutínio público e impedir o Congresso de exercer qualquer supervisão significativa.

Algumas destas armas foram compradas com dinheiro dos contribuintes dos EUA através do programa Foreign Military Sales; alguns eram vendas comerciais diretas adquiridas através do próprio orçamento de Israel; e alguns foram reabastecidos com os arsenais militares dos EUA em Israel, que os militares israelitas também podem utilizar . Uma lista de transferências de armas conhecidas dos EUA é mantida pelo Fórum sobre o Comércio de Armas .

A escala da destruição e dos crimes de guerra em Gaza não seria possível sem este fluxo contínuo de armas dos EUA

Apesar dos protestos públicos massivos, a administração Biden tem trabalhado para dar a Israel mais de 14 mil milhões de dólares para comprar mais armas. Isto soma-se aos 3,8 mil milhões de dólares que os EUA já dão anualmente aos militares israelitas. Israel é obrigado a usar esse dinheiro para comprar armas fabricadas nos EUA. Esta é uma forma de bem-estar corporativo para os maiores fabricantes de armas, como Lockheed Martin, RTX, Boeing e General Dynamics, que viram os preços de suas ações dispararem , mas também para empresas que não fazem parte da indústria de armas, como Caterpillar, Ford e Toyota (veja abaixo).

Como organização Quaker com uma longa história de trabalho na Palestina e em Israel , incluindo em Gaza, a AFSC apoia um embargo total de armas a grupos militantes israelitas e palestinos. Esta lista centra-se nas armas utilizadas por Israel porque todos os grupos militantes palestinianos já estão sancionados e não recebem apoio de governos ou empresas ocidentais.

Esta pesquisa depende de fontes de mídia, mídias sociais e outras fontes abertas. Esta página é atualizada regularmente à medida que novas informações surgem. Se você tiver informações que acha que deveríamos acrescentar, ou se você for um pesquisador ou jornalista que precisa de acesso aos dados brutos, entre em contato conosco .

Para obter uma lista mais abrangente de empresas de capital aberto envolvidas na ocupação israelense, acompanhada de nossas recomendações de desinvestimento , consulte nosso banco de dados Investigate .

Empresas

AeroVironment

Fabricante de drones militares com sede em Arlington, Virgínia.

Por volta de 30 de outubro, Israel solicitou a compra de 200 drones AeroVironment Switchblade 600 Kamikaze, um sistema avançado de mísseis de fogo direto que atua como um “drone suicida”.

Para obter mais informações sobre esta empresa (não incluindo estes desenvolvimentos mais recentes), consulte o perfil da nossa empresa no banco de dados Investigate.

AM Geral

Fabricante de veículos militares com sede em South Bend, Indiana. O veículo multifuncional de rodas de alta mobilidade da empresa (HMMWV ou Humvee) tem sido usado pelos militares israelenses em Gaza. A blindagem desses veículos é fabricada pela Plasan (veja abaixo).

Em 5 de Novembro, os militares israelitas alegadamente  usaram Humvees, acompanhados por tanques e outros veículos blindados, para liderar um “comboio de abastecimento” para Gaza. Humvees foram novamente usados  ​​pelos militares israelenses em 8 de novembro para transportar correspondentes da mídia israelense para Gaza.

Em 6 de dezembro, um avião de carga dos EUA entregou  Humvees adicionais a Israel.

Além do Oshkosh (veja abaixo), a AM General também fabrica o Joint Light Tactical Vehicle.

BAE Sistemas

Sétimo maior fabricante de armas do mundo, a empresa britânica BAE Systems fabrica o obuseiro M109, um sistema de artilharia móvel de 155 mm que os militares israelenses têm usado extensivamente , disparando dezenas de milhares de projéteis de 155 mm contra a Faixa de Gaza.

Algumas destas bombas são bombas de fósforo branco , cujo uso é proibido em áreas civis densamente povoadas e constitui potencialmente um crime de guerra.

A BAE também fabrica kits eletrônicos de lançamento de mísseis e outros componentes para os caças israelenses F-15, F-16 e F-35, que a Força Aérea Israelense utilizou extensivamente em todos os seus ataques a Gaza, inclusive em 2023.

Para obter mais informações sobre esta empresa (não incluindo estes desenvolvimentos mais recentes), consulte o perfil da nossa empresa no banco de dados Investigate.

Funeral de comandante iraniano morto por Israel na Síria atrai milhares de pessoas

Milhares de iranianos participaram hoje em Teerão no funeral de um comandante dos Guardas da Revolução morto num ataque israelita na Síria, gritando "morte a Israel e aos Estados Unidos", noticiou a imprensa estatal iraniana.

O brigadeiro-general Razi Moussavi, um dos principais comandantes da Força Qods, o ramo de operações no estrangeiro e unidade de elite dos Guardas da Revolução, o exército ideológico da República Islâmica, foi morto num ataque com mísseis na segunda-feira, a sul de Damasco.

Teerão acusou Israel, que não negou a alegação.

A morte de Moussavi ocorreu em plena guerra na Faixa de Gaza entre Israel, inimigo declarado de Teerão, e o Hamas, o movimento palestiniano apoiado pela "frente de resistência", de que o Irão faz parte.

Hoje de manhã, milhares de pessoas reuniram-se no centro de Teerão, na praça Imam Hussein, gritando "morte a Israel" e "morte aos Estados Unidos".

Alguns exibiam cartazes que mostravam Moussavi numa fotografia ao lado do general Qassem Soleimani, chefe da Força Qods e figura-chave da República Islâmica no Médio Oriente, por sua vez abatido num ataque norte-americano no Iraque no início de 2020.

O líder supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, reuniu-se hoje com a família de Razi Moussavi, a quem apresentou condolências.

No funeral, o chefe dos Guardas da Revolução, Hossein Salami, considerou Moussavi "um dos mais experientes e eficazes comandantes dos Guardas na frente da resistência".

Questionado sobre o ataque que matou Moussavi na Síria, Israel disse que "não comenta notícias de meios de comunicação estrangeiros".

Por seu lado, Damasco escreveu às Nações Unidas e ao seu Conselho de Segurança pedindo-lhes que tomem medidas contra "ações agressivas de Israel" suscetíveis de "inflamar a região", segundo a agência noticiosa oficial síria Sana.

A Síria denunciou "uma violação flagrante da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", acrescentou a Sana.

Israel intensificou os ataques em território sírio desde o início da guerra em Gaza, a 07 de outubro, desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita.

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Israel levou a cabo centenas de ataques aéreos contra o país vizinho, visando sobretudo as forças apoiadas por Teerão, afirmando que pretende evitar que o Irão se instale junto às suas portas.

"A nossa resposta ao assassínio de Moussavi será uma combinação de ações diretas e outras levadas a cabo pela frente de resistência", disse quarta-feira o porta-voz da Guarda Revolucionária, Ramazan Sharif, citado pela agência local Mehr.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: Lusa

Leia em Notícias ao Minuto: 

"Embaixadora não regressará [a Ancara] enquanto Erdogan for presidente"

COMPARANDO OS CASOS DE JULIAN ASSANGE E ALEXEI NAVALNY

Eric Zuesse | South Front | # Traduzido em português do Brasil

O caso Assange envolve legalmente os governos dos EUA, do Reino Unido e da Suécia (bem como o seu país de origem, do qual ele é cidadão, mas que também se lhe opõe: a Austrália), mas, por outro lado, o caso Navalny envolve legalmente  apenas  o governo da Rússia, mas foi assumido por todos os países que estão a tentar conquistar a Rússia (os EUA e os países “aliados”).

JULIAN ASSANGE

Assange é um  fanático superinteligente que trabalha pelo direito do público de saber e, portanto, é odiado por ditaduras em todo o mundo, bem como por corporações e gangsters extremamente poderosos, os quais, no entanto, falharam em todas as suas   tentativas privadas de paralisar a sua organização WikiLeaks, e assim vários governos que são controlados pelos seus inimigos já o prenderam na Grã-Bretanha durante os últimos 11 anos. Ele nunca foi condenado por nada, exceto que  em 2012 foi sentenciado a 50 semanas de prisão por não pagar fiança  (por acusações sexuais contra ele que até mesmo o suposto acusador negou serem verdadeiras). E, no entanto, ele permanece agora em confinamento solitário ( “23 horas por dia trancado nas suas celas” ) numa  prisão britânica supermax , porque o governo dos EUA não irá impedir a sua exigência de que ele seja extraditado para os EUA (e morto aqui - preso por até 175 anos na América - em vez de continuar sem sentença e sem condenação na Grã-Bretanha pelo tempo que for necessário antes de morrer lá). O seu único “crime” foi publicar apenas verdades, especialmente verdades que vão ao fundo da exposição das  constantes mentiras do regime dos EUA . Assim, esta injustiça flagrante e ilegal contra  um herói internacional (praticamente em todo o lado, excepto nos Estados Unidos)  é hoje uma refutação proeminente das mentiras dos EUA e do Reino Unido de que são democracias.

Em 26 de setembro de 2021, o Yahoo News  informou  (baseado em grande parte em  reportagens do  El Pais de Madri  em 5 de janeiro de 2021 ) que a administração Trump se sentiu tão envergonhada por  algumas informações  que haviam sido vazadas pelo WikiLeaked que elaborou planos detalhados para sequestrar Assange na Embaixada do Equador em Londres para “entregá-lo” para possível execução pela América. Os planos, incluindo “reuniões com autoridades ou aprovações assinadas pelo presidente”, foram finalmente interrompidos no Conselho de Segurança Nacional, por serem demasiado arriscados. “As discussões sobre o rapto ou assassinato de Assange ocorreram 'aos mais altos níveis' da administração Trump”, mesmo sem qualquer base legal para julgá-lo nos Estados Unidos. Assim: a Administração Trump preparou então uma acusação contra Assange (para legalizar o seu pedido de extradição), e a acusação foi revelada ou tornada pública no mesmo dia, 11 de Abril de 2019, quando o governo do Equador, subornado pelos EUA, permitiu que o governo do Reino Unido arrastasse Assange para fora em prisão super-max em confinamento solitário no Reino Unido, e isso subsequentemente produziu disputas baseadas em mentiras nos EUA e no Reino Unido sobre como evitar que Assange pudesse novamente chegar ao público, seja continuando seu confinamento solitário, ou então, talvez,  envenenando ele , ou então condená-lo de alguma coisa e depois executá-lo.

Em 4 de Janeiro de 2021, um juiz britânico  rejeitou  o caso da defesa de Assange:

“Rejeito as alegações da defesa relativas à suspensão da extradição [para os EUA] como um abuso do processo deste tribunal.”

Anteriormente,  a sua forma de lidar com o único “julgamento” de Assange , que foi a sua audiência de extradição, foi uma farsa, o que seria de esperar nos tribunais de Hitler, e que deixa claro que os  tribunais do Reino Unido podem ser tão maus como os tribunais nazis .

Contudo, os esforços do regime dos EUA para capturar Assange continuaram. Barack Obama, Donald Trump,  Joe Biden e o esmagadoramente complacente Congresso dos EUA são todos culpados pela perseguição daquele regime ditatorial contra este defensor da verdade; e  a mesma culpa se aplica à liderança no Reino Unido . O regime do Reino Unido tem, ao longo de toda a questão de Assange, defendido  o seu mestre imperial hegemónico, o regime dos EUA . Em 10 de dezembro de 2021, a BBC publicou a faixa  “Julian Assange pode ser extraditado para os EUA, determina o tribunal” . Descaradamente, tanto a América como a Inglaterra  mentem para se referirem a si mesmas  como  sendo democracias . Na verdade,  a América tem a percentagem mais elevada do mundo de residentes em prisões . É o estado policial número 1 do mundo. Será isso porque os americanos são piores do que as pessoas de outros países, ou será porque os cerca de mil indivíduos que controlam colectivamente o governo da nação são, eles próprios, especialmente psicopatas?

A CUMPLICIDADE DA CASA BRANCA COM O NAZISMO REVELA-SE NO SEU APOIO*

Ativistas ucranianos ligados ao governo dos EUA realizam comício pró-nazi no Dia dos Veteranos em frente à Casa Branca

Alexandre Rubinstein* | The GrayZone | # Traduzido em português do Brasil

Uma recente manifestação em frente à Casa Branca com iconografia nazi foi totalmente ignorada pelos mesmos meios de comunicação tradicionais que promovem a narrativa do crescente anti-semitismo. As duas organizações sediadas em DC por trás dos eventos colaboraram com a administração Biden em um evento semelhante em fevereiro passado.

Neste Dia dos Veteranos, em 11 de Novembro, os transeuntes do lado de fora dos portões da Casa Branca foram recebidos com sinais de protesto com Wolfsangels de inspiração nazista e manifestantes realizando saudações fascistas.

Embora a manifestação possa ter passado despercebida pela grande imprensa – ou tenha sido deliberadamente ignorada – a Voz da América (VOA), propriedade do governo dos EUA, forneceu ampla cobertura através da sua sucursal na Ucrânia. Uma fotografia incorporada na história mostra o veterano de guerra ucraniano Roman Kashpur flanqueado pela Casa Branca e realizando uma saudação fascista. Surpreendentemente, a segunda cena da reportagem em vídeo do canal apresenta um Wolfsangel. Os participantes do rali gritavam “traga nossos heróis para casa!” e “Faça a Rússia pagar!”

A VOA (Voz da América) entrevistou a organizadora da manifestação, Nadiya Shaporynska, cujos argumentos pareciam ter vindo da própria embaixada ucraniana: “A nossa principal mensagem hoje é um apelo à libertação dos prisioneiros-defensores de Azovstal. Pedimos agora ajuda aos Estados Unidos para libertá-los o mais rápido possível.”

Shaporynska colaborou diretamente com a administração Biden em iniciativas anteriores. Conforme revelado no The Grayzone, ela e um círculo de ativistas com laços de longa data com milícias neonazistas conseguiram organizar um comício de altos funcionários da administração Biden em fevereiro passado .

Como a precarização devastou a democracia

Cena do documento ‘Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” (2019), de Marcelo Gomes

Novo livro afiança: desencanto político e erosão do trabalho são inseparáveis. Ao criar multidões sem direitos, salários dignos ou força sindical, neoliberalismo alimentou ressentimentos e abriu portas ao fascismo. Nos EUA, sindicalismo reage

Ruy Braga* | Outras Palavras | # Publicado em português do Brasil

Washington e Henry Ford são os símbolos da civilização americana.
E, no geral, esse julgamento instintivo está correto.
C. L. R. James, American Civilization
(Cambridge, Blackwell, 1993)

Desde o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021, tornou-se lugar-comum afirmar que as instituições responsáveis pela regulação da democracia liberal encontram-se sitiadas por vândalos movidos a fake news. Ressalvadas as diferenças, a tentativa de golpe de Estado em Brasília provou dois anos depois que a ameaça autoritária não mais se contenta em desmantelar por dentro a ordem democrática liberal. Lá e cá, enquanto o compromisso da esquerda e da centro-esquerda com o socialismo democrático permaneceu silente, a extrema direita seguiu trombeteando seu desejo de abater o regime político liberal a tiros, pouco importando se de colecionador, atirador desportivo ou caçador.

Imediatamente após o fracasso da intentona bolsonarista, as opiniões se alinharam aos campos aglutinados pela polarização política vigente no momento. Enquanto muitos apontaram para o perigo do fascismo, outros tentaram atenuar a ação golpista evocando o sacrossanto direito à liberdade de expressão. Se os distúrbios em Brasília e em Washington não nos lançaram no abismo autoritário, ainda assim parece claro se tratar de dupla historicamente extraordinária, devendo ser tratada com a devida atenção.

Acompanhando Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, diríamos que, quando as instituições da democracia liberal se mostram vulneráveis a ataques externos, é porque elas já sofrem um acelerado desmanche interno1. Outrora protagonistas da cena política, os partidos carecem de poder para implementar programas que respondam às angústias de seus constituintes. Em diferentes sociedades nacionais, é possível perceber que forças progressistas, a fim de ampliar seu contingente eleitoral, têm avançado sistematicamente rumo ao centro, tentando atrair eleitores conservadores, enquanto enfrentam uma extrema direita cada dia mais racista e reacionária, capaz de amealhar inusual apoio nas classes subalternas[2].

_______________

Esta é a introdução do livro A angústia do precariado – Trabalho e solidariedade no capitalismo racial, de Ruy Braga, publicado pela Editora Boitempo, parceira editorial de Outras Palavras. Quem colabora com nosso jornalismo tem 20% de desconto. Saiba como apoiar

_______________

O resultado dessa crise de hegemonia[3] pode ser observado por toda a América Latina: a consolidação de uma polarização assimétrica, que opõe um progressismo vacilante a seus determinados inimigos da extrema direita. Trata-se de um quadro bem diferente daquele verificado no passado recente. Entre 1998 e 2016, por exemplo, apesar das amarras neoliberais, um ciclo politicamente progressista favoreceu diferentes governos de centro-esquerda na América do Sul4. Empregando alguma “contabilidade criativa” seria possível incluir até mesmo os governos de Barack Obama nessa “onda rosa”[5].

No entanto, após a eleição de Donald Trump, a restauração conservadora tomou conta da região. Momento culminante da nova vaga, a vitória de Jair Bolsonaro em 2018 marcou igualmente seu ponto de inflexão. A partir de então, insurgências plebeias na Bolívia, no Chile, na Colômbia, em Honduras e no Peru impulsionaram vitórias eleitorais de forças progressistas no subcontinente, enquanto governos neoliberais fracassados na Argentina e no México ajudaram a revitalizar projetos centro-esquerdistas nesses países[6].

As vitórias de Joe Biden em 2020 e de Lula da Silva em 2022 sugerem que a “normalidade” política parece estar retornando às maiores democracias liberais do continente. No entanto, as estreitíssimas margens de suas respectivas vitórias anunciam que o fantasma da extrema direita seguirá assombrando as Américas por um bom tempo. No Chile, por exemplo, logo após a vitória de Gabriel Boric na eleição presidencial de 2021, a esmagadora derrota da esquerda no plebiscito constitucional em setembro de 2022 e a vitória em maio de 2023 da extrema direita na votação para o novo conselho constitucional evidenciaram um cenário político volátil e sombrio. Os casos equatoriano e peruano avançam na mesma direção.

Onde ainda se encontram mais ou menos ativos, na Argentina, no Brasil, no México e, em menor medida, nos Estados Unidos, os sindicatos pesam cada dia menos nas decisões estratégicas dos partidos políticos. Outrora considerados as principais forças de ligação entre trabalhadores e lideranças políticas, eles enfrentam no mundo todo taxas de densidade declinantes sem aparentemente contar com um plano alternativo ao habitual apoio a políticos menos hostis às pautas corporativistas. Especializado em representar uma classe trabalhadora fordista em vias de desaparecer, o sindicalismo luta para se reinventar. Porém, sem saber exatamente como.

Não por acaso, o declínio trabalhista em escala global foi acompanhado pelo aumento da desigualdade entre as classes sociais, pelo crescimento da alienação política e pelo fortalecimento do chauvinismo. Ainda assim, com as exceções de Adam Przeworski e de Wolfgang Streeck, a esmagadora maioria dos diagnósticos a respeito da atual crise da democracia liberal desconsidera a importância da devastação das organizações de representação e de luta dos trabalhadores na compreensão da ameaça nacionalista autoritária[7].

Priorizando explicações institucionalistas para a escalada autoritária, essas análises desperdiçam a chance de inserir a ameaça da extrema direita no contexto das implicações socialmente devastadoras sobre as classes subalternas da crise da globalização neoliberal. Consequência previsível dos incessantes ataques ao maior responsável pela democratização das sociedades nacionais, isto é, o movimento organizado dos trabalhadores, a atual crise sociorreprodutiva das classes subalternas deveria estar no centro do debate sobre a crise da democracia. Nem de longe esse é o caso.

'Merkel mente': como a Europa foi enganada sobre os acordos de Minsk

Lucas Leiroz* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Na realidade, os alemães e outros europeus estavam todos, tal como os russos, genuinamente interessados ​​em alcançar uma paz duradoura na Ucrânia.

O actual conflito na Ucrânia é, sem dúvida, um resultado directo do fracasso do chamado “Protocolo de Minsk” – um conjunto de acordos assinados entre as repúblicas separatistas de Donbass e o governo ucraniano, mediados pela Federação Russa e pela União Europeia.

Em vez de pôr fim ou pelo menos “congelar” o conflito, o diálogo diplomático em Minsk teve como maior sucesso apenas uma ligeira diminuição na intensidade das hostilidades. A tarefa de “parar a guerra” nunca foi cumprida, com os confrontos nas regiões de maioria russa a durarem oito anos, até à intervenção de Moscovo em Fevereiro de 2022.

Uma série de questões surgem dessas reflexões. As razões do fracasso diplomático ainda não parecem completamente claras entre a opinião pública. Mas é preciso lembrar que, segundo a ex-primeira-ministra alemã Angela Merkel, nunca houve uma verdadeira “falha” no cumprimento dos objetivos do Protocolo. Para ela, os Acordos sempre tiveram a intenção real de simplesmente “dar tempo” à Ucrânia, permitindo que Kiev se preparasse para o combate contra Moscovo num futuro próximo.

A explicação dada por Merkel, se tomada como verdadeira, na verdade ajuda a compreender as razões da escalada da crise na Ucrânia. Se tudo não passasse de um plano ocidental para treinar e armar Kiev, então teríamos em Minsk uma espécie de “Molotov-Ribbentrop 2.0” – isto é, um pacto com o objectivo, não de alcançar a paz definitiva, mas de aliviar tensões temporariamente e permitir o armamento e a preparação para a guerra de ambos os lados. No entanto, esta não parece ser a opinião de outros responsáveis ​​que participaram no processo diplomático em 2014.

Recentemente tive a oportunidade de trabalhar como correspondente na zona de conflito no Donbass. Durante uma visita à República Popular de Lugansk, falei com vários líderes locais, conseguindo recolher dados valiosos e informações básicas inacessíveis a qualquer cidadão ocidental. Uma dessas reuniões foi com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Lugansk, Vladislav Deinego, com quem tive uma longa e frutuosa conversa sobre questões relacionadas com a geopolítica global e a história recente da região de Donbass.

Um dos pontos mais interessantes da história profissional de Deinego é a sua participação como negociador durante o processo diplomático de Minsk. Como representante das relações exteriores da República separatista, Vladislav esteve envolvido em conversações com o lado ucraniano – mediadas pela Rússia e pela Europa – e, sendo um insider , discorda veementemente da avaliação de Angela Merkel sobre a natureza do acordo.

Feliz ano novo?

Marian Kamensky, Áustria | Cartoon Movement

Então, o que devemos esperar? Bem, mais do mesmo...

Vejo você no ano que vem!

Mais lidas da semana