quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

BLOG DE GAZA: Começam as batalhas no centro de Gaza | Novos massacres na Strip

Resistência Emite Nova Declaração, Vídeos | Soldados Mortos – DIA 83

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil - vídeos no original

Após 83 dias de uma guerra genocida, a batalha está finalmente a chegar ao centro de Gaza – após o fracasso israelita e a retirada parcial no norte de Gaza, e um impasse na sua tentativa de tomar Khan Younis. 

Vários oficiais e soldados israelenses foram mortos em batalhas no centro de Gaza, de acordo com os militares israelenses. Entretanto, a Resistência continua a resistir ao avanço das tropas israelitas em todos os eixos de Gaza. 

O número de mortos entre os palestinos continua a aumentar como resultado de novos massacres em Khan Younis, Deir al-Balah, centro e norte de Gaza. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 21.110 palestinos foram mortos e 55.243 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES:

Quinta-feira, 28 de dezembro, 18h40

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Abatemos um avião de reconhecimento israelense Skylark 2, que estava em uma missão de inteligência inimiga na área de Tal al-Zaatar, no norte da Faixa de Gaza.

HEZBOLLAH: Alvejamos um veículo israelense dentro do quartel Ramot Naftali.

GANTZ: Estamos preparados para a próxima fase da guerra que durará muito tempo.

HEZBOLLAH: Alvejamos soldados inimigos nas proximidades do Quartel Mitat.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos o centro de operações de Israel ao norte de Khan Yunis.

NETANYAHU: Estamos em contato sobre negociações para devolver os detidos de Gaza.

CANAL ISRAELITA 12: O gabinete de guerra está discutindo pela primeira vez a questão do cenário pós-guerra em Gaza.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 17h30

HEZBOLLAH: Alvejamos posições de artilharia em Khirbet Maar.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram no sul de Asqalan (Ashkelon).

TV AL-AQSA: Conflitos entre a Resistência e as forças invasoras israelenses no campo de Bureij, no centro de Gaza.

HEZBOLLAH: Alvejamos o quartel Ramim e conseguimos ataques diretos.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos multidões e veículos inimigos a leste de Khan Yunis.

AL-JAZEERA: Cinco palestinos foram mortos e vários feridos em um bombardeio israelense contra cidadãos que retornavam à cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.

BRIGADAS AL-QASSAM: Destruímos um tanque israelense em Khan Yunis.

Primeiro-ministro libanês: Em uma reunião com o secretário de Relações Exteriores britânico, David Cameron, o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, pediu o fim da agressão israelense contra Gaza e o sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Novos bombardeios de mísseis e artilharia entre o Hezbollah libanês e as forças de ocupação israelenses ao longo da faixa de fronteira.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos uma grande concentração de soldados inimigos israelenses e um quartel-general de comando e controle a sudeste do bairro de Zaytoun com mísseis concentrados e morteiros.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 16h25

HAMAS: As facções da resistência palestiniana concordam com a necessidade de parar a agressão e de retirar as forças de ocupação israelitas da Faixa de Gaza antes de qualquer acordo de troca de prisioneiros.

KAN: O Fórum de Diretores de Hospitais Psiquiátricos convocou uma carta ao controlador estadual para declarar estado de emergência, alertando sobre um aumento no número de casos de doenças mentais e suicídio entre israelenses.

HEZBOLLAH: Nossos combatentes atacaram o local militar israelense Al-Samaqa nas Fazendas Shebaa libanesas ocupadas com armas apropriadas e conseguiram ataques diretos.

AL-JAZEERA: 10 mísseis foram lançados do sul do Líbano em direção a posições israelenses nas proximidades do assentamento Sa`sa, na Alta Galiléia, e 10 outros mísseis foram lançados em direção a Kiryat Shmona.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Destruímos um porta-aviões israelense a leste de Khan Yunis.

THE GUARDIAN: o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão afirma que Berlim está a estudar com parceiros na Europa a possibilidade de realizar uma missão para proteger os navios no Mar Vermelho dos ataques de Ansarallah.

AL-JAZEERA: 12 mísseis foram disparados do sul do Líbano em direção a locais militares israelenses nas colinas ocupadas de Kafr Shuba.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 15h45

AL-JAZEERA: Um ataque com mísseis israelense teve como alvo um grupo de cidadãos na entrada da cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, deixando vários mortos e feridos.

DEFESA CIVIL DE GAZA: As nossas capacidades foram prejudicadas pela guerra e precisamos de apoio.

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos 5 tanques Merkava a leste de Khan Yunis.

AL-JAZEERA: Um bombardeio israelense teve como alvo a cidade de Aita al-Shaab, no setor central do sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Três palestinos foram mortos e vários feridos devido ao bombardeio israelense nos campos de Bureij e Nuseirat.

FM IRANIANA: “Washington enviou mensagens a Teerã de que não quer expandir a guerra israelense em Gaza, e nossa resposta foi que 'não somos nós que estamos expandindo isso, mas vocês são.'”

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 21.320 palestinos foram mortos e 55.603 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

EXÉRCITO ISRAELITA: Interceptamos um drone que tentava cruzar do Líbano.

FM ISRAELITA: Não há como devolver o nosso embaixador à Turquia enquanto Recep Tayyip Erdogan for o seu presidente.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 14h20

MÍDIA ISRAELITA: Milhares de israelenses participaram de uma marcha em direção à sede do governo em Jerusalém para exigir a libertação dos prisioneiros detidos em Gaza, em meio a crescentes críticas internas à forma como o governo israelense lida com o arquivo dos prisioneiros.

AL-JAZEERA: As defesas aéreas israelenses interceptaram dois mísseis no céu da antiga cidade de Akko, lançados do sul do Líbano, em meio ao som de explosões.

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: A Força Aérea Israelense lançou um ataque preventivo no sul do Líbano e teve como alvo a infraestrutura do Hezbollah, embora o partido ainda não tenha comentado ou respondido ao bombardeio.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Alvejamos um tanque israelense a leste do campo de Bureij.

EXÉRCITO ISRAELITA: Nove soldados ficaram feridos nas batalhas na Faixa de Gaza durante as últimas 24 horas.

AL-JAZEERA: O contínuo bombardeio israelense contra Khan Yunis no sul da Faixa de Gaza desde a manhã resultou na morte de 17 palestinos, incluindo cinco crianças.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 13h

ESCRITÓRIO DE MÍDIA DO GOVERNO DE GAZA: O número de jornalistas mártires na Faixa de Gaza aumentou para 105 mártires, depois que dois jornalistas foram martirizados hoje em um bombardeio israelense na Cidade de Gaza.

AL-JAZEERA: Equipes de ambulâncias recuperaram os corpos de dois palestinos sob os escombros na área de Al-Sika, no centro de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, após um bombardeio israelense que atingiu a área.

AL-JAZEERA: Equipes de ambulâncias recuperaram os corpos de dois palestinos sob os escombros na área de Al-Sika, no centro de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, após um bombardeio israelense que atingiu a área.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS LIBANESA: Israel renovou o bombardeio de áreas no sul do Líbano.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Nossos combatentes atacaram um tanque israelense com um dispositivo de atordoamento a leste do campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza, em meio à intensificação de confrontos na área.

UNRWA: A ordem de evacuação israelense para o centro de Gaza causa deslocamento forçado. Mais de 150 mil pessoas, incluindo crianças, mulheres, deficientes e idosos, não têm para onde ir.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 12h

JIHAD ISLÂMICA: A intensificação dos massacres da ocupação em Gaza não compensará as suas perdas

BRIGADAS DE AL-QUDS: Alvejamos dois veículos militares israelenses com dois projéteis de RPG no eixo Al-Tuffah, a leste da Cidade de Gaza, em meio a facções de resistência palestina envolvidas em confrontos ferozes no eixo Al-Tuffah.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: Pelo menos 50 palestinos foram mortos no bombardeio israelense esta manhã contra casas de cidadãos em Beit Lahia, no norte da Faixa, Al-Maghazi no centro, e Khan Yunis no sul.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Alvejamos, com um ataque com mísseis, a base americana no campo de gás Conico em Deir ez-Zor, na Síria.

EX-OFICIAL ISRAELITA: O American Wall Street Journal citou o ex-conselheiro de Segurança Nacional israelense Yaakov Amidror dizendo que o Hamas agora tem confiança para rejeitar qualquer acordo que não lhe garanta a vitória.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 11h

BRIGADAS AL-QASSAM: Nossos combatentes atacaram sete veículos israelenses com projéteis Al-Yassin 105 e cargas estroboscópicas nas áreas de Al-Tuffah e Al-Daraj na Cidade de Gaza.

AL-JAZEERA: Pelo menos 30 palestinos foram mortos no bombardeio de uma praça residencial no projeto Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, enquanto os bombardeios da artilharia israelense se intensificavam no norte da Faixa de Gaza.

WSJ: Um ataque israelense ao campo de Jabaliya matou dezenas de civis para atingir um líder do Hamas. A investigação confirmou que Israel decidiu não avisar os civis na área sobre um ataque iminente por medo de dar tempo aos membros do Hamas para evacuarem.

AL-JAZEERA: Enormes explosões foram ouvidas nos subúrbios ao norte da Cidade de Gaza, em meio a contínuos bombardeios de artilharia israelense no norte e no centro da Faixa.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 10h

AL-JAZEERA: Dois palestinos foram mortos e feridos depois que as forças de ocupação bombardearam uma casa no projeto Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza.

PM ESPANHOL: O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, apelou a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, sublinhando que Gaza vive numa situação trágica.

AL-JAZEERA: Um palestino foi morto e outros ficaram feridos em um bombardeio israelense no bairro Al-Wafiya em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: 12 palestinos foram mortos e outros 12 ficaram feridos em um bombardeio israelense que atingiu uma casa perto do Hospital Al-Amal em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

FM IRANIANA: Israel não alcançará os seus objectivos na guerra na Faixa de Gaza de eliminar o Hamas, desarmá-lo, prender o líder do movimento, Yahya Sinwar, ou libertar os prisioneiros.

OFICIAL ISRAELITA (para AP): As autoridades israelenses não percebem a gravidade do elevado número de feridos do exército.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: Oito palestinos foram mortos e outros ficaram feridos em um bombardeio israelense que teve como alvo o Hospital Al-Amal, afiliado ao PRCS.

FONTE MÉDICA PALESTINA: 17 palestinos foram mortos no bombardeio israelense no centro de Gaza na noite passada.

FM RUSSA: O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, enfatizou a necessidade de quebrar o ciclo vicioso de violência que gerações de palestinos têm sofrido e apelou ao fim da injustiça contra eles.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 09h00

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos um trator israelense com um míssil Al-Yassin 105 no campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza.

GUARDA REVOLUCIONÁRIA IRANIANA: A operação Al-Aqsa Flood foi uma operação completamente palestina e foi realizada pelos próprios palestinos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS LIBANESA: Mais de 75% da população das cidades do sul do Líbano foram deslocadas para outros lugares após a continuação e intensificação dos ataques israelenses nos últimos dois dias.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 08h00

PORTA-VOZ DO PM ISRAELITA: A França está pronta para nos ajudar a restaurar a segurança nas fronteiras libanesas.

ONU: O subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, alertou – através da plataforma X – sobre a rápida propagação de doenças infecciosas em abrigos na Faixa de Gaza, sublinhando que os hospitais na Faixa mal funcionam.

Quinta-feira, 28 de dezembro, 06h30

EXÉRCITO ISRAELITA: Três militares – dois oficiais e um soldado – foram mortos em batalhas no centro da Faixa de Gaza.

Palestine Chronicle

Sem comentários:

Mais lidas da semana