sexta-feira, 5 de abril de 2024

Portugal | Os 12 trabalhos de Montenegro

Marco Grieco, diretor de arte | Expresso (curto)

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.

O mitológico herói grego Hércules – ou Héracles – é a personagem histórica de uma série de episódios arcaicos ligados entre si por uma narrativa contínua, relativa a uma penitência que teria de cumprir.

Talvez com uma empreitada um pouco menos penosa, mas nem por isso leve, o Governo de Montenegro assume os lemes de Portugal numa altura em que são precisos esforços hercúleos para voltar a por o país nos trilhos.

Há mais de 2500 anos, foi preciso estrangular o Leão da Nemeia, capturar a Corça de Cerineia ou limpar em apenas um dia os imundos currais do rei Augias, entre outras barbaridades. Em perspetiva, os desafios políticos, sociais e económicos que se avizinham até podem parecer insignificantes.

Mas se Hércules teve pouca ou nenhuma ajuda na sua empreitada, Luís Montenegro vai precisar escolher muito bem os seus parceiros para esta jornada minoritária, que promete ser épica.

XXIV Governo Constitucional de Portugal

. Grandes medidas do Governo serão apresentadas em cima das europeias

. Centeno não é opção para o Banco de Portugal

. Tribunal de Contas, PGR, Lusa e RTP na lista de nomeações

. Marcelo quer rever estatutos dos militares e afasta SMO

. Autor do antigo ‘logo’ do Governo alvo de ameaças de morte

Esquerda teme pela eutanásia e pelas barrigas de aluguer

Em nome do pai

No relatório final sobre o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no SNS com caríssimo medicamento inovador, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde revela que a relutância de Belém em enviar a documentação sobre o caso “condicionou a direção da instrução”. Nuno Rebelo de Sousa, filho de Marcelo, terá pressionado a equipa do Presidente e o ex-secretário de Estado, Lacerda Sales.

Da morte faz-se vida

Sete mulheres foram já submetidas a um total de 19 tratamentos de fertilidade utilizando esperma de dadores mortos. Segundo o que o Expresso apurou, só duas destas mulheres estão a ser tratadas no Serviço Nacional de Saúde, encontrando-se as restantes a fazer os seus tratamentos no sector privado.

E ainda…

Operação Maestro. MP travou buscas da PJ a secretário de Estado

. Genocídio no Ruanda, uma ferida ainda aberta, 30 anos depois

. Sporting-Benfica: os números que marcam o – eventual – dérbi do título

Insustentável peso da Segurança Social

Peritos querem alterar as regras de atualização das pensões para que deixem de depender do crescimento económico e passem a variar em função da evolução do crescimento dos salários ou da relação entre receitas e despesas contributivas em cada ano. Conheça as propostas do “Livro Verde para a Sustentabilidade da Segurança Social”.

Elétricos a perder gás

Começou por ser uma espécie de ‘febre’ pela novidade. Agora, os consumidores já fazem contas antes de comprar. Investigadores e analistas financeiros confirmam o arrefecimento do entusiasmo pelos carros elétricos. As vendas da Tesla estão em queda e já há construtoras a reequacionar as estratégias para a mobilidade elétrica.

Governo paga mais caro

Renováveis baixaram custo grossista da eletricidade no primeiro trimestre, favorecendo quem tem preço indexado. A prática ainda dominante no Estado de contratar eletricidade com preços fixos está a impedir as entidades públicas de tirar partido deste “desconto” potencial de 25%.

E ainda…

. O que se passa com as contas da SAD do FCPorto?

Construir casa pode ser uma opção para contornar a falta de oferta

. Dicas. Como estimular ambientes de trabalho felizes

Chores por mim, Argentina

Javier Milei venceu as eleições com uma receita infalível: atacar os poderosos, denunciar a corrupção e acabar com o dinheiro mal gasto. No próximo dia 10, o “candidato antissistema” completa quatro meses de Governo sem ter ainda nenhuma lei aprovada mas a prometer que, desta vez, o esforço vale a pena. Os argentinos tentam resistir à maior inflação do mundo e a um empobrecimento veloz, abraçados a uma “recessão com esperança”.

Líbano minado

Décadas de guerra deixaram o Líbano inundado de minas e outros explosivos por detonar. O processo de limpeza, feito passo a passo, é lento e penoso. Com a crise económica aumentou o número de acidentes com civis, e o conflito no sul do país acrescenta anos de trabalho a cada dia que passa. O Expresso foi ver como se faz a desminagem no Líbano à beira de uma nova guerra.

Sonho português ganha asas

Em mais de 120 anos de aeronáutica, o Lus 222 pretende estrear-se como o primeiro avião desenhado e construído em Portugal. Não é especialmente sofisticado nem vem de uma marca sonante, mas possivelmente chega onde outros não chegam. Viagem de sonho ou manobra perigosa para a indústria nacional? Só em 2027 se saberá.

E ainda…

. Entrevista a António Pinho Vargas, um dos maiores compositores portugueses

. Fisga. Há quase um século ligados a um ecrã

Beyoncé, a rainha dos impossíveis, chega ao oitavo disco

A todos um ótimo fim de semana.

LER O EXPRESSO 

Sem comentários:

Mais lidas da semana