Artur Queiroz*, Luanda
Hoje tudo bem amanhã sai maka. Grandes conflitos! O Presidente João Lourenço afirmou em Dalas, Texas, que “o continente africano conta muito com esta nova parceria com os EUA para o financiamento e construção das infra-estruturas necessárias para o seu desenvolvimento”. O Níger está em total desacordo. Mali igualmente. Burkina Faso nem se fala. República Centro Africana passa. Gabão nem pensar. Hoje vi a foto de família no final da Cimeira Empresarial EUA-África. Contei 19 cabeças. Nove eram da casa. Dez africanos. África tem 55 países (incluo a República Árabe Saharaui Democrática). Angola está ao nível da Libéria.
Hoje tudo bem amanhã sai maka grossa. Grandes conflitos! Angola e os EUA assinaram em Dalas, Texas, acordos de financiamento para o desenvolvimento do Corredor do Lobito, o principal beneficiário da Parceria Global de Investimento e Infra-estrutura (PGI), no valor de 1,2 mil milhões de dólares!
Os documentos foram assinados pela ministra das Finanças, Vera Daves, e pela presidente do Banco de Exportação e Importação dos EUA (EXIM Bank), Reta-Jo Lewis. O kumbu vai para o Corredor do Lobito, projecto privado recentemente alargado ao inefável Valdomiro Minoru Dondo que entrou no capital social da Mota-Engil Angola. Em nome da transparência, Dona Vera Daves devia explicar se o dinheiro anunciado vai ser investido em infra-estruturas no território angolano, ou nos países vizinhos que de becos vão passar a ter um corredor para o mar. Pergunta inquietante: O Estado paga tudo, até as obras na Zâmbia e na República Democrática do Congo? Expliquem enquanto é tempo.
No final da Cimeira Empresarial EUA-África (o que estavam lá a fazer Chefes de Estado)?) Neil Breslin, presidente da Câmara de Comércio Angola-Estados Unidos da América, foi “entrevistado” na TPA por Ernesto Bartolomeu. Publicidade e tempo de antena no espaço noticioso é ilegal!
Como é Neil carrijduro? Estás fixe? Ernesto estou na maior mêmano. Frikikiki! Memo fixe!
O Neil vendeu peixe podre o Ernesto facturou e está tudo bem. Amanhã vai dar makas mundiais.
Hoje tudo bem amanhã sai maka. A Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos (CIVICOP) entregou à família, as ossadas do general Fernando Dinis Sambimbi (Begin), que morreu no dia 10 de Dezembro de 1999, no município do Cuemba, Bié. O brigadeiro Eliote Ekolelo, da UNITA, esteve presente na cerimónia e disse que “Begin era um amigo, colega, um general de excelência, exemplar e carismático, que merece esta homenagem”.Eliote explicou também que “o falecido fazia parte da segurança pessoal de Jonas Savimbi e dirigia outros generais. Ele faleceu por doença, eu próprio o enterrei”. Ouvi dez vezes a declaração do senhor brigadeiro. Faleceu por doença. Faleceu por doença. A tal CIVICOP trata de vítimas dos conflitos políticos. Malária, infecções respiratórias e diarreias matam que se fartam. As famílias das vítimas só têm que bater à porta do chefe Miala e ele paga o óbito, desde os comes e bebes ao caixão. Todos são vítimas de conflitos políticos. A TPA apresentou o chefão com uma criança ao colo, neta do general Begin. Alguém explique ao patrão das secretas que trabalho infantil fica mal. Grande maka!
Hoje tudo bem amanhã sai maka. Angola ignorou o Dia da Vitória. Não sei o que pensam milhares de combatentes (político-militares) que participaram na Luta Armada de Libertação Nacional e sabem que, sem o apoio da União Soviética (hoje Federação Russa) nada seria possível. Não sei o que pensam milhares de militares, sobretudo oficiais superiores e generais que apuraram as técnicas nas academias soviéticas. Eles sabem que a Guerra pela Soberania Nacional e a Integridade Territorial só teve um desfecho vitorioso graças ao apoio da União Soviética. Até sabem que cidadãos soviéticos derramaram seu sangue em defesa da República Popular de Angola.
A União Soviética enfrentou vitoriosamente os nazis, os racistas e os fascistas entre 1939 e 1945. As hordas de Hitler mataram 27 milhões de soviéticos, mais de metade do total das mortes na II Guerra Mundial. Deste número 17 milhões eram civis. Mais de seis milhões de soviéticos foram assassinados nos campos de concentração nazis. Este número inclui 1,2 milhões de crianças. Soviéticos, ciganos e judeus foram vítimas de genocídio. Holocausto. Só judeus foram exterminados seis milhões. Hoje os nazis de Telavive imitam os torcionários e exterminadores do III Reich. Já mataram na Faixa de Gaza 15.000 crianças,35,000 civis indefesos, 145 jornalistas. Mais de 80.000 feridos graves.
Hoje tudo bem amanhã sai maka grossa. Grandes conflitos. Álvaro Sobrinho, antigo presidente do Banco Espírito Santo Angola BESA), disse à CNN Portugal que está a ser vítima de racismo e colonialismo pela justiça portuguesa. Muito grave. Nunca esquecer que até uma sentença transitada em julgado, Álvaro Sobrinho é inocente e sportinguista. Nazismo, fascismo, racismo e colonialismo continuam à solta pelo mundo. Em Portugal igualmente.
Hoje tudo bem amanhã sai maka mundial. O advogado João Gourgel apresentou uma queixa-crime contra Dona Eduarda Rodrigues, directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos. Ela anda a recuperar o que pertence a outros, há muito tempo! Ordens superiores. Neste caso, além de comer uma fracção que pertence ao causídico espoliado, também é acusada de evaporar documentos. Kikatulu kia kima kia mukuetu!
Dona Eduarda quer expulsar as empresas AAA do quinto andar do edifício sede! No próximo dia 16 de Maio Dona Vera Daves vai vender em leilão hotéis que pertencem à empresa AAA Activos. Quando a Justiça acordar do sono profundo em que mergulhou vai ficar como? O empresário Carlos São Vicente além de espoliado, esbulhado, esmifrado, também está a ser vítima de racismo em Portugal e Angola. Os que hoje aplaudem ou olham para o lado, com indiferença, um dia vão perceber que na injustiça e na arbitrariedade, no abuso de poder, todos somos vítimas. Todos perdemos. Todos sofremos danos irreparáveis.
Quem fica indiferente ao esmagamento da liberdade, dos direitos fundamentais, dos direitos humanos, tarde ou cedo vai sentir esse pesadelo. O “Caso dos 500 Milhões” está resolvido. Mas os arguidos continuam a ser perseguidos. Continuam sem liberdade. Continuam a ser castigados pelo soba grande e o chefe Miala. Quousque tandem abutere JLO patientia nostra? Até quando os abusos vão continuar? Tarda entre nós o Dia da Vitória.
* Jornalista
Sem comentários:
Enviar um comentário