quinta-feira, 16 de maio de 2024

Navio ilegal das Filipinas em Ren'ai Jiao que pode ‘causar danos irreversíveis à vida marinha’

Exclusivo: as imagens mais recentes mostram ferrugem severa no navio de guerra ilegalmente encalhado das Filipinas em Ren'ai Jiao; navio pode ‘causar danos irreversíveis à vida marinha’

Por Fan Wei, Hu Yuwei e Zhang Yuying | Global Times | # Traduzido em português do Brasil

O casco e as instalações internas do navio de guerra filipino ilegalmente encalhado em Ren'ai Jiao (também conhecido como Ren'ai Reef) estão gravemente corroídos, mostrou um conjunto de imagens obtidas exclusivamente pelo Global Times da Guarda Costeira da China (CCG) recentemente .

Especialistas alertaram que o navio de guerra encalhado ilegalmente pode causar danos irreversíveis e contínuos à vida marinha no Mar do Sul da China.

Desde 2023, as Filipinas têm agido de má-fé e fornecido secretamente materiais de construção ao navio de guerra encalhado através de vários meios. Os repetidos suplementos das Filipinas expuseram plenamente a sua intenção de violar descaradamente a sua promessa de rebocar o navio de guerra e a sua tentativa de ocupar ilegalmente o Ren'ai Jiao da China com intenções maliciosas.

As imagens exclusivas obtidas pelo Global Times do CCG mostram que o casco do navio de guerra encalhado ilegalmente apresenta danos e vazamentos, com grande quantidade de tinta descascando do casco e muita água enferrujada e corroída fluindo diretamente para o mar. O navio inteiro quase se tornou uma pilha de sucata enferrujada, com vários itens pessoais e lixo colocados casualmente no convés descoberto. 

Militares filipinos pescam no recife raso de Ren'ai Jiao. Uma das imagens mostra um militar filipino no navio de guerra encalhado e é suspeito de urinar na lagoa de Ren'ai Jiao.

O navio de guerra ilegalmente encalhado parece, na verdade, não ser mais adequado para habitação e vida humana.


Vários videoclipes capturados no início deste ano mostram que militares filipinos no navio de guerra encalhado não apenas despejaram águas residuais diretamente no mar, mas também se reuniram no convés de proa para queimar lixo. As ações do pessoal militar filipino contrastaram fortemente com os céus azuis imaculados e as águas limpas perto de Ren'ai Jiao, mostrando a destruição do ambiente marinho.

Enfrentando um navio de guerra tão dilapidado, as autoridades filipinas violaram repetidamente as suas promessas. Em vez de rebocar o navio militar ilegalmente encalhado, tentaram realizar reparações e reforços em grande escala. O transporte foi reforçado desde o ano passado.

Um profissional anônimo disse ao Global Times que, desde 2023, as Filipinas invadiram repetidamente ilegalmente o Ren'ai Jiao da China e realizaram atividades ilegais de reabastecimento para o navio de guerra. Além das provocações maliciosas, a razão por detrás disto é que o navio de guerra está gravemente danificado e as Filipinas precisam de reabastecer materiais de construção para repará-lo e reforçá-lo, a fim de manter a sua presença ilegal em Ren'ai Jiao, na China. 

“Mas sempre a intenção de reabastecer secretamente materiais de construção é exposta pelo CCG, que o impede resolutamente”, disse o profissional.

Yang Xiao, vice-diretor do Instituto de Estudos de Estratégia Marítima dos Institutos de Relações Internacionais Contemporâneas da China, disse ao Global Times que devido ao fato de o navio de guerra estar encalhado há quase 25 anos, a disseminação da pintura do casco do navio, a dissolução de a ferrugem do metal do casco, a descarga da combustão de combustíveis fósseis e os resíduos domésticos a bordo do navio são despejados há muito tempo nos recifes e nas águas ao redor do Ren 'ai Jiao.

Estas toxinas continuam a espalhar-se pelos pontos de encalhe dos navios ilegalmente encalhados, causando danos irreversíveis e contínuos à vida marinha circundante. Isto não só causa a morte de animais marinhos, como peixes e camarões, mas também causa danos cumulativos às plantas aquáticas marinhas. Além disso, através da cadeia alimentar, representa efeitos adversos significativos no ecossistema marinho do Mar do Sul da China e, por extensão, na humanidade, disse Yang. 

Para navios em constante movimento no mar, a pintura e a poluição do navio podem ser continuamente diluídas pela água do mar. No entanto, se ficar atracado ou encalhado em pontos fixos por um longo período, a poluição será difícil de ser diluída pela água do mar devido à falta de movimento da água, resultando em um gradiente de toxinas centrado no navio de guerra, observou Yang.

"Entre eles, os poluentes proeminentes incluem óxido de mercúrio, organoestanho [TBT] e compostos de cobre. Há pesquisas científicas suficientes para mostrar que essas toxinas podem causar poluição patogênica irreversível à vida marinha. Mais importante ainda, com o enriquecimento da cadeia alimentar, estes poluentes podem entrar no círculo de vida humana", disse Yang.  

Yang afirmou ainda que o governo filipino, com o propósito sinistro de roubar território de outros países, encalhou deliberadamente um navio militar dilapidado nos belos recifes do Mar da China Meridional e não cumpriu a sua promessa de removê-lo durante 25 anos. 

Além disso, as Filipinas são incapazes e não querem levar a cabo a protecção ambiental e o controlo da poluição no navio de guerra, levando a que uma grande quantidade de poluentes naturais e produzidos pelo homem sejam directamente descarregados nos recifes e águas circundantes, o que é extremamente irresponsável e incivilizado, Yang disse.

Imagens: Guarda costeira chinesa - mais imagens em Global Times 

Sem comentários:

Mais lidas da semana