A Coreia do Norte não é a prova da teoria do “socialismo num só país”, mas sim da necessidade de uma revolução permanente, acredita Eduardo Vasco.
Eduardo Vasco* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil
Apesar das contradições no desenvolvimento da revolução e do Estado Operário Coreano, os norte-coreanos demonstraram inúmeras vezes, ao longo da segunda metade do século XX, a validade da teoria da revolução permanente.
Enquanto a burocracia soviética aprofundava a política fracassada do “socialismo num só país” com a doutrina da “coexistência pacífica” com o imperialismo e o contínuo boicote à revolução mundial, os norte-coreanos pregavam uma luta aberta para abolir o sistema imperialista, começando pela dominação do seu próprio país pela burguesia vassala.
Participaram na Conferência Tricontinental que, em 1966, em Havana, fundou a Organização de Solidariedade com os Povos da Ásia, África e América Latina (OSPAAAL) com o objectivo de expandir a revolução a todo o globo. Os países atrasados, cujos movimentos revolucionários tinham maior independência da burocracia soviética (ao contrário da Europa) foram encorajados a pegar em armas para travar a luta pela libertação nacional, pela revolução democrática e pelo socialismo.
Num artigo para a Revista Tricontinental, Kim Il Sung expressa tal política que se opõe completamente aos ditames de Moscovo, afirmando:
É um erro tentar evitar a luta contra o imperialismo alegando que, embora a independência e a revolução sejam boas, a paz é mais preciosa. Não é um facto real que a linha de um compromisso sem princípios com o imperialismo apenas encoraja as suas manobras agressivas e aumenta o perigo de guerra? Uma paz que leva à submissão escrava não é paz. A verdadeira paz não pode ser alcançada se não lutarmos contra aqueles que a perturbam e se não destruirmos o domínio dos opressores, opondo-nos a esta paz escravista. Da mesma forma que nos opomos à linha de compromisso com o imperialismo, não podemos admitir o medo de lutar contra o imperialismo com acções práticas, limitando-nos apenas a proclamar em voz alta que somos contra o imperialismo. Isto nada mais é do que o oposto da linha de compromisso. Ambas não têm qualquer semelhança com a verdadeira luta anti-imperialista e servem apenas como uma ajuda à política de agressão e guerra do imperialismo. (Fortaleçamos a luta antiimperialista e antiianque, 12 de agosto de 1967)
O líder norte-coreano também escreve, no mesmo artigo:
A luta anti-imperialista e anticolonialista dos povos da Ásia, África e América Latina é uma luta sagrada pela libertação de centenas de milhões de seres humanos oprimidos e explorados e, ao mesmo tempo, uma grande luta que visa isolar esta tábua de salvação do imperialismo mundial. Esta luta constitui, juntamente com a luta revolucionária da classe trabalhadora pelo socialismo, as duas grandes forças revolucionárias do nosso tempo, que se uniram para formar uma corrente única que sepulta o imperialismo. (Idem)
Ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970, os norte-coreanos procuraram colocar este pensamento em prática, proporcionando treino militar e enviando tropas e armas para revolucionários em vários países atrasados, incluindo Angola, Moçambique e Brasil. Este apoio foi muito maior do que o da burocracia soviética, que não se preocupava com a revolução, mas sim em controlar os governos resultantes destas revoluções para que estes, em vez de aprofundarem o processo revolucionário, servissem como satélites para servir os interesses políticos e económicos. da URSS.
Contrariamente à teoria estalinista dos campos, os norte-coreanos compreenderam que a luta de classes a nível global não se sintetiza na luta do “campo socialista” contra o “campo capitalista”, mas sim na luta dos povos oprimidos contra o imperialismo .
A luta contra o imperialismo dentro da Coreia, até hoje, também é travada seguindo estes mesmos princípios. Corretamente, as exigências da Coreia do Norte para a reunificação com o Sul baseiam-se nas necessidades da revolução nacional-democrática, uma vez que, apesar de ter estabelecido a ditadura do proletariado no Norte, o Sul continua a ser controlado pelo imperialismo e por uma ditadura contra os trabalhadores. aula. Portanto, a luta pela libertação nacional continua em curso, a qual, em essência, tem um carácter nacional-democrático no Sul.
Aprendendo com a sua própria experiência da revolução nacional-democrática e da guerra anti-imperialista, os norte-coreanos chegaram à conclusão eternizada nas palavras de Che Guevara: “Não se pode confiar no imperialismo, mas é isso, nada!” Por outro lado, décadas de luta contra tendências erróneas no seu próprio país, desde a fundação da UDI em oposição ao partido comunista estalinista, passando pela revolução de libertação nacional que contradizia a política de conciliação com o imperialismo da burocracia soviética e que atingiu durante a Guerra da Coreia Guerra em que não receberam o apoio necessário da URSS, os norte-coreanos aprenderam que era necessário manter a independência política em relação à camarilha stalinista.
Chegaram mesmo a criticar abertamente a burocracia soviética, denunciando-a por boicotar a revolução mundial, como nesta declaração de Kim Jong Il:
A causa socialista de um povo é nacional e, ao mesmo tempo, internacional. O partido comunista ou os trabalhadores de cada nação têm o direito de defender a sua independência e, ao mesmo tempo, a obrigação de respeitar a dos partidos de outros Estados, e de se unir e colaborar com base na camaradagem para a causa da vitória socialista. (Lições históricas da construção do socialismo e da linha geral do nosso Partido, 3 de janeiro de 1992)
Ainda neste discurso, Kim Jong Il faz uma crítica contundente à fraude dos partidos comunistas do Leste Europeu pela burocracia soviética:
Há muito que existe um centro no movimento comunista internacional e o partido de cada país funciona como seu braço. O natural teria sido que os partidos dos países socialistas cooperassem com base na plena igualdade e independência, mas alguns, por não se terem libertado dos costumes contraídos no meio das suas antigas relações, durante o tempo do regime comunista Internacional, causou grandes danos ao avanço do movimento comunista internacional. Um deles, autodenominando-se o 'centro', cometeu descaradamente actos de transmissão de ordens a outros e de pressão e intervenção nos assuntos internos daqueles que não seguiram a sua linha errada. (Idem)
Certamente, o facto de ter sido realizado independentemente do estalinismo e de ter mantido esta independência é uma das causas da permanência do Estado Operário Norte-Coreano, mesmo depois da queda da URSS e dos regimes da Europa de Leste e da restauração capitalista. Na ásia. Talvez o maior mérito de Kim Il Sung, falecido em 1994, tenha sido levar a revolução adiante no exato momento em que ela era boicotada pela burocracia stalinista em todo o mundo.
Ao contrário do que os Estalinistas podem pensar, a Coreia do Norte não é uma prova da teoria do “socialismo num só país”, mas sim da necessidade de uma revolução permanente. O socialismo, como forma superior de organização da sociedade e como sistema político e económico, só poderá ser plenamente alcançado quando o sistema imperialista for superado. Num mundo controlado pelo imperialismo, onde todas as relações sociais são dominadas ou pelo menos influenciadas por este regime, não é possível alcançar a independência completa, como o próprio exemplo norte-coreano demonstra. O isolamento pós-URSS com o cruel bloqueio económico imperialista produziu mais de uma década de fome para milhões de coreanos e ainda hoje, quando esta situação está mais bem controlada, o país ainda sofre de inúmeras dificuldades causadas por sanções económicas e constantes ameaças militares.
Além disso, o domínio semicolonial do imperialismo sobre a Coreia do Sul impediu a revolução nacional-democrática do povo coreano. Só terminará com a libertação da Coreia do Sul e a reunificação de toda a península, independentemente do imperialismo.
* Eduardo Vasco é um jornalista brasileiro especializado em política internacional.
Do autor em SCF:
A Guerra da Coreia e os erros do governo soviético
Libertação da Coreia: Da revolução democrática à revolução socialista
A ideia Juche e o significado da independência para a revolução coreana
A teoria da revolução permanente e os precedentes da revolução coreana
Sem comentários:
Enviar um comentário