sábado, 7 de dezembro de 2024

Nandi Eleita Castigo à Vista -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Netumbo Nandi-Ndaitwah  foi eleita Presidente da Namíbia. Partiu os vidros da discriminação e mostrou ao mundo que no Triângulo do Tumpo os angolanos libertaram mesmo África e o Mundo. Até ao dia 20 de Março de 1990 era o Sudoeste Africano dos alemães. O território ilegalmente ocupado pelo regime racista de Pretória. Apenas 24 anos depois da Independência Nacional uma mulher é eleita para a Presidência da República. Vai sentar-se na cadeira de Sam Nujoma. O Presidente da República, João Lourenço, felicitou a Presidente Nandi. 

Grande maka! Vai ser castigado porque na sua mensagem de felicitações diz que a vitória “é o reflexo da confiança que o povo namibiano depositou no programa e nas propostas apresentadas, tendentes à promoção do desenvolvimento económico e à criação de bases sólidas para a construção de uma Namíbia próspera e bem-sucedida”.

Netumbo Nandi-Ndaitwah, dirigente da SWAPO, foi eleita com 57,31 dos votos. Vitória esmagadora. O Presidente Nangolo Mbumba também vai ser castigado pelo Corredor do Lobito porque fez esta declaração:  “O povo da Namíbia falou. Os namibianos escreveram um novo capítulo na história da democracia constitucional ao eleger a primeira mulher Presidente da República da Namíbia, sua excelência Dra. Netumbo Nandi-Ndaitwah. Em nome do povo e do Governo da República da Namíbia, felicito a Dra. Nandi-Ndaitwah pela sua brilhante e histórica vitória”. Está lixado!

A Presidente Nandi também foi para a lista negra do Corredor do Lobito. Leiam o que afirmou na sua primeira declaração pública depois de divulgados os resultados oficiais: “Sou a primeira a reconhecer que a minha eleição ao cargo mais alto do país rompeu, sem dúvidas, o tecto de vidro para as mulheres da Namíbia”. Onde se foi meter! Tem o Corredor do Lobito à perna.

As agências noticiosas do Corredor do Lobito já puseram a circular que “as eleições para a Presidência da República e Legislativas “foram marcadas por inúmeros problemas”. Isto em linguagem dos donos do Corredor do Lobito quer dizer “fraude eleitoral”.  

Os arautos do Corredor do Lobito também dizem que a SWAPO está no poder desde a independência em 1990, portanto há 24 anos. A Oposição, apoiada pelo Corredor do Lobito, anunciou que não reconhece os resultados das eleições. Fraude! Ainda não chegaram aos crimes de Venâncio Mondlane em Moçambique mas pode acontecer que o Supremo Tribunal do Corredor do Lobito declare as eleições nulas, por ingerência dos russos. Foi assim que aconteceu na Roménia.

A Presidente Nandi está lixada. A SWAPO também. O partido que lutou de armas na mão (com o apoio das Gloriosas FAPLA) pela Independência Nacional teve o desplante de eleger 51 dos 96 deputados! Uma maioria absoluta! O Corredor do Lobito vai tomar medidas activas. O chefe Miala não brinca em serviço. E os sul-africanos que se cuidem! Isso do BRICS tem de acabar. É contrário aos interesses do estado terrorista mais perigoso do mundo.

As agências noticiosas do Corredor do Lobito dizem que a SWAPO está em queda livre por causa da corrupção e dos problemas económicos. O Corredor do Lobito já está a abrir o caminho para o Presidente João Lourenço avançar no combate à corrupção. Vai tudo preso e depois avança a recuperação de activos. Leva na bagagem a Dona Vera Daves para resolver a maka económica. O seu mais importante feito nos últimos tempos foi cortar os salários aos professores da província de Benguela. 

Até hoje os professores não viram a cor do dinheiro, que deviam receber no final de Novembro! Política de sucesso. O estado terrorista mais perigoso do mundo está atento ao petróleo da Namíbia e ao hidrogénio exportado para a Alemanha. 

Aí é que está. O Corredor do Lobito está fraco porque se desmoronou o Eixo Franco-Alemão. Está mesmo fraco. Os governos de Berlim e Paris não se aguentam. Caem fragorosamente. Só lhes resta mandar tropas para a Ucrânia. 

Uma curiosidade: Politólogos, peritos em relações internacionais, comentadores encartados e outra fauna exótica até hoje nada disseram nos grandes Media sobre o eixo partido da França e Alemanha. A União Europeia está sem motor e sem eixo. 

O Corredor do Lobito está a correr mesmo. Os comboios já apitam nos portos do Índico. Paulo Lukamba Gato escreveu um texto comovente sobre o Corredor do Lobito, aquele que vai até ao Luau há mais de 100 anos. Uma das missões da UNITA ao serviço do estado terrorista mais perigoso do mundo e dos racistas de Pretória foi partir tudo, ao logo do canal ferroviário. Partiram pontes. Incendiaram estações. Dinamitaram carris. Paulo Lukamba Gato tem saudades dos bons velhos tempos de terrorista! Este ainda vai a secretário do Presidente João Lourenço para os assuntos históricos.

Em Portugal perderam a cabeça. Mário Soares, bom branco, se estivesse vivo fazia 100 anos. Foi homenageado na Assembleia da República e o presidente do parlamento propôs que fosse instalado um busto don pai da democracia à portuguesa na Sala do Senado. Loucura! O seu parceiro Cónego Melo tem uma estátua em Braga. O chefe dos chefes fica apenas com um busto? Grandes sacanas. Está tudo nas mãos do partido Chega. Nem no tempo do fascismo existia tanto fascista!

O parceiro de Mário Soares, Frank Carlucci, misto de chefe da CIA e embaixador dos EUA em Lisboa, lutou muito para a rede bombista ter êxito. Este nem estátua nem busto. Ingratos. 

Mário Soares foi meu professor na Universidade de Vincennes. Tivemos discussões muito interessantes nas aulas do Departamento de Português, dirigido pelo Professor João da Silva Terra. Associo-me à homenagem no centenário do seu nascimento. 

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana