domingo, 15 de dezembro de 2024

SÍRIA: A MORTE DE UMA CIVILIZAÇÃO

A Síria era um padrão de civilização imperfeito, mas incontestavelmente bem-sucedido, escreve Stephen Karganovic.

Stephen Karganovic* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Pepe Escobar estava certo quando afirmou que a queda da Síria significou a “morte de uma nação”. É prematuro cantar um réquiem para aquela terra maravilhosa e seu povo intrigante, não apenas suas virtudes, mas também suas falhas tendo sido devidamente levadas em conta? E deveríamos fazê-lo tão cedo, enquanto a bandeira negra dos últimos conquistadores da Síria, combinando com a escuridão de suas circunstâncias atuais, tremula sobre ela, tendo acabado de ser hasteada em sua capital? O tempo dirá, mas observadores respeitáveis ​​parecem ser parciais precisamente para uma conclusão tão sombria.

Pode-se argumentar que a tragédia da Síria pode ser ainda maior em escopo do que Pepe afirma. A Síria certamente nunca foi uma “nação” no sentido convencional, significando a homogeneidade de etnia, fé e propósito moral compartilhados. Na verdade, era em grande parte o oposto. Historicamente, no entanto, a Síria era uma entidade e talvez até uma ideia muito mais elevada do que uma mera homogeneidade. Era um conceito de convívio, não do tipo simples e fácil, fundado em semelhanças, mas do tipo verdadeiramente desafiador e infinitamente mais complicado. A Síria ao longo dos tempos foi um cadinho cultural precário, mas em grande parte sustentável e funcional, consistindo em uma combinação de componentes díspares lançados inexplicavelmente juntos pelos caprichos do destino. No entanto, surpreendentemente, e ao contrário de praticamente todas as lições de interação humana ensinadas e aprendidas em outros lugares, a Síria era uma combinação impossível que, em grande parte, funcionava razoavelmente bem. Essa colcha de retalhos de elementos manifestamente incompatíveis, de diversas crenças, etnias frequentemente incongruentes e identidades reais ou imaginárias, à toa e provavelmente mais por tentativa e erro do que por design, desenvolveu um  modus vivendi único , uma fórmula para coexistência prática da qual o mundo tem muito a aprender. Em vez de assistir preguiçosamente enquanto bárbaros bizarros armados com marretas a esmagam em pedacinhos, talvez devêssemos ter reagido, contrários se necessário aos princípios da lógica geopolítica, para preservar esta terra antiga e tesouro cultural da contaminação e devastação. Não podemos fazer melhor agora do que estudar para nosso próprio lucro e edificação aquele notável mecanismo historicamente condicionado que a Síria costumava ser, para emular seu espírito e aplicar seus princípios sempre que praticável.

Eu argumentaria, sem idealizar, que a agora aparentemente extinta Síria, em vez de ser meramente uma nação cuja morte é apropriado lamentar, como Pepe corretamente faz, conceitualmente era muito mais do que a soma de suas partes constituintes. A Síria era um  padrão de civilização imperfeito, mas incontestavelmente bem-sucedido , pelo menos na perspectiva daqueles que nas relações humanas se esforçam por uma aparência de paz, cooperação e harmonia .  Se esse padrão pode ou não ser reconstituído é uma questão para a qual uma resposta pronta não está à mão.

Dito isso, podemos pular a análise de como o trágico e inesperado  Untergang da Síria  aconteceu, esse tópico sendo competentemente exposto por outros comentaristas. Há, no entanto, um aspecto dos eventos atuais que precisa ser particularmente destacado.

Essa é a dimensão humana do horror. Sob o pretexto de se opor aos excessos de uma ditadura, uma combinação de países que pretendem ocupar o alto nível moral nos assuntos mundiais (a alusão é ao Ocidente coletivo e seus lacaios, é claro) travaram uma implacável guerra por procuração de atrito e extinção, não contra o "regime" sírio, como eles desdenhosamente se referiam ao governo legítimo daquele país, mas contra o povo da Síria  em massa , independentemente de sua afiliação particular. O objetivo era oprimi-los e destruir sua herança comum para torná-los desamparados e obedientes aos mestres globalistas e seus colaboradores regionais, determinados a impor seus esquemas vorazes na forma de oleodutos, recomposição territorial ou quaisquer objetivos corruptos e egoístas que eles possam ter estabelecido. Nessa operação nefasta, o povo sírio, e até mesmo os  próprios condottieri jihadistas  , a milícia de capangas treinados e equipados para destruir a tranquilidade e devastar os bens materiais e culturais daquela terra infeliz, são todos dispensáveis.

Relatos abundam de carnificina assustadora,  implacável e indiferente à identidade étnica ou religiosa  das vítimas, que já começou e está reivindicando uma multidão de vidas inocentes. Para personalizar o horror, uma vítima notável pode ser citada, o  metropolita ortodoxo Ephraim (Maalouli) de Aleppo , a primeira grande cidade síria capturada por terroristas estrangeiros armados e dirigidos. O metropolita Ephraim agora está desaparecido e é, com toda a probabilidade, um prisioneiro da gangue jihadista HTS, cujo histórico criminal do líder, em antecipação à sua ascensão ao poder, foi recentemente  reformado e normalizado em uma entrevista à CNN . A gangue anunciou publicamente sua intenção de cortar a barba e as orelhas do metropolita e decapitá-lo.

O Metropolita Ephraim não é a única vítima da nova dispensação, trazida pelos estrategistas geopolíticos depravados do Ocidente coletivo e seus instrumentos e aliados locais. Relatos confiáveis ​​dizem que “milhares estavam sendo deslocados, com fechamentos de estradas e campos de refugiados aumentando. Outros [cristãos, yazidis e membros de outros grupos minoritários] estavam presos em suas casas.” David Curry, presidente da Global Christian Relief, com bons contatos dentro da Síria, declarou que  no norte da Síria  “terroristas apoiados pela Turquia continuam a lutar por território e a perpetrar atos hediondos de violência contra comunidades religiosas curdas e yazidis.”

Tanto para a melhoria palpável ansiosamente esperada na situação dos “direitos humanos”. Um réquiem talvez fosse adequado.

* Presidente do Projeto Histórico de Srebrenica

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